Novo animal de estimação dos japoneses é… uma lesma-do-mar parecida com um coelho!

Originária do Oceano Índico, a espécie Jorunna parva, que pode ter várias cores, está também a fazer furor nas Filipinas. Nas últimas semanas, nas redes sociais locais não se fala de outra coisa

Quando pensamos em mascotes, por cá, a primeira coisa que nos vem à cabeça são sobretudo cães, gatos, pássaros, peixes de aquário ou até reptéis mas, no Japão e nas Filipinas, o animal que mais faz atualmente furor é uma lesma-do-mar parecida com um coelho. Originária do Oceano Índico e presença habitual nas águas do Pacífico, a espécie Jorunna parva é, nos dias que correm, uma das mais procuradas. Nas últimas semanas, as redes sociais locais foram invadidas por fotografias destes animais.

Além do aspeto fofo que dá vontade de apertar, como o dos coelhos, mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, esta espécie exibe o que muitos apelidam de orelhas. Parecidas com as dos coelhos, são, na realidade, rinóforos, um órgão sensorial que funciona simultaneamente como orientadores de olfato e de paladar e que ajudam estes animais a detetar partículas químicas habitualmente presentes no fundo dos oceanos. Não ultrapassam, em média, os dois centímetros.

Os brancos e os amarelos são os mais comuns mas também existem alguns brancos com pontos escuros e até uma variedade, mais rara, que adquire um tom mais azulado. «Já pensou no que aconteceria se um coelho acasalasse com uma lesma do mar? O resultado deveria ser muito parecido com isto», escreveu mesmo, no dia 15 de julho de 2015, Ameena Schelling, uma das colaboradoras do site The Dodo, que reúne uma comunidade de apaixonados por animais.

Texto: Luis Batista Gonçalves com imagens de Sunsetlog.sblo.jp e Nissiesphotoalbums.web.fc2.com

artigo do parceiro:

Comentários