Kim Kardashian sofre de psoríase

Patologia foi revelada durante um reality show

A famosa socialite norte-americana Kim Kardashian descobriu que sofre de psoríase. A doença começou a manifestar-se na mesma idade em que surgiu à sua mãe, por volta dos 30 anos.

As manchas vermelhas começaram a surgir nas pernas da estrela e depois a espalharam-se pelo corpo todo. Este é mais um exemplo que demonstra que a psoríase não é uma doença contagiosa e que pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade.

«A psoríase aparece em alturas de maior stress, por isso é importante gerir os fatores causadores, o que pode ser difícil nos casos das pessoas de maior popularidade. Este caso que foi agora revelado é mais um passo importante para continuar na luta para acabar com o preconceito que os doentes de psoríase sofrem», acredita Vítor Baião, presidente da direção da PSOPortugal. A psoríase é uma doença autoimune que se manifesta no maior órgão humano, a pele. Não sendo contagiosa, é crónica e pode surgir em qualquer idade.

O seu aspeto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afetam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Em Portugal esta doença afeta mais de 250 mil pessoas. Em todo o mundo, estima-se que cerca de 125 milhões sofram desta doença.

11 de agosto de 2011

artigo do parceiro:

Comentários