1. Sempre que está sozinho tem o telemóvel na mão?
É quase como um mecanismo de defesa. A verdade é que prefere estar a pesquisar alguma coisa no telefone ou fingir que está a escrever uma mensagem, do que estar sozinho.

2. Fica nervoso quando a bateria está abaixo dos 20%?
Nesta fase de certeza que já começa a procurar uma ficha para colocar o seu carregador e pensa que não pode entrar em certas aplicações para não gastar a bateria totalmente. A verdade é que não conseguirá ter o seu telemóvel sem bateria.

3. Preferia perder a sua carteira ao seu telefone?
Por muito trabalho que dê, os cartões de identificação, crédito ou débito podem sempre ser substituídos, já o seu telefone...

4. Acorda durante a noite e a primeira coisa que agarra é o seu telemóvel?
Pode ser apenas para ver as horas, mas o mais provável é que acabe por ver as notificações das aplicações, mensagens ou emails e quando dá por si está agarrado ao telemóvel e já não consegue voltar a adormecer.

5. A primeira coisa que faz quando acorda é ver o Facebook ou o Instagram?
Toca o despertador e ainda na cama fica uns minutos a pesquisar as novidades do dia nas redes sociais, ainda antes de tomar banho.

6. Nunca tem espaço suficiente?
Quando está a tirar fotografias ou a filmar, guardar músicas, mensagens ou aplicações, a mensagem “sem espaço na memória do telefone” está constantemente presente.

7. Mesmo que não tenha notificações vê o seu telefone de 20 em 20 minutos?
É muito provável que dê por si a olhar para o telefone e a entrar nalgumas aplicações, mesmo que não tenha notificações.

8. Quando os seus amigos organizam um jantar sem telemóveis não vai?
É comum em jantares de amigos deixarem-se os telemóveis de lado, mas se pensa duas vezes entre ir ou não porque não consegue viver sem o seu telefone está mesmo viciado. A verdade é que não consegue ter uma refeição sem o seu telemóvel ao lado dos talheres, mesmo que nem olhe para ele, ele tem que estar ali.

9. Anda com o telemóvel para todo o lado?
Seja para ir à casa de banho, na mesa do seu trabalho ou na bancada da cozinha quando está a fazer o jantar?

10. Fica em pânico quando não encontra o teu telemóvel?
Se não se lembrar de onde o deixou, ou não o encontra na mala começa a ficar em pânico? A verdade é que não se consegue afastar do seu telefone, nem que seja para o deixar a carregar na sala ao lado.