A tecnologia vai continuar a moldar as (novas) formas de relacionamento entre as pessoas e a gerar novas oportunidades de negócio mas, paradoxalmente, empurrará mais famílias para o desemprego. Os analistas vão estar atentos às pesquisas que fazemos para, em função da nossa geolocalização, nos bombardearem com produtos e serviços, nem sempre desejados, numa altura em que o regresso às origens volta a ser o desejo de muitos.

De acordo com os autores do relatório «Blowback to the Future: The Trends That Will Shape 2017» da Havas, que apresenta 17 tendências surpreendentes que vão marcar o mundo em 2017, a guerra ao açúcar e à carne vermelha vai intensificar-se, a bicicleta continuará a ganhar terreno e, na saúde, no emprego e na esfera social, também se adivinham mudanças interessantes.

«Muitas das tendências que integram o relatório deste ano são uma resposta às consequências inesperadas de acontecimentos importantes como o Brexit e a eleição [presidencial] norte-americana», refere Marian Salzman, diretora-geral e relações públicas da empresa na América do Norte. «As pessoas não estão a reagir às coisas calmamente pelo que 2017 se afigura um ano cheio de danos colaterais», acrescenta.

Texto: Luis Batista Gonçalves