Segundo a Harvard Business Review, um empregador detém-se, em média, apenas sete segundos a analisar um currículo. Se este não for claro nem apresentar nada que lhe salte à vista nessa curta fração de tempo, é imediatamente descartado. Num contexto altamente competitivo como o atual, não há, por isso, qualquer margem para erros. Implemente estas regras e ganhe uma vantagem competitiva que pode ser decisiva.

1. Deve ser o mais claro e objetivo possível e, obviamente, não ter erros ortográficos.

2. Há vários formatos de currículo mas o europeu é consensual.

3. A experiência profissional deve evidenciar o trajeto profissional, partindo da atual ou da última experiência para as anteriores.

4. Evidencie sempre de forma clara a formação académica, as formações complementares, bem como o conhecimento de línguas estrangeiras.

5. O currículo deve ser acompanhado de um resumo muito objetivo sobre o que o motiva a concorrer a determinada função. Há muitos empregadores que o valorizam.

6. A inclusão de fotografia não é obrigatória, com exceção de algumas atividades que o exigem. No entanto, recomenda-se que anexe uma, preferencialmente sóbria e profissional. Fotografias tiradas durante as férias, em saídas noturnas com familiares e amigos e em casamentos e batizados não são adequadas.

7. Coloque os hobbies que ache importantes para a função que se está a candidatar. Por exemplo, se tiver praticado um desporto de alta competição, refira isso, sobretudo, se se candidatar a uma função de gestão ou a um posto de trabalho mais comercial.