Não diga isto aos seus colegas de trabalho

Pela boca morre o peixe e o que hoje pode ser uma confidência, amanhã pode virar-se contra si. Saiba o que não deve referir aos seus colegas de trabalho.

"Isso é impossível" - Em vez de desistir de um projeto inteiramente, sugira formas alternativas para obter o resultado esperado. Há muito poucas coisas que são realmente impossíveis e a maioria dos gerentes e executivos querem solucionadores de problemas, que tenham visão de futuro para subir na carreira. Que tal olhar para as dificuldades como desafios, e não como obstáculos?

Passam-se horas com eles e os vínculos são inevitáveis, principalmente quando há uma grande empatia. Não obstante, falar sobre si mesmo é algo que pode ajudar a singrar na vida profissional e a manter um clima saudável e aceitável. No entanto, deve estar atento à sua credibilidade e imagem dentro da empresa e ter a inteligência emocional suficiente para saber o que deve ou não partilhar, para assim não transpor a barreira do que é pessoal e profissional.

Mudança de emprego
A questão quando se lida com os outros, na grande maioria das vezes, é não se saber ao certo como vão reagir face a determinada situação ou informação, isto é, aquilo que se pode 'dar como dado adquirido' pode não acontecer. Caso refira que vai sair antes do tempo os outros podem reagir de forma diferente: achar que a partir desse momento você é uma perda de tempo, que não é digno de companhia porque afinal de contas quer sair, entre outros. Já para não falar que em duas semanas, por exemplo, muita coisa pode mudar inclusive a sua ida para o outro emprego. Tenha a sua situação o mais certa possível antes de espalhar a informação da sua saída pelos outros.

Crença política
Se às vezes no grupo de amigos a conversa pode azedar imagine no seu local de trabalho... As discórdias de opiniões podem facilmente prejudicar uma imagem positiva, pelo que é preferível escutar de forma neutra, não julgar e, se tiver que dar opinião, faça-o de forma calma e não se alongue.

Histórias juvenis e sexuais
Loucuras de adolescência, tais como bebedeiras e outros, podem dar azo a que os outros pensam que você não amadureceu. Pense em celebridades e no trabalho árduo que as equipas de relações públicas têm para 'limpar' o nome delas quando há alguma notícia sórdida sendo que, você não irá ter esse apoio. Não obstante, a sua vida sexual pode interferir com a sua reputação no sentido em que, podem haver colegas a sentirem-se ofendidos ou melindrados com determinados comentários. O mesmo se passa com a vida alheia, podendo torná-lo em alguém pouco confiável e até invasivo.

Comentários