As frases que todos os maus chefes dizem

Tal como o comportamento, as palavras também denunciam um comportamento correto ou incorreto por parte de um líder.

O corpo humano tem vários mecanismos de defesa e por vezes faz algumas estranhas para se proteger. Descubra algumas:

Possivelmente, ao longo da sua vida profissional, já se deparou com um chefe autoritário, um pouco egocêntrico, talvez injusto e que prefira 'sacudir a água do capote'. Líderes assim dificilmente motivam os seus colaboradores e fazem fluir boas ideias. Exemplo disso são equipas que praticamente colapsam quando o seu responsável está de férias, por exemplo, revelando uma gestão pobre naquilo que é o delegar tarefas ou criar uma cultura empresarial que promova a responsabilidade, mas o que um mau chefe 'vê ao espelho' e ao qual irá argumentar é “Nada nesta empresa funciona sem mim!”. Veja aqui alguns exemplos de freses caraterísticas de um mau chefe:

“A culpa não é minha! Se fosse como eu quero, tudo seria diferente.”
Preferem culpar os outros e nunca assumem a responsabilidade criando uma cultura tóxica à sua volta. Um chefe deverá sempre explicar à sua equipa as suas decisões e assumir as suas escolhas, mesmo que os colaboradores não estejam de acordo irão de certeza respeitar.

“Tens sorte em ter um emprego.”
Chavão próprio da situação económica do país, mas que não deve prevalecer. O que se pretende é funcionários motivados e não melindrados.

“Sempre se fez assim e correu bem!”
É alguém que dificilmente sai da sua zona de conforto e é reticente à mudança. Um bom líder quer evoluir, estar em constante aprendizagem e aproveitar novas oportunidades.

"Não preciso de ajuda!"
Todas as pessoas necessitam de ajuda. Se ele não a solicita tem graves problemas em delegar tarefas, o que pode significar que não tem confiança na equipa ou não acredita no potencial da mesma.

"Não tenho tempo."
Quando abordados por algum colaborador que precisa de ajuda, por exemplo, argumentam desta forma. Ora, um dos objetivos de um líder é tornar a sua equipa coesa e ajudar na resolução de problemas logo, deve disponibilizar-se para tal.

Comentários