Cuidados a ter com o crédito online

O crédito é uma ótima ferramenta para a gestão das finanças familiares. Pode também ser uma ferramenta perigosa e trazer graves problemas financeiros. O que irá marcar a diferença será a utilização que fazemos desta potencialidade.

Costumamos recorrer ao crédito em situações de aperto financeiro, sendo certo que nestas situações é costume aceitarmos as primeiras propostas para a solução do nosso problema (tipicamente as mais caras). Nestas situações costumam surgir perigos e riscos que temos de acautelar para que o pedido de crédito seja uma experiência positiva.

Avaliação rigorosa de necessidades:

O primeiro passo num pedido de crédito consiste numa avaliação rigorosa das necessidades da família e da sua situação financeira. Pode acontecer que estejamos a procurar um crédito existindo outras alternativas para solucionar o problema. Podemos estar a pedir um crédito que terá uma prestação demasiado elevada para o orçamento da família. Ou simplesmente podemos estar a pedir um crédito para comprar uma coisa de que não precisamos. Nunca peça um crédito sem uma avaliação rigorosa.

Pesquisa de alternativas:

Depois de definir que precisa mesmo de um financiamento, deverá procurar diferentes propostas junto do sistema financeiro. Comece por procurar o crédito pessoal no seu banco, depois nas restantes instituições da banca tradicional e outras instituições financeiras de crédito. Existem também consultoras financeiras especializadas na procura das melhores alternativas para o seu caso específico, poupando-lhe tempo e dinheiro no processo. Mas tenha atenção ao ponto seguinte.

Nunca pague comissões de dossier ou de avaliação:

Existem diversas consultoras financeiras que cobram um valor pelo estudo do processo de crédito, prometendo a pré-aprovação do processo na hora. Neste contexto, saiba que apenas as instituições financeiras têm a capacidade de pré-aprovar o seu processo. O trabalho das consultoras é o de preparar o seu processo para aumentar a probabilidade de aprovação. Tenha em atenção que a taxa de aprovação irá rondar os 5% na melhor das hipóteses. Assim, ao pagar a comissão de dossier saiba que provavelmente irá perder o seu dinheiro e não terá o seu crédito.

Leia mais na página seguinte

Comentários