Crie o seu emprego perfeito

As cinco áreas em que deve apostar para valorizar a sua situação profissional

O bem-estar no trabalho nasce, segundo a Academia Americana de Psicologia, de uma série de condições consideradas essenciais.

Se as suas chefias não as criam, dê o primeiro passo no sentido de melhorar o seu ambiente laboral, adaptando-o sempre que possível à sua personalidade e moldando-o ao seu estilo.

Estas são as áreas em que deve investir:

- Envolvimento

Se participar em tomadas de decisão e tiver alguma autonomia sentirá maior satisfação, trabalhará melhor e faltará menos. Se tem vontade de ser mais interventiva, fale com o seu chefe, sugira reuniões regulares, exponha as suas ideias.

- Equilíbrio

No local de trabalho, foque-se no que tem a fazer e avalie com as chefias a possibilidade de ter um horário mais flexível, desde que garanta o cumprimento de prazos e objetivos.

- Crescimento

A oportunidade de ganhar novas competências aumenta a motivação e ajuda a gerir o stresse. Proponha formações internas. A partilha de conhecimento entre colegas e chefias não custa dinheiro e enriquece pessoas e empresas.

- Saúde

Se a sua empresa incentiva práticas de vida saudável é muito bom sinal. Caso não o faça, tome a iniciativa. Veja qual a possibilidade de criar parcerias com empresas com programas que ajudem a criar dias mais saudáveis como cessação tabágica ou programas de perda de peso.

- Reconhecimento

Pode ser financeiro ou não, mas é essencial para a sua autoestima e envolvimento. Na impossibilidade de receber um aumento, sugira por exemplo a criação de um prémio de reconhecimento ou de avaliações regulares e públicas. Se sente que é criticada injustamente pelo seu chefe, gira essa situação como se se tratasse de um casamento. Não o hostilize, mas fale com ele de forma a que a relação não fique ainda mais danificada.

artigo do parceiro:

Comentários