Como poupar em despesas bancárias

Estratégias para pagar menos nas comissões cobradas pelo seu banco

Os milhões de portugueses que vão gerir os seus orçamentos familiares têm, este ano, uma missão que parece impossível.

Poupar ainda mais e reduzir despesas! Nesta árdua tarefa, qualquer redução nos custos fixos poderá fazer a diferença e os encargos associados às comissões cobradas pelas instituições financeiras não devem ser desprezados.

Conheça as melhores estratégias para diminuir a fatura do seu banco:

- Utilize a internet

Aderir ao serviço de homebanking, pode fazê-la poupar algumas dezenas de euros por ano em comissões. Isto porque a generalidade das instituições financeiras cobra comissões mais reduzidas caso os clientes optem por requisitar cheques, fazer transferências bancárias ou executar ordens de bolsa através deste serviço, em detrimento de recorrerem aos balcões.

Uma pessoa que realize em média trinta transferências interbancárias por ano, no valor de 500 euros cada, se optar por fazê-las ao balcão poderá ter de pagar no total 150 euros por ano em comissões. Se optar por realizar estas operações através da Internet, poderá não ter custos, no caso de o seu banco prever esta possibilidade.

- Procure isenção

Alguns bancos isentam o pagamento da comissão de gestão ou manutenção de conta associada às contas à ordem, em determinadas situações. É o que acontece, por exemplo, a quem tem uma conta ordenado ou uma conta especial, normalmente dirigida a estudantes, jovens, reformados ou emigrantes. A isenção desta comissão poderá levá-la, no limite, a poupar até 120 euros por ano, dependendo da instituição bancária onde tiver conta aberta.

- Procure preços mais baixos

Ao selecionar o banco ideal para abrir conta, um dos pontos que deverá analisar é o preçário da instituição financeira quanto às comissões e taxas de juro cobradas na prestação de vários serviços. Esta ferramenta poderá ajudá-la a perceber, por exemplo, qual é o cartão de débito mais barato disponibilizado pelo seu banco.

Quanto pode poupar? É variável, mas na mesma instituição é possível encontrar um cartão de débito isento de cobrança de anuidades, assim como um que prevê um pagamento de 15 euros por ano. Clique em Consulta de preçários na homepage do portal do cliente bancário, do banco de portugal, para saber qual é o cartão de débito mais barato disponibilizado pelo seu banco.

O que são os serviços mínimos bancários?

É um mecanismo legal que protege os consumidores com rendimentos muito baixos, permitindo o acesso aos serviços bancários mais básicos, a um custo reduzido. Para aderir a este serviço, não pode ter outra conta de depósito à ordem. Quem já é titular de uma conta à ordem poderá solicitar a conversão da mesma numa conta de serviços mínimos que inclui:

- Conta de depósito à ordem
- Cartão de débito
- Esta conta permite a realização de várias operações financeiras, como movimentos (através dos vários canais do banco, incluindo o serviço de homebanking), depósitos, levantamentos, pagamentos, débitos diretos, transferências interbancárias
- Os encargos anuais associados a este serviço não podem ultrapassar o equivalente a um por cento do salário mínimo nacional, ou seja, 4,85 euros

Texto: Saldo Positivo

artigo do parceiro:

Comentários