Tenha um estilo de vida saudável

Comer bem, dormir bem, fazer exercício, não fumar, etc... são máximas que se ouvem desde sempre, mas nem sempre as adotamos ao nosso estilo de vida.

A ideia não é ser radical e colocar de lado tudo aquilo que é menos saudável. O pretendido é que enverede por este caminho e crie boas rotinas, sem ter que ser prisioneiro das mesmas e interiorizar que é para o seu próprio bem. É conveniente que hajam objetivos e que se organize, mas para além de não ser nenhum bicho de sete cabeças, a sua saúde e o seu humor vão agradecer.

Dormir
Indispensável ao seu organismo! Desengane-se se pensa que lá por ter energia com poucas horas de sono é sinónimo que está tudo bem. As tais 8 horas que sempre ouviu falar como as recomendadas são baseadas em vários estudos desde há muitos anos. São estas que irão repor as suas energias e um dos segredos da longevidade. É conveniente que adote esta rotina diariamente e que a mesma seja de qualidade e, se por qualquer motivo tem insónias, o melhor é averiguar os porquês e procurar ajuda caso sejam crónicas.

Alimentação
Não tem de fazer dietas ou gastar muito dinheiro... a ideia é conseguir uma alimentação variada, equilibrada e completa. Não abuse de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açucares e invista em leguminosas, peixe, carnes brancas e frutos secos. Nos dias que correm é muito habitual as pessoas recorrerem às máquinas de vending, fast-food e take away pela falta de tempo, por não dar tanto trabalho, etc... mas saiba que a longo prazo as consequências serão graves. Habitue-se a tomar o pequeno-almoço em casa, leve e coma fruta para intercalar as refeições e leve a marmita para o trabalho. Terá um pouco mais de trabalho é certo, mas irá alimentar-se bem melhor e poupar bastante dinheiro.

Comentários