Literacia emocional

Saiba como desenvolver o seu autoconhecimento

A vida é o palco onde ocorre o nosso desenvolvimento pessoal. Por isso, seleccionei para si oito orientações que a vão ajudar a desenvolver a literacia emocional.

1 - Viva de acordo com verdade. O que receamos temos a tendência para esconder. De início, ser genuína pode soar a algo desconfortável, mas com o tempo irá se sentir mais segura. Não existe ninguém 100% honesta.

2 - Perante a crise social e económica que atravessamos, iremos selecionar aqueles (pessoas e instituições) que são de confiança, estaremos mais abertos aos afectos/vínculos de intimidade e confiantes nos nossos próprios talentos. O medo irá aproximar-nos uns dos outros: da família, dos amigos, do vizinho e do outro.

3 - Se não consegue atingir os seus objetivos, isso pode significar que não está atualizada, então mude de estratégia. Não se dê ao luxo de cristalizar, recorrendo aos mesmos recursos e às mesmas competências desatualizadas. Reinvente-se, seja empreendedora!

4 - Não procure nas aparências dos outros a fonte da sua felicidade e/ou infelicidade. Procure, dentro de si mesma, o potencial do eu verdadeiro, o propósito e o sentido do rumo da sua vida.

5 - Na nossa cultura prevalece a busca da perfeição e da competição desenfreada (o fim justifica os meios), contrariamente à liberdade de cometer erros e aprender com eles. Os erros que cometemos não revelam o nosso verdadeiro carácter, se optarmos por aprender com eles.

6 - O perfecionismo é a busca ilusória pela superioridade. Quando a regra, na nossa mente, é a perfeição, nada nem ninguém é tolerado. Quando a regra, na nossa mente, é a perfeição qualquer tipo de erro pode desencadear uma sensação profunda de frustração e angustia, de que o "mundo perfeito" se desintegra, e perdemos o controlo.

7 - As nossas prioridades ajudam a definir a diferença entre aquilo que é uma necessidade e aquilo que é um desejo. A linha que separa a necessidade e o desejo pode ser muito ténue e/ou imprecisa. Adie o prazer imediato. Quanto maior for o investimento na resiliência, maior será a capacidade crítica que desenvolvemos, sobre a importância da dor no nosso desenvolvimento emocional e espiritual.

8 - Durante as fases conturbadas, oriente-se segundo o alinhamento dos seus valores morais e universais e pelos objetivos a médio e a longo prazo.

João Alexandre Rodrigues

Addiction Counselor

http://recuperarequeestaadar.blogspot.com

http://maisvaleprevenirdoqueremediar.blogspot.com

http://www.facebook.com/joaoalexx

Comentários