Coaching para totós: Quem você é?

Gostaria que tirasse uns minutos para responder a esta questão: quem você é?

Provavelmente, irá dizer o seu nome, a sua idade, a sua profissão. Na verdadenada disto reflete quem nós somos 

Vou-lhe falar de um amigo pessoal e da sua história, para que o leitor consiga perceber o impato dos valores nas nossas decisões e no alcance das nossas metas.

O João tem 34 anos e é atleta de alta competição. Para quem não sabe, o desporto de alta competição, obriga a uma disciplina e resiliência muito grandes. Desde uma alimentação muito restrita, a treinos diários de alta intensidade. Quando lhe questionei como é que ele conseguia levar à risca os seus planos alimentares e os treinos, a resposta foi clara: "Adoro desafios!" Ok, mas o desafio por si  não chega. Eu adoro desafiosmas esse fato, não me dá a força suficiente para saltar de pára quedas a 5000 metros de altitude. Mais tardeo João acabou por me confidenciar, que os valores que o controlam e orientam são o progresso, sucesso e reconhecimento. Desta forma, percebi os resultados alcançados pelo João ao longo da sua vida.  

Os valores controlam a direção das nossas vidas e ajudam-nos a tomar decisões. Estes são adquiridos ao longo da vida, através das nossas experiências e definem aquilo que fomos, somos e seremos. Não se tratam de qualidades que gostaríamos de ter, mas sim da nossa essência individual.  

Eles são a nossa bússola interior que nos orienta na tomada de decisões e ações. Quando sabemos quais são os nossos valores, sabemos o que é mais importante para nós. O grande desafio da atualidade é que a grande maioria de nós sabe o que quer ter, mas não sabe o que quer ser. 

Quantas vezes teve dificuldade em tomar uma decisão relativamente a qualquer coisa? Provavelmente, mais vezes do que gostaria. Isto acontece porque não tem definido quais são os seus valores principais. 

 Sabe o que é mais importante para si? O que escolheria entre sucesso, aventura, amor, conforto ou segurança? 

 Quando não sabemos o que é mais importante para nós, não conseguimos ter decisões eficazes.  

Saber quem nós somos e o que é mais importante na nossa vida, é a chave para a realização pessoal.  

Pense nos valores de liberdade e segurança. Agora responda à seguinte questão: tendo em conta que a liberdade financeira implica algum risco, mas um dos seus valores é também a segurança, se lhe propuser investir parte das suas poupanças, num fundo de risco, sabendo que poderá triplicar o valor investido ou perder algum dinheiro, o que faria? Se escolheu arriscar, provavelmente a liberdade, estará nos seus valores principais, no entanto, se recuou na proposta, a segurançaserá com certeza um valor seu.   

À medida que você se dedica a identificar quais são os seus, irá sentir-se mais motivado e realizado. O mapeamento de valores, é uma ferramenta muito utilizada pelo coaching que permite ao cliente  conhecer-se melhor 

Desafio-o a responder a estas três questões: 

Sabe qual é o caminho que está a seguir? Sabe o que é mais importante para si?  

Está pronto para triunfar?  

Descubra os seus valores e viva uma vida plena.  

Saber quem eu sou, foi a maior descoberta da minha vida. Ajudou-me a perceber a minha missão de vida, a ser uma pessoa mais decidida, motivada e coerente.  

Relembro que estou disponível para questões através do email healthyforlifecoach@gmail.com ou da minha página aqui.

Na próxima semana voltaremos ao tema de hoje para o ajudar a descobrir quem é.

Boa semana!

Cátia Tomás

Wellness & Life Coach

Clínica Mais Alvalade

artigo do parceiro:

Comentários