Coaching para totós: Mas afinal, o que é isto de coaching?

"Hoje posso dizer que a alegria me acompanha diariamente e que a vontade de impactar a vida das pessoas positivamente, é infinita. " Conheça a nova rubrica sobre desenvolvimento pessoal e coaching.

Desafiámos a coach Cátia Tomás da Clínica Mais Alvalade a escrever, semanalmente, uma rubrica sobre temas relacionados com o desenvolvimento pessoal e o coaching.

Estivemos à conversa com ela, para nos esclarecer sobre o que é o coaching e como funciona. Reveja a entrevista e conheça a metodologia que já mudou a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

Workwell – Quem é a Cátia?

Cátia – A Cátia é uma apaixonada por pessoas e pelas questões relacionadas com o ser humano. Todos os acontecimentos na minha vida trouxeram-me até ao coaching. Licenciei-me em Serviço Social, mas a vida levou-me para a área comercial, onde trabalhei mais de 13 anos e onde me sentia completamente perdida e sem rumo. Cansada de reclamar e nada fazer, decidi inscrever-me no curso de Macrobiótica no IMP, onde conheci uma pessoa inspiradora que me levou até à certificação em Coaching. A partir do momento em que coloquei o meu pé naquela pequena sala de formação toda a minha vida ganhou muito mais sentido. A minha visão de mim e do mundo mudou drasticamente. Hoje, posso dizer que a alegria me acompanha diariamente e que a vontade de impactar a vida das pessoas positivamente, é infinita.

Workwell - Explique-nos o coaching como se fossemos uma criança de 5 anos.

Cátia - A melhor forma de explicar o que é o coaching, é ir à sua origem. A palavra coaching era utilizada na idade média para descrever o condutor de carruagens, chamados na altura de cocheiros ou condutores de coches. E o que fazia um condutor de coches? Conduzia as pessoas ao destino que desejavam. O profissional de coach é um orientador que conduz o seu cliente do estado atual para o estado desejado.

Imagine que quer perder peso. O meu papel é orientá-lo através de ferramentas específicas que o vão ajudar a encontrar a motivação, consistência, disciplina, planeamento e compromisso necessários para atingir o seu objetivo.

Workwell - De que forma o coaching nos pode ajudar?

Cátia -Muito mais que uma metodologia que nos ajuda a atingir os nossos objetivos, ajuda-nos essencialmente a saber quem somos e a encontrar a nossa melhor versão. O coaching permite-nos desbloquear medos, ultrapassar crenças que nos limitam e encontrar as soluções dentro de nós para os nossos próprios desafios e objetivos. É um método facilitador de desenvolvimento e descoberta do próprio indivíduo.

Com certeza, já ouviu alguém dizer “sejamos realistas” quando se fala de realização de alguns sonhos. Muitas destas pessoas, no passado, tiveram alguma experiência de algo que não correu como esperado e atribuíram a essa experiência o significado de que as coisas no futuro, não vão correr melhor. Acabam por se “agarrar” a essa crença que as limita e não agem, com medo de falhar novamente. A metodologia do coaching ajuda as pessoas a desbloquear esses medos e a transformar essas crenças que as limitam em forças que as levam a avançar.

Workwell - Quem precisa de um coach?

Cátia - É uma ferramenta valiosa para todas as pessoas que queiram evoluir na sua vida pessoal e ou profissional.

Tenho casos de pessoas que desempenham papéis de direção em empresas e que pretendem melhorar a forma como se relacionam com as suas equipas de trabalho, bem como casos, relacionados com a vida familiar, perda de peso e desenvolvimento pessoal. No entanto, qualquer objetivo, pode ser trabalhado.

Workwell - Quais são os resultados que podemos esperar?

Cátia - O resultado depende muito do objetivo do cliente e do seu compromisso. No entanto, por norma, seja qual for o objetivo que o cliente queira atingir, a transformação acontece nas várias áreas da sua vida. Tenho clientes que me procuram para os ajudar na mudança de hábitos alimentares, na perda de peso, melhoria do rendimento desportivo, desbloqueio de medos, realização profissional, ansiedade, resolução de problemas familiares e de relacionamentos.

Workwell - Quais são os benefícios do coaching?

Cátia - O coaching permite-nos saber aprofundadamente aquilo que nós somos. Autodescoberta, desenvolvimento de habilidades e capacidades, autocontrolo e inteligência emocional, aumento da autoestima, realização pessoal e profissional, desenvolvimento do pensamento positivo, aumento da produtividade, redução do stress, são alguns dos benefícios que pode esperar. Poderia estar aqui todo o dia a dizer os benefícios do coaching, pois são infindáveis. Quanto maior for a profundidade da ação no caminho do autoconhecimento, mais benefícios terá.

Workwell – Obrigado Cátia pelo seu contributo. Encontramo-nos à quinta feira, na rubrica “Coaching para totós”.

Cátia – Grata Workwell pelo vosso convite. Estou à vossa disposição para dúvidas e questões que queiram colocar, através do email healthyforlifecoach@gmail.com ou da minha página aqui.

Na próxima quinta feira vamos falar um pouco sobre a importância de manter o foco a motivação e o ritmo durante as férias.

Uma semana feliz para todos.

artigo do parceiro:

Comentários