É verdade que passamos o dia agarrados aos telefones: seja por questões de trabalho ou sociais. No entanto, parece que também não conseguimos desligar deste equipamento à noite. Uma nova pesquisa realizada pela consultoria Deloitte com 4 mil pessoas no Reino Unido descobriu que uma a cada três pessoas consultam os seus telefones no meio da noite.

Leia sobre: Adormeça melhor

Segundo o estudo, grande parte dessas pessoas pega nos telemóveis a meio da noite para checkar se receberam novas mensagens, para ver notícias e, também, para checkar e-mails do trabalho. Aparentemente, começa a ser um hábito acordar a meio da noite para verificar o estado das notificações do telemóvel e isto poderá ser grave. O estudo indica que um terço dos adultos do Reino Unido acorda a meio da noite para verificar o telemóvel, no entanto, indica ainda que a percentagem se eleva aos 50% no caso dos adultos com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos. Mas há mais: os resultados conseguiram ainda mostrar que um décimo dos inquiridos vê o telemóvel logo após acordar.

No caso das pessoas numa faixa etária mais velha os números baixam consideravelmente: apenas 14% das pessoas com mais de 65 anos têm esse hábito noturno.

O estudo  alerta que este hábito pode ser prejudicial, perturbando o sono, já que a luz brilhante emitida por smartphones pode afetar o relógio biológico, afetando a secreção de melatonina, que regula o ciclo do sono, e fazendo com que fique mais difícil para a pessoa adormecer. Se antigamente as aplicações só funcionavam quando queríamos, agora estão a correr durante todo o período que o smartphone esteja ligado. A pesquisa alertou que as pessoas precisam aprender a administrar melhor a sua própria vida com os smartphones, em vez de permitir que esses aparelhos controlem sua vida.

Saiba mais: Faça a internet esquecer-se de si