O ritmo acelerado, a ansiedade, o stress, a fome, os problemas do dia a dia, entre outros, fazem com que haja uma perturbação no sono, mas o pior acontece quando a mente decide intervir, produzindo pensamentos, neste exato momento. Outra das situações inconvenientes é quando acorda por qualquer motivo e não consegue voltar a dormir. O corpo entra num processo de debilidade e caso este distúrbio seja recorrente pode dar origem a graves problemas de saúde: crescimento de tumores, pré-diabetes, falta de concentração, transtornos na alimentação, stress, depressão, úlceras, problemas de memória, falta de concentração, afeta o desempenho físico e mental e diminui a capacidade de resolver tarefas diárias. Saiba o que fazer quando não consegue dormir...

Evite pensar nos problemas
Falar é fácil, certo?! Mas tem de se consciencializar que é para o seu bem e, tal como muita coisa nesta vida, é preciso algum esforço. O problema de se deitar a pensar em qualquer tipo de problema é que a mente vai acelerar ainda mais. Esforce-se e contrarie a mesma e pense em algo que goste e relaxa: praia, jardim, campo, etc... Aliado à imagem adicione um som e tente construir um cenário o mais real possível.
Ainda na senda, evite planear o que seja: lista de compras, férias, a festa do filho, o restaurante de sábado à noite, etc... O não conseguir dormir não é um tempo livre que tem!

Levante-se
A impaciência surge quando queremos dormir, mas rebolamos na cama e tal não acontece. Levante-se e faça algo relaxante como tomar banho, por exemplo. Também pode optar por ler um livro, jogar algo repetitivo (exemplo: sudoku, mas não mais do que 30mn) e aí poderá fazê-lo na cama. A luz deverá ser o mais ténue possível.

'Corte' com a tecnologia
Nestes últimos tempos tornou-se hábito ser das últimas coisas que faz quando está deitado: ver o telemóvel. Quem diz isto diz um tablet, televisão, jogar um jogo, conversar num chat, etc... Toda a luminosidade que é projetada confunde e transmite ao cérebro que já está na hora de acordar. Basicamente funciona como um estímulo.

Evite certas bebidas e comida
Café, chocolate quente, bebidas alcoólicas e outras com componentes estimulantes, como a teína ou cafeína, são de evitar! O melhor será optar por chás relaxantes, por exemplo camomila ou flor de maracujá. E nunca beba antes de ir para a cama para não acordar a meio da noite para ir à casa de banho.
Relativamente à alimentação, tudo o que sejam gorduras saturadas ou jantares 'muito pesados', doces e cereais devem ser anuladas. Prefira um lanche ou uma peça de fruta cerca de 3 horas antes de se deitar.

Ambiente
O seu quarto também pode ter de sofrer algumas alterações. Durma num ambiente escuro e se tiver de ser coloque uma venda, não faça do quarto ou da cama o seu escritório, não durma com animais de estimação no quarto, ouça música relaxante, utilize meias para manter a temperatura do corpo, não use um despertador com um toque alto e irritante.

Rotina
Estabeleça uma rotina antes de se deitar: escovar os dentes e organizar a roupa do dia seguinte, por exemplo. Não obstante, o ideal será que se habitue a deitar-se o mais cedo possível e, preferencialmente, sempre à mesma hora.