• Venci a anorexia!

    Carla Baptista chegou a pesar 37 quilos e acreditava que nunca seria magra demais. Um testemunho tão surpreendente quanto inspirador (Revista Prevenir)

  • Os riscos inerentes à toma de suplementos de cálcio

    O seu consumo sistemático e sem aconselhamento especializado pode ter perigos para a saúde, alerta a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos. Saiba porquê (Revista Prevenir)

  • Como prevenir fungos nas unhas

    Regularmente ouvimos falar de fungos nas unhas e sempre que olhamos para alguém com uma unha amarelada ou com mau aspecto, ficamos repugnados. (SAPO Lifestyle)

  • Alergias afetam um terço da população portuguesa

    A OMS estima que, em 2035, metade da população mundial sofra daquela que já é a sexta doença mais frequente. Descubra quais os principais sintomas e as manifestações mais comuns (Revista Prevenir)

  • A ansiedade e o sistema imunitário

    É sabido que elevados níveis de ansiedade prejudicam o dia-a-dia das pessoas, mas de que forma? Além de surgirem emoções como a angústia, o medo ou a tristeza, mais ou menos permanentes, consoante níveis de ansiedade e duração dos mesmos, o sistema imunitário é outro dos grandes sistemas afectado por esta problemática. (Psinove)

  • É possível aumentar o pénis e manter a função?

    Durante muitos anos, a cirurgia estética foi quase, em exclusivo, procurada pelo sexo feminino. Um cenário que se tem alterado substancialmente, devido a fatores de diversa ordem, como a crescente preocupação com a imagem, o desejo de agradar nas relações pessoais e também as exigências decorrentes de pressões a nível profissional. Zeferino Biscaia Fraga, médico cirurgião plástico, explica o que é a faloplastia. (Nuno Noronha)

  • Os benefícios do chá de menta no alívio da dor

    Um estudo internacional demonstrou que esta bebida pode ser um bom aliado no alívio e no tratamento de determinadas dores. Saiba como a deve preparar e qual a melhor forma de a ingerir (Revista Jardins)

  • A importância da vigilância através da mamografia e ecografia mamária na saúde da mulher

    O cancro da mama é o tipo de cancro mais frequente entre as mulheres e a segunda causa de morte neste grupo. Sabe-se que, em Portugal anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos e que, cerca de 1.500 destas mulheres virão a morrer como consequência desta doença. (Prémio Cinco Estrelas)

  • Regras de ouro para os profissionais da voz

    Advogados, professores, atores, jornalistas, locutores, cantores, contadores de história - profissões aparentemente sem nada em comum mas que partilham a profissionalização da voz como requisito diário de trabalho. (Speech Care)

  • O poder anti-depressivo do cafeeiro

    Os portugueses são um dos povos que mais valoriza o café. A planta que está na origem desta bebida reduz as enxaquecas, diminui cefaleias e não só. Saiba que outras utilizações pode ter (Revista Prevenir)

  • Tratamento de lesões desportivas com células estaminais: o futuro começa hoje

    Lesões no tendão de Aquiles, no menisco, nas cartilagens do joelho ou na anca são algumas das lesões desportivas mais comuns e que afetam todo o tipo de atletas, sejam amadores ou profissionais. A ciência, neste campo como em outros, vai desbravando caminho e descobrindo novas soluções e opções, para necessidades. (Nuno Noronha)

  • Quando o cancro da mama volta

    Mesmo com os melhores tratamentos à luz dos conhecimentos atuais, 30 por cento dos casos vão recidivar. Conhecer a doença é, por isso, fundamental (Revista Prevenir)

  • O antigénio CA 19-9 no despiste do Carcinoma Pancreático

    O Carcinoma Pancreático compreende cerca de 3% de todos os cancros e é a segunda neoplasia maligna mais frequente no tubo digestivo, após o cancro do cólon e a quinta causa de morte mais frequente por cancro. (Germano de Sousa)

    Mais saúde, mais sexo!

    Cuide da sua saúde e usufrua de uma vida sexual mais ativa (Workwell)

    Miguel Stanley dá-lhe 4 dicas para escolher um bom dentista

    O médico dentista Miguel Stanley, responsável pela Clínica White, deixa-lhe 4 dicas para escolher um bom médico dentista. Veja o vídeo. (Nuno Noronha)

  • O que fazer para poder respirar de alívio

    A primavera deixa muitos narizes à beira de um ataque de nervos. Saiba como agir para fazer face às alergias típicas da época em que o pólen volta a andar no ar (Revista Saber Viver)

  • Eles versus elas na saúde

    Existem pequenas (e não tão pequenas) dissemelhanças entre os géneros que fazem toda a diferença no que respeita à resistência à doença e à longevidade (Revista Saber Viver)

  • O que a pele diz sobre a sua saúde?

    Desconfie das manchas, feridas ou alterações de cor que surgem na epiderme sem motivo aparente. Saiba quais são os sinais que devem merecer a sua atenção (Revista Prevenir)

  • OCT Angiovue, uma nova tecnologia para a deteção de doenças oftalmológicas

    Nos últimos anos, a tecnologia de tomografia de coerência óptica para análise funcional e estrutural da retina e nervo óptico tem feito novos e verdadeiramente revolucionários desenvolvimentos. (Nuno Noronha)

    Os mitos da morfina

    A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) lançou um vídeo que esclarece os mitos associados ao uso da morfina, um medicamento opióide. (Nuno Noronha)

  • Prevenir e tratar a diabetes com a naturopatia

    A diabetes ocorre quando há falta da insulina ou um defeito na sua ação, o que resulta na acumulação de glicose no sangue, a hiperglicemia. As causas desta doença podem ser nefastas, pelo que é necessário ter alguns cuidados no seu tratamento e prevenção e para os quais a naturopatia pode ter resultados importantes. (Nuno Noronha)

  • Como a naturopatia pode ajudar a equilibrar o organismo

    A naturopatia é uma especialidade da Medicina Tradicional que tem como objetivo repor o estado de saúde no organismo através de produtos, técnicas e métodos naturais, utilizando alimentação, suplementação, plantas medicinais, homeopatia, florais, psicoterapias e todas as outras técnicas que provem ser eficazes para ajudar no tratamento ou cura e não apresentem qualquer risco para o paciente. (Nuno Noronha)

  • A falta de sono aumenta o stress e a ansiedade. Mas quantas horas devemos dormir?

    Há cada vez mais pessoas a sofrerem de insónia, dificuldade de iniciar ou manter o sono. Segundo a psiquiatra Teresa Leonardo, a insónia é a queixa mais comum relacionada com o sono e pode ser transitória ou persistente. Saiba o que deve fazer para ter um sono reparador. Um artigo da médica psiquiatra Teresa Leonardo. (Nuno Noronha)

  • Cannabis: anjo e demónio

    Ao longo dos últimos anos o consumo de cannabis tem crescido e tem sido vulgarizado um pouco por toda a Europa, com uma estimativa de quase 20 milhões de consumidores europeus apenas no último ano. (Psinove)

  • Como evitar lesões durante a corrida?

    Em Portugal, atualmente há cada vez mais pessoas a correr regularmente. Um bom indicador é o número de provas que se sucedem pelo país, movimentando centenas ou milhares de participantes. Se passou do sofá para maratonas em menos de um ano, leia este artigo antes de se desafiar em provas de fim-de-semana. (Nuno Noronha)

  • O essencial sobre a artrite reumatoide

    Em Portugal, cerca de 50.000 sofrem desta doença inflamatória crónica incapacitante. Saiba quais são os sintomas a que deve estar particularmente atento (Revista Prevenir)

  • Viver com artrite reumatoide

    Tinha acabado de fazer 40 anos quando os primeiros sinais da doença se manifestaram. Um testemunho surpreendente de uma mulher que teve de se adaptar a uma nova condição (Revista Prevenir)

  • Como evitar alergias caseiras

    Invisíveis, com oito patas, parentes distantes das aranhas, os ácaros adoram viver em áreas habitacionais quentes e húmidas. Veja o que pode fazer para se proteger (Revista Prevenir)

  • O marcador alpha-fetoproteína no despiste do carcinoma hepatocelular

    O Carcinoma Hepatocelular é o tumor maligno mais comum do fígado. (Germano de Sousa)

  • Qual é a relação entre incontinência urinária e bexiga hiperativa?

    A incontinência urinaria é um sintoma muito frequente, que causa grande impacto na qualidade de vida. Para além do sofrimento pessoal, perturba a vida profissional, social e sexual. Tem também custos financeiros importantes não só para os indivíduos como para a sociedade. (Nuno Noronha)

  • Os alimentos que reduzem o risco de AVC

    Muitos dos ingredientes que ingere diariamente podem conduzir a um um acidente vascular cerebral. Descubra quais são os que deve evitar e os que pode comer para se proteger (Revista Prevenir)

  • Casamento feliz pode ajudar a prevenir risco de AVC

    As conclusões de um estudo feito em Israel estão em sintonia com as de outras investigações feitas noutras partes do mundo. O apoio do cônjuge também é fundamental numa fase posterior (Revista Prevenir)

  • O copo menstrual é seguro?

    O copo menstrual é um dispositivo utilizável durante o período menstrual. É a única alternativa simples, prática, higiénica e económica aos absorventes íntimos. O artigo é da médica ginecologista Daniela Sobral. (Nuno Noronha)

  • As razões possíveis para o aparecimento de sangue nas fezes

    O aparecimento de manchas vermelhas na roupa interior deve merecer a sua atenção. Saiba o que pode estar na sua origem e veja o que pode fazer para se proteger (Revista Prevenir)

  • De que forma a meteorologia afeta a sua saúde?

    No Dia Mundial da Meteorologia, perguntamos: até que ponto é que as temperaturas elevadas ou o frio aumentam a probabilidade de gripe e outras doenças respiratórias? (Nuno Noronha)

  • Aprenda a cuidar melhor dos seus olhos

    Com a proliferação de computadores, telemóveis e vídeo jogos, surge como consequência, um número cada vez maior de pessoas se queixam de desconforto visual. Dicas e exercícios que melhoram a sua visão (Revista Prevenir)

  • 20 perguntas-chave sobre ginecologia

    A menstruação, a sexualidade, a reprodução e até algumas doenças afetam a vida íntima do sexo feminino. Descubra as respostas às dúvidas mais comuns da maioria das mulheres (Revista Prevenir)

  • Terapia com cães faz com que doentes tomem menos comprimidos para as dores

    Em muitos países, há muito que os benefícios da zooterapia se generalizaram. Em Portugal, os centros especializados também estão a aumentar (Revista Saber Viver)

  • O antigénio Carcino-Embrionário no despiste do Carcinoma Colorretal

    O Carcinoma Colorretal é uma das neoplasias mais comuns e o diagnóstico precoce constitui um passo importante para a diminuição da elevada taxa de mortalidade associada. (Nuno Noronha)

  • O tratamento cirúrgico da incontinência urinária em regime de ambulatório

    Estima-se que cerca de 40% das mulheres portuguesas sofrem ou possam vir a sofrer de Incontinência Urinária (IU). Conheça o tratamento cirúrgico que coloca um ponto final no desconforto persistente. Um artigo da médica ginecologista Rosa Zulmira. (Nuno Noronha)

  • Incontinência urinária não é um exclusivo feminino

    Em Portugal, segundo as estimativas, existem mais de 100.000 que sofrem de perdas de urina. O urologista Nuno Monteiro Pereira explica o essencial sobre este problema (Revista Prevenir)

  • O que fazer quando a incontinência urinária afeta o sexo

    Em Portugal, segundo dados da Associação Portuguesa de Urologia, um terço mulheres portugueses sofre ou pode vir a sofrer deste problema. Saiba quais são as soluções a que pode recorrer para se defender (Revista Prevenir)

  • Dieta cetogénica ajuda a tratar epilepsia refratária

    Em Portugal, a incidência desta patologia é elevada, calculando-se que afete entre 40.000 a 70.000 pessoas. Saiba mais sobre uma inovadora forma de tratamento da doença (Revista Prevenir)

  • Alimente convenientemente os seus rins

    Cuide do órgão responsável pela desintoxicação do seu organismo. Descubra alguns dos cuidados que deve ter para estimular o seu bom funcionamento (Revista Prevenir)

  • Gestos e soluções naturais que ajudam a combater as infeções urinárias

    Aumentar a ingestão de líquidos ao longo do dia e praticar relações sexuais com proteção são apenas dois dos cuidados a ter. Saiba quais são os outros (Revista Prevenir)

  • Frio enfraquece os rins

    A medicina tradicional chinesa recomenda uma moderação da atividade desportiva e sexual nos meses de temperaturas mais baixas para evitar lesões. Saiba porquê (Revista Saber Viver)

  • O rapaz invisível que se tornou refém de um corpo inerte

    Chama-se Martin Pistorius e passou 12 anos em estado vegetativo, vítima de síndrome do encarceramento. Hoje, é um homem independente e realizado (Revista Prevenir)

  • O fim do autoexame do peito?

    A American Cancer Society emitiu recentemente novas recomendações para o rastreio do cancro da mama. Saiba o que defende agora este organismo (Revista Prevenir)

    Desafie a sua mente com estes suplementos

    A indústria de suplementos alimentares é cada vez mais abrangente, chegando agora também a produtos específicos para o benefício da saúde cerebral e com varias aplicações práticas (Workwell)

  • A cura pela… cor!

    As tonalidades que nos rodeiam podem interferir com a nossa saúde e até com o nosso bem-estar. Aprenda a fazer um exercício que alivia a dor e o stresse (Revista Prevenir)

  • Os avanços no tratamento do glaucoma

    No tratamento médico do glaucoma, apesar de não ser introduzida no mercado qualquer nova classe de fármacos desde 1996, têm sido propostas nos últimos anos novas combinações de medicamentos, menos agressivas para a superfície ocular e mais eficazes na redução da pressão. (Nuno Noronha)

  • As 15 respostas que as mulheres mais procuram

    Por muitas semelhanças que apontem, a verdade é que elas são (mesmo muito) diferentes deles. E, como tal, muitas das preocupações e dos problemas de saúde também são distintos (Revista Prevenir)

  • Mulheres mais baixas devem estar mais atentas ao coração

    As portuguesas, que são conhecidas pela baixa estatura, devem vigiar a sua saúde cardíaca. Conheça os resultados e as justificações de várias investigações que o recomendam (Revista Prevenir)

  • Terapia da Fala: Como posso estimular a fala, a leitura e a escrita?

    Ao início são sons sem sentido aparente, sobretudo vogais. Segue-se a repetição de consoantes (ma-ma-ma) e as mães sorriem e dizem “Já viste? Já diz mamã!”. Este processo de desenvolvimento, que numa fase inicial aparenta não ter qualquer significado, aos poucos vai se tornando cada vez mais percetível e adequado. Um artigo do terapeuta Gonçalo Leal. (Nuno Noronha)

  • Dor de garganta: como tratar e prevenir

    Quem tem idade para ler este texto certamente já sentiu uma dor de garganta e tem diversas formas para explicar a sensação incómoda que o ardor provoca. “Tenho a garganta a arder”; “sinto a garganta a arranhar”, são apenas duas. (SAPO Lifestyle)

  • 3 riscos que quem tem animais de estimação não pode correr

    É inevitável e quem tem mascotes sabe-o. Mas dar restos de comida a cães e gatos, dormir com eles ou beijá-los são comportamentos que podem comportar riscos (Revista Prevenir)

  • O que é a eutanásia e o suicídio assistido?

    Uma visão abrangente, com suporte histórico e arcaboiço científico do médico Viriato Horta. (Nuno Noronha)

  • Acupuntura permite ataque à disfunção erétil mais direcionado

    Especialista português, defensor do método chinês, acusa os fármacos ocidentais atuar apenas a nível físico e com efeitos secundários nocivos (Revista Prevenir)

  • «As mulheres com cancro do pulmão têm uma taxa de mortalidade mais elevada do que as com cancro da mama»

    Em entrevista à Saber Viver, Fátima Cardoso, médica oncologista e diretora da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, em Lisboa, fala da evolução da doença e dos cuidados que é preciso ter (Revista Saber Viver)

  • Quando o som do silêncio é o único que consegue ouvir

    A audição é essencial para a comunicação mas só lhe damos valor quando sentimos que a estamos a perder. Saiba o que deve fazer para o evitar (Revista Saber Viver)