• Transplantação Renal

    No nosso país, o número de transplantes renais nos dois últimos foi de cerca de 430, isto é, 43 por milhão de habitante (pmh), o que sendo escasso para as necessidades nos coloca nos 5 primeiros lugares a nível europeu (Nuno Noronha)

  • Prevenção é (mesmo) o melhor remédio para poupar nas despesas com a saúde

    É uma frase feita muito batida mas não poderia ser mais sintomática. Veja o que pode fazer para reduzir uma fatura que tende a ser pesada e que pode facilmente ser evitada (Prevenir)

  • O que é preciso para ter uns dentes alinhados desde cedo?

    Atentos às deformações craniofaciais adquiridas, ou seja não genéticas, estão os estudos da ciência da Medicina atentos às deformações craniofaciais.
 A profilaxia para estas anomalias, tem de se iniciar após o nascimento da criança.
 (Nuno Noronha)

  • Estamos a ficar com pescoço de SMS

    O uso excessivo de telemóveis, smartphones e tablets está a afetar a cervical de muitos portugueses. A coluna das crianças também está a ser prejudicada (Prevenir)

  • Como prevenir cálculos renais

    As doenças dos rins afetam o dia a dia de cerca de 800.000 portugueses. Saiba o que pode fazer para impedir a formação de pedras e cálculos (Prevenir)

  • Os problemas da polimedicação

    Toma vários medicamentos ao mesmo tempo? Veja os cuidados que tem que ter para proteger a sua saúde e evitar complicações futuras (Prevenir)

  • Ligação entre o ar condicionado e as alergias

    Tosse, espirros, dores de cabeça e irritação nos olhos são alguns dos sintomas que as pessoas têm ao entrar em ambientes climatizados. Saiba porquê e como evitá-los. (Strazzera)

  • Visão (mais) apurada

    As cataratas, o glaucoma e a degenerescência macular são as principais patologias oftalmológicas de que se deve defender ou que, em contrapartida, pode contra-atacar. Saiba como! (Prevenir)

  • Ponha fim à incontinência urinária

    Saiba como prevenir e resolver um problema que afeta milhões de mulheres e que continua a ser um forte motivo de embaraço. Embora em menor escala, também atinge a população masculina (Saber Viver)

  • Guia de prevenção da doença renal crónica

    Aprenda a preveni-la e, assim, a defender-se das complicações a longo prazo. Antecipe-se aos sintomas e proteja-se de uma doença que mata anualmente cerca de 2.500 pessoas em Portugal (Prevenir)

  • A trilogia da dor

    Cada vez é mais frequente ver-se nos consultórios médicos e dentários pacientes em consulta devido a dores na face por razões inexplicáveis. (Nuno Noronha)

  • Escrever é bom para o intestino

    Os resultados de um estudo norte-americano sugerem que transpor pensamentos e vivencias para o papel potencia o tratamento de colites (Prevenir)

  • A saúde mental é um estado de bem-estar

    É conseguirmos pôr em prática as nossas capacidades, fazer face ao stress da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a comunidade em que estamos inseridos, tal como a Organização Mundial de Saúde (OMS) nos propõe. É estarmos bem connosco e com os outros (Pin)

  • Ainda não existe cura mas investigação no campo da hemofilia continua ativa

    Comunidade científica aposta nos concentrados recombinantes com ação prolongada como alternativa profilática (Prevenir)

  • A importância da ventilação não-invasiva na Esclerose Lateral Amiotrófica

    O tema Esclerose lateral Amiotrófica (ELA) tem sido alvo de uma atenção acrescida por parte dos media nacionais e estrangeiros. Dos “Banhos Gelados” no princípio do ano transato, à atribuição recente de um Óscar ao ator que representou o papel de Stephen Hawkins, associaram-se inúmeras figuras de relevo, ligados ao mundo do espetáculo, das artes, da cultura e da ciência, bem conhecidas do público em geral. (Nuno Noronha)

  • Como evitar lesões durante a corrida?

    Em Portugal, atualmente há cada vez mais pessoas a correr regularmente. Um bom indicador é o número de provas que se sucedem pelo país, movimentando centenas ou milhares de participantes. Se passou do sofá para maratonas em menos de um ano, leia este artigo antes de se desafiar em provas de fim-de-semana. (Nuno Noronha)

  • Plantas antigripe que podem ser utilizadas como prevenção ou como tratamento

    A resposta da naturopatia aos fármacos que os médicos prescrevem para combater esta doença infecciosa que anualmente mata mais de um milhar de pessoas em Portugal (Prevenir)

  • Qual o impacto dos miomas uterinos na vida sexual das mulheres?

    Os miomas uterinos são das patologias femininas mais frequentes, afetando mais de 60% das mulheres. A maioria dos miomas são assintomáticos, não interferem com a sexualidade e não necessitam de tratamento. (Nuno Noronha)

  • Evite dificuldades no tratamento da apneia do sono

    Se utiliza, ou conhece alguém que utiliza, um CPAP (acrónimo do inglês “Continuous Positive Airway Pressure” ou pressão positiva contínua na via aérea, em português) ou um auto-CPAP, este texto é definitivamente para si. (Nuno Noronha)

  • Clostridium difficile: Uma grave infeção hospitalar

    O Clostridium difficile (Cdiff) é uma bactéria que existe no intestino dos humanos e de outros animais, sendo eliminada nas fezes, pelo que também existe no solo. Porque não precisa de oxigénio para viver, faz parte das bactérias anaeróbicas. Geralmente não causa doença. (Nuno Noronha)

  • A celulite é um problema muito além da imagem

    É usual ouvirmos que na geração das nossas mães não existia celulite. São vários os fatores apontados como os maus da fita…O nosso estilo de vida, a inatividade física, o carro, as hormonas e a alimentação…Mas, a celulite é muito mais para além de tudo o que se falou. (Nuno Noronha)

  • Doença coronária continua a ceifar vidas

    As doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 40% das mortes em Portugal. Evite os maus hábitos que podem aumentar o risco de vir a sofrer deste tipo de patologias (Prevenir)

  • Miomas uterinos: Como e quando tratar?

    Os miomas uterinos são os tumores pélvicos mais frequentes, afetando 60-70% da população feminina em geral e 25-40% das mulheres em idade reprodutiva. A sua causa é desconhecida, mas há fatores que podem influenciar o seu crescimento. (Nuno Noronha)

  • Não fique doente este inverno

    Febre, gripes, constipações, dores de garganta, otites, amigdalites, faringites… A lista é grande! Veja tudo o que precisa saber para não adoecer nos períodos de maior frio (Prevenir)

  • A epilepsia é mais do que ter crises

    A probabilidade de cada um de nós vir a ter uma crise epiléptica ao longo da sua vida é de 1 para 100. Em Portugal existem cerca de 50 a 60 mil pessoas com Epilepsia. Francisco Sales, Médico Neurologista e Presidente da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia, explica a doença e dá pistas sobre o caminho a percorrer para melhorar a vida dos doentes. (Nuno Noronha)

  • Como comprar medicamentos na internet com segurança

    Existem milhares de fármacos à distância de um simples clique. A contrafação é um dos principais riscos mas está longe de ser o único. Veja algumas das indicações essenciais que deve sempre seguir (Prevenir)

  • 7 regras que o vão ajudar a viver até aos 100 anos

    Muitos especialistas acreditam que, num futuro próximo, será comum atingir a barreira dos 120 anos. Saiba o que pode fazer para concretizar este objetivo (Prevenir)

  • O testemunho de quem sofre de epilepsia

    Uma convulsão após uma queda em bebé foi o primeiro sinal de alarme. Conheça a história de Salomé Oliveira que cresceu com esta doença neurológica que atinge cerca de 60.000 portugueses (Prevenir)

  • O momento em que o cancro rouba (quase) tudo

    Sofia Lisboa, antiga vocalista dos Silence 4, tinha tudo o que desejava mas, em menos de nada, a doença empurrou-a para uma longa batalha que conseguiu vencer (Prevenir)

  • O cancro que é caracterizado pelo crescimento rápido de linfoblastos

    A leucemia linfoblástica aguda é uma doença maligna que atinge os glóbulos brancos. Saiba quais são os sintomas e os fatores de risco que a podem potenciar (Prevenir)

  • Epilepsia à lupa

    Cerca de 60.000 portugueses sofrem desta doença neurológica provocada por uma lesão cerebral que, nos casos mais graves, pode conduzir a um AVC. Veja todos os sintomas a que deve estar atento (Prevenir)

  • Luta contra o cancro é uma batalha difícil que pode ser vencida

    Cerca de 25% da população portuguesa já sofre ou pode vir a sofrer da doença. Apesar da mortalidade ainda ser elevada e do número de casos estar a aumentar, nem tudo são más notícias (Prevenir)

  • Síndrome de Morquio tipo A

    De origem genética, esta doença muito rara, que pertence ao grupo dos distúrbios de armazenamento de mucopolissacarídeos, não tem cura. Em Portugal afeta 15 pessoas (Prevenir)

  • Médicos que acreditam em medicinas alternativas

    Portugal é dos poucos países com legislação que valoriza sete terapêuticas não convencionais. Saiba quais são e conheça a opinião de especialistas que a recomendam (Prevenir)

  • Para que servem os lábios?

    Os pássaros vivem bem sem eles, as tartarugas têm-nos bastante rígidos, nos peixes nem vê-los... Embora a maioria dos mamíferos tenha lábios, o ser humano é o único animal a tê-los voltados para fora. Mas afinal servem para alguma coisa? (Nuno Noronha)

  • Clisteres em casa

    O clister ou o enema é uma técnica que se utiliza para lavagem do cólon e que constitui uma técnica importantíssima nos programas de desintoxicação naturais com o objetivo de melhorar notavelmente a sua saúde. (Nuno Noronha)

  • Aftas associadas a carências vitamínicas

    As explicações e as soluções da ciência para um tipo de lesão que já afetou mais de metade da população mundial. Aprenda a defender-se (Prevenir)

  • 10 conselhos para ouvir melhor em 2015

    Ano novo, audição melhorada! É este o objetivo da GAES – Centros Auditivos, que entra no espírito das promessas típicas de Janeiro e propõe um conjunto de resoluções auditivas que prometem melhorar a audição. (Nuno Noronha)

  • 6 ideias feitas sobre o sistema imunitário que importa descodificar

    Pusemos à prova algumas crenças que muita gente ainda tem como verdadeiras. Confira já se resistiram ao conhecimento científico (Prevenir)

  • Há cada vez mais casos de cancro do pâncreas

    Cancro do pâncreas é uma das neoplasias que tem vindo a aumentar desde 2002. Ana Castro, médica especialista em Oncologia, alerta que é necessário mais investimento na prevenção. (Nuno Noronha)

  • 8 questões de saúde que nunca ousou colocar

    Existem questões que, por medo, falta de coragem ou vergonha, muitas pessoas têm medo de colocar. Especialistas respondem a interrogações que também podem ser as suas (Prevenir)

  • O que é o HPV?

    Os vírus de alto risco 16 e 18 são os mais prevalecentes e os mais agressivos. (Germano de Sousa)

  • HPV e cancro do colo do útero

    A formação de verrugas é a manifestação mais característica e frequente da infeção por HPV. (Germano de Sousa)

  • Em que consiste a vacina do HPV?

    Em Portugal são diagnosticados anualmente 900 casos de cancro do colo do útero. Mas existe uma vacina que pode ajudar a prevenir o aparecimento deste tipo de tumores. (Germano de Sousa)

  • Como é feito o rastreio e o diagnóstico do HPV?

    O teste para o despiste do HPV envolve técnicas biologia molecular. (Germano de Sousa)

  • Mioma uterino

    A sua maior incidência situa-se na faixa etária entre os 40 e os 50 anos. Saiba mais sobre este tumor benigno com Fernanda Águas, Médica Especialista em Ginecologia. (Nuno Noronha)

  • Os miomas uterinos e a incontinência urinária: Que relação?

    A incontinência urinária poderá resultar da pressão de um mioma uterino de maiores dimensões sobre a bexiga. (Nuno Noronha)

  • A bactéria Helicobacter Pylori e as suas consequências nas doenças do estômago

    A Helicobacter Pylori é uma bactéria que se instala no estômago ou nos intestinos e pode originar uma inflamação e desencadear complicações graves, como ulceras gástricas ou intestinais ou mesmo tumores (Germano de Sousa)

  • Anti-hipertensores versus pílula

    As mulheres hipertensas que tenham de recorrer a fármacos preventivos devem medir a tensão arterial um mês após o início da toma. Saiba porquê (Prevenir)

  • Andar a pé é mesmo o melhor remédio

    A opinião da comunidade médica é consensual: o exercício físico é essencial para a saúde e a marcha é, à partida, a atividade mais recomendável para qualquer pessoa, visto não apresentar normalmente quaisquer contra-indicações. (Nuno Noronha)

    Sabe tudo sobre gripe?

    A gripe sazonal é um vírus infeccioso que se propaga muito facilmente. Existem três tipos: a A, a B e a C, sendo que a A é a mais perigosa e a responsável por grandes pandemias. (SAPO Lifestyle)

  • Os benefícios da zooterapia

    O potencial terapêutico do contacto com os animais há muito que é reconhecido e até recomendado por especialistas. Veja a ajuda que cães, cavalos, burros e até pássaros e golfinhos podem dar (Prevenir)

  • Sites de saúde e aplicações móveis a guardar na pasta dos favoritos

    Há cada vez mais gente a recorrer a sites e aplicações de saúde para dispositivos móveis. Nem todos são bons mas alguns valem a pena. Saiba já quais são (Prevenir)

  • Partilha de experiências entre médicos e doentes

    Existem vantagens na troca de informações mas também existem aspetos negativos que devem ser prevenidos e acautelados. Veja o que defende um psicoterapeuta português (Prevenir)

  • Doenças do Estômago: Teste de Yersinia

    O grande número de bactérias que entra no corpo humano através dos alimentos torna-se inofensivo durante o processo digestivo. No entanto, se estas sobreviverem no organismo podem originar lesões e doenças, como é o caso da bactéria Yersinia Enterocolítica. (Nuno Noronha)

  • Proteja o seu rosto do frio e combata os sintomas da Rosácea

    O inverno representa um dos maiores inimigos para quem sofre de rosácea. O frio extremo e as grandes diferenças de temperatura causam um aumento do fluxo sanguíneo no rosto, resultando no agravamento da vermelhidão facial. (SAPO Lifestyle)

    Super saudável o ano inteiro

    Inclua os exames e consultas médicas essenciais na sua agenda. Saiba quais são os verdadeiramente imprescindíveis e qual a melhor altura para os fazer (Prevenir)

  • Medicação pode afetar a temperatura do organismo

    Alguns fármacos e algumas doenças fazem com que algumas pessoas sintam ainda mais frio nos meses mais rigorosos. Roupa térmica e uma alimentação rica em líquidos ajudam a manter o calor (Prevenir)

    Alimentos que tratam doenças

    A Doutrina das Assinaturas defende que a forma dos vegetais e frutas, idêntica a determinado órgão do corpo, define os benefícios que podemos tirar deles (Mood)

  • Médico ortopedista revela lista de cuidados a ter com o calçado no início do ano

    Usar menos e variar no tipo de salto evita lesões na coluna (Susana Krauss)