Sabia que as células do nosso ouvido também dançam?

    A música é uma das artes que mais nos toca e que mais paixões desperta. E quando a ouvimos, as reações desencadeiam-se até a nível celular. (Nuno Noronha)

  • Teste a saúde do seu coração em menos de nada

    Uma avaliação que demora apenas um minuto pode indiciar se o seu músculo cardíaco está em esforço e se necessita de vigilância médica. Veja como deve proceder (Prevenir)

  • Comportamentos que ajudam a combater a asma e a rinite alérgica

    Muitos portugueses sofrem com doenças alérgicas. Apesar de não terem cura, podem ser minimizadas. Saiba como, com os conselhos do imuno-alergologista Morais de Almeida (Prevenir)

  • Como identificar os diferentes tipos de melanoma

    Nos homens, tendem a surgir mais no tronco, nas costas, na cabeça e no pescoço. Nas mulheres, aparecem tendencialmente nas pernas e no tronco. Saiba quais são os fatores de risco que deve controlar (Prevenir)

  • Quais são as novas medidas para combater o cancro de pele?

    A incidência dos vários tipos de cancros de pele tem aumentado em todo o mundo, estimando-se que em Portugal, em 2015, sejam diagnosticados mais de 12.000 novos casos, dos quais 1.000 serão melanomas. Estes números poderão ser mais altos pela provável subnotificação, sobretudo de carcinomas basocelulares e espinocelulares. A opinião de Osvaldo Correia, médico dermatologista e secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC). (Nuno Noronha)

  • Tratar a rosácea em 5 passos

    Desde os tempos de Shakespeare e Chaucer, os sinais característicos de rosácea (eritema e nariz mais volumoso) têm assumido uma conotação social depreciativa, constituindo a imagem típica do alcoólico, que se mantém ainda nos dias de hoje, mesmo que erradamente. Um artigo de Maria João Cruz, Médica Dermatologista. (Nuno Noronha)

  • Melanoma atinge 30 novas pessoas por dia

    As melhores técnicas para prevenir e combater um tipo de cancro que soma anualmente 9.000 novos casos. A probabilidade de vir a sofrer da doença aumenta com a idade (Prevenir)

  • Dois antioxidantes que protegem o coração

    Uma investigação sueca descobriu que a ação combinada de coenzima Q10 e selénio melhora a saúde cardiovascular. Mas é preciso um estudo maior para validar a informação… (Prevenir)

  • O que é a Síndrome de Sjögren?

    A Síndrome de Sjögren Primária (SSP) é uma doença inflamatória crónica, na qual o sistema imunitário, que tem como função proteger-nos de ameaças exteriores, ataca e danifica órgãos e estruturas do próprio organismo. (Nuno Noronha)

  • O que está a mudar no tratamento das doenças alérgicas

    Ainda não existe cura para patologias inflamatórias como a asma e a rinite alérgica mas nos últimos anos surgiram no mercado vacinas anti-alérgicas e novos medicamentos biológicos (Prevenir)

  • Os marcadores serológicos no diagnóstico da doença celíaca

    A Doença Celíaca é uma doença subdiagnosticada. Estudos revelam uma prevalência de 1% da população, no entanto apenas 10 a 15% dos pacientes estão diagnosticados. É uma doença Autoimune e caracteriza-se pela intolerância imunológica aos resíduos de glutamina do glúten, originando uma inflamação crónica e atrofia das vilosidades do intestino delgado. (Germano de Sousa)

  • Toda a verdade sobre os antidepressivos

    Afinal, o que há de verdade sobre os efeitos deste tipo de fármacos? O médico psiquiatra Pedro Varandas esclarece (Saber Viver)

  • Reabilitação cardíaca: o que é e para que serve?

    Já teve um enfarte? Sofre de insuficiência cardíaca? Foi operado ao coração? Muitos serão aqueles que responderão afirmativamente. Mas muitos não sabem que existe uma forma de melhorar a saúde do coração: a reabilitação cardíaca. (Nuno Noronha)

  • 5 verdades e mitos sobre o sistema imunitário

    Pusemos à prova cinco ideias que muitos têm como um dogma. Confira se resistem ao conhecimento científico e se estão por detrás de alguns erros que poderá estar a cometer (Prevenir)

  • É possível engravidar depois de ter cancro?

    As recomendações internacionais preconizam que todos os doentes oncológicos em idade reprodutiva devem ser informados sobre o risco de infertilidade e sobre as alternativas para preservar a sua fertilidade antes de iniciarem qualquer tratamento oncológico com possível efeito deletério da fertilidade. O que é possível fazer para ter um filho depois da doença? (Nuno Noronha)

  • Dermite atópica afeta 10% das crianças em Portugal

    A dermite atópica (DA) é a doença de pele de curso crónico mais frequente da criança, estimando-se uma prevalência de 10% até 20% neste grupo etário, embora também afete adultos. (Nuno Noronha)

  • A intolerância ao glúten e a doença celíaca

    A doença celíaca, também conhecida como enteropatia glúten-sensível é um caso de doença autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos. (Germano de Sousa)

  • Aspirina contra o cancro

    Já era reconhecido como protetor contra eventos cardiovasculares. Estudos internacionais asseguram que também combate o cancro do intestino (Prevenir)

  • A ciática

    A rubrica Osteopatia na Idade Maior, por Tiago Ramos, dedica-se agora a uma queixa comum que pode causar muito desconforto e ser até debilitante. Veja o que diz o nosso especialista! (Retratos Contados)

  • Hemofilia não impediu Alex Dowsett de ser atleta olímpico

    É um dos ciclistas mais promissores da britânica Movie Star e tem servido de exemplo a outros jovens portadores da doença. Conheça o seu percurso (Prevenir)

  • O que sabe sobre a sua voz?

    A voz é o meio de comunicação mais utilizado pelo Homem para interagir nas diferentes esferas sociais, profissionais e pessoais. Desta forma, o aparecimento de uma alteração vocal pode alterar significativamente a qualidade de vida de um indivíduo. (Speech Care)

  • 8 dicas que ajudam a melhorar a tensão arterial

    Mais de um quinto da população portuguesa apresenta problemas de hipertensão. Para os evitar, siga os conselhos da nutricionista Joana Nogueira (Prevenir)

  • Sim, a voz importa

    Logo nos primeiros instantes de vida, anunciamos a nossa chegada com um vigoroso choro, que rapidamente se traduz nas sonoras gargalhadas de quem nos espera. Crescemos e comunicamos a cada momento, recorrendo, também, à voz. O Dia Mundial da Voz comemora-se a 16 de abril. (Speech Care)

  • Qual é o impacto da bexiga hiperativa no dia a dia?

    O síndrome da bexiga hiperativa compreende a conjugação de três sintomas: vontade súbita e irreprimível de urinar, aumento da frequência de micções durante o dia e aumento do número de vezes que se acorda com vontade de urinar. (Nuno Noronha)

  • As consequências da doença renal crónica

    A perda da função renal no organismo pode conduzir a situações de hipertensão, hemorragias, infeções e a alterações do metabolismo fósforo-cálcio. Mas a lista não se fica por aqui (Prevenir)

  • Proteja a sua voz

    Gritar, tossir e pigarrear são alguns dos fatores que podem prejudicar e alterar as cordas vocais. Mas falar muito também. Saiba por que deve (mesmo) ter cuidado com elas (Saber Viver)

  • Sente-se permanentemente cansado?

    Um estudo da Universidade de Estocolmo, na Suécia, garante que não existe qualquer relação entre cansaço e falta de descanso. Descubra, então, o que pode ser (Prevenir)

  • Obesidade infantil é um problema de saúde pública com consequências no futuro

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a obesidade como uma doença crónica, em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde. Considerada a epidemia do século XXI, estima-se que a obesidade atinja cerca de 50% da população mundial em 2025 se nada se fizer para combatê-la. (Nuno Noronha)

  • Porque é que os homens não tomam a pílula?

    O método de contraceção masculino mais utilizado é o preservativo. (Nuno Noronha)

  • A enurese noturna em tempo de férias

    Enurese é a perda involuntária de urina durante o sono de uma criança com 5 ou mais anos. Um artigo completo sobre as causas e o tratamento assinado pelo médico pediatra Jorge Marcelino. (Nuno Noronha)

  • Porque deve baixar o som dos seus headphones?

    10 milhões de jovens europeus correm risco de sofrer perda auditiva precoce sobretudo devido à exposição elevada à poluição sonora. (Nuno Noronha)

  • A doença que se manifesta quando o sangue não coagula

    Uma em cada dez mil pessoas nasce com hemofilia, uma doença rara, que se traduz num distúrbio hemorrágico crónico, de transmissão genética (Prevenir)

  • Artrite Reumatoide pode roubar tempo e qualidade de vida

    Comemora-se no dia 5 de abril, domingo, o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide. Em Portugal 70 mil pessoas sofrem desta doença que pode causar uma diminuição de dez anos na esperança média de vida, se não tratada adequadamente. (Nuno Noronha)

  • Tratamento fitoterapêutico do herpes simplex

    Da prevenção ao tratamento. (Na Cozinha Com)

  • Fumadores têm 13 vezes mais probabilidades de morrer de DPOC

    A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma doença crónica e progressiva. É a quinta causa de morte em Portugal, afetando 14,2% da população portuguesa com mais de 40 anos. (Nuno Noronha)

  • Medicamentos anticoagulantes possibilitam evitar AVC

    O AVC é uma das principais causas de mortalidade em Portugal, com uma taxa de 200 mortes em cada cem mil habitantes. É ainda responsável pelo internamento de mais de 25 mil doentes por ano e por incapacidade permanente em 50 por cento dos sobreviventes. (Nuno Noronha)

  • Novos tratamentos para a artrite

    Conheça os métodos inovadores que os médicos estão a utilizar para tratar uma doença que atinge cerca de 1% da população mundial e que já conseguiram curar... em ratos! (Prevenir)

  • Transplantação Renal

    No nosso país, o número de transplantes renais nos dois últimos foi de cerca de 430, isto é, 43 por milhão de habitante (pmh), o que sendo escasso para as necessidades nos coloca nos 5 primeiros lugares a nível europeu (Nuno Noronha)

  • Prevenção é (mesmo) o melhor remédio para poupar nas despesas com a saúde

    É uma frase feita muito batida mas não poderia ser mais sintomática. Veja o que pode fazer para reduzir uma fatura que tende a ser pesada e que pode facilmente ser evitada (Prevenir)

  • O que é preciso para ter uns dentes alinhados desde cedo?

    Atentos às deformações craniofaciais adquiridas, ou seja não genéticas, estão os estudos da ciência da Medicina atentos às deformações craniofaciais.
 A profilaxia para estas anomalias, tem de se iniciar após o nascimento da criança.
 (Nuno Noronha)

  • Estamos a ficar com pescoço de SMS

    O uso excessivo de telemóveis, smartphones e tablets está a afetar a cervical de muitos portugueses. A coluna das crianças também está a ser prejudicada (Prevenir)

  • Como prevenir cálculos renais

    As doenças dos rins afetam o dia a dia de cerca de 800.000 portugueses. Saiba o que pode fazer para impedir a formação de pedras e cálculos (Prevenir)

  • Os problemas da polimedicação

    Toma vários medicamentos ao mesmo tempo? Veja os cuidados que tem que ter para proteger a sua saúde e evitar complicações futuras (Prevenir)

  • Ligação entre o ar condicionado e as alergias

    Tosse, espirros, dores de cabeça e irritação nos olhos são alguns dos sintomas que as pessoas têm ao entrar em ambientes climatizados. Saiba porquê e como evitá-los. (Strazzera)

  • Visão (mais) apurada

    As cataratas, o glaucoma e a degenerescência macular são as principais patologias oftalmológicas de que se deve defender ou que, em contrapartida, pode contra-atacar. Saiba como! (Prevenir)

  • Ponha fim à incontinência urinária

    Saiba como prevenir e resolver um problema que afeta milhões de mulheres e que continua a ser um forte motivo de embaraço. Embora em menor escala, também atinge a população masculina (Saber Viver)

  • Guia de prevenção da doença renal crónica

    Aprenda a preveni-la e, assim, a defender-se das complicações a longo prazo. Antecipe-se aos sintomas e proteja-se de uma doença que mata anualmente cerca de 2.500 pessoas em Portugal (Prevenir)

  • A trilogia da dor

    Cada vez é mais frequente ver-se nos consultórios médicos e dentários pacientes em consulta devido a dores na face por razões inexplicáveis. (Nuno Noronha)

  • Escrever é bom para o intestino

    Os resultados de um estudo norte-americano sugerem que transpor pensamentos e vivencias para o papel potencia o tratamento de colites (Prevenir)

  • A saúde mental é um estado de bem-estar

    É conseguirmos pôr em prática as nossas capacidades, fazer face ao stress da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a comunidade em que estamos inseridos, tal como a Organização Mundial de Saúde (OMS) nos propõe. É estarmos bem connosco e com os outros (Pin)

  • Ainda não existe cura mas investigação no campo da hemofilia continua ativa

    Comunidade científica aposta nos concentrados recombinantes com ação prolongada como alternativa profilática (Prevenir)

  • A importância da ventilação não-invasiva na Esclerose Lateral Amiotrófica

    O tema Esclerose lateral Amiotrófica (ELA) tem sido alvo de uma atenção acrescida por parte dos media nacionais e estrangeiros. Dos “Banhos Gelados” no princípio do ano transato, à atribuição recente de um Óscar ao ator que representou o papel de Stephen Hawkins, associaram-se inúmeras figuras de relevo, ligados ao mundo do espetáculo, das artes, da cultura e da ciência, bem conhecidas do público em geral. (Nuno Noronha)

  • Como evitar lesões durante a corrida?

    Em Portugal, atualmente há cada vez mais pessoas a correr regularmente. Um bom indicador é o número de provas que se sucedem pelo país, movimentando centenas ou milhares de participantes. Se passou do sofá para maratonas em menos de um ano, leia este artigo antes de se desafiar em provas de fim-de-semana. (Nuno Noronha)

  • Plantas antigripe que podem ser utilizadas como prevenção ou como tratamento

    A resposta da naturopatia aos fármacos que os médicos prescrevem para combater esta doença infecciosa que anualmente mata mais de um milhar de pessoas em Portugal (Prevenir)

  • Qual o impacto dos miomas uterinos na vida sexual das mulheres?

    Os miomas uterinos são das patologias femininas mais frequentes, afetando mais de 60% das mulheres. A maioria dos miomas são assintomáticos, não interferem com a sexualidade e não necessitam de tratamento. (Nuno Noronha)

  • Evite dificuldades no tratamento da apneia do sono

    Se utiliza, ou conhece alguém que utiliza, um CPAP (acrónimo do inglês “Continuous Positive Airway Pressure” ou pressão positiva contínua na via aérea, em português) ou um auto-CPAP, este texto é definitivamente para si. (Nuno Noronha)

  • Clostridium difficile: Uma grave infeção hospitalar

    O Clostridium difficile (Cdiff) é uma bactéria que existe no intestino dos humanos e de outros animais, sendo eliminada nas fezes, pelo que também existe no solo. Porque não precisa de oxigénio para viver, faz parte das bactérias anaeróbicas. Geralmente não causa doença. (Nuno Noronha)

  • A celulite é um problema muito além da imagem

    É usual ouvirmos que na geração das nossas mães não existia celulite. São vários os fatores apontados como os maus da fita…O nosso estilo de vida, a inatividade física, o carro, as hormonas e a alimentação…Mas, a celulite é muito mais para além de tudo o que se falou. (Nuno Noronha)

  • Doença coronária continua a ceifar vidas

    As doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 40% das mortes em Portugal. Evite os maus hábitos que podem aumentar o risco de vir a sofrer deste tipo de patologias (Prevenir)

  • Miomas uterinos: Como e quando tratar?

    Os miomas uterinos são os tumores pélvicos mais frequentes, afetando 60-70% da população feminina em geral e 25-40% das mulheres em idade reprodutiva. A sua causa é desconhecida, mas há fatores que podem influenciar o seu crescimento. (Nuno Noronha)