• Como proteger a nossa pele da exposição solar?

    A pele é o órgão mais sensível do nosso corpo e, como tal, deve ser protegido e cuidado durante todo o ano.

  • Stress laboral muito elevado em Portugal

    Sente-se exausto? Poderá sofrer de stress laboral. É uma patologia quem tem vindo a aumentar em Portugal.

  • Os subtipos de cancro da mama mais alarmantes

    O hormodependente é o mais frequente mas está longe de ser o mais agressivo. As portuguesas são das que mais sobrevivem à doença mas ainda há razões para alarme.

  • Faça isto para o cancro da mama não voltar

    Um grupo de investigadores internacionais reviu 67 artigos científicos e chegou a uma conclusão surpreendente que promete melhorar a vida de milhões de mulheres em todo o mundo.

  • Está a tomar antidepressivos?

    Se sim, tenha cuidado com o que ingere. Saiba que alimentos e plantas, aparentemente inofensivos, podem interferir na ação destes medicamentos.

  • As doenças que a osteopatia trata

    Os benefícios desta terapia natural para a saúde são muitos. Conheça as técnicas osteopáticas que os especialistas mais usam e os principais problemas e doenças que procuram curar.

  • Para que serve a medicina do trabalho?

    Se pensa que a consulta desta especialidade médica apenas serve interesses da empresa onde trabalha, tem mesmo de ler este artigo. Na verdade, ela foi também criada a pensar em si!

  • Melanoma atinge 30 novas pessoas por dia

    As melhores técnicas para prevenir e combater um tipo de cancro que soma anualmente 9.000 novos casos. A probabilidade de vir a sofrer da doença aumenta com a idade.

  • Aprenda a defender-se da prisão de ventre

    Sensação de inchaço abdominal e dores nas costas são dois dos sintomas mais comuns. Saiba como evitar esta perturbação, que afeta milhares de portugueses com regularidade.

  • Artrite Reumatoide: Como é feito o diagnóstico?

    Sendo uma doença autoimune, o diagnóstico precoce da Artrite Reumatoide é de extrema importância. As explicações são da médica Maria José Rego de Sousa.

  • 6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

    Para os iniciantes, curiosos e interessados, aqui ficam algumas perguntas e respostas em relação à doação de sangue. As explicações são do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

  • Como um beijo pode disseminar doenças sexualmente transmissíveis

    A maioria das pessoas conhece de uma forma geral as formas de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis, distinguindo doenças mais contagiosas que outras.

  • Quer poupar dinheiro e ter mais saúde? Faça exercício!

    A American Heart Association recomenda a prática de, pelo menos, meia hora de exercício aeróbico moderado a intenso para conseguir reduzir as suas despesas em mais de 2.000 euros.

  • Seis milhões de portugueses são vítimas de ruído excessivo

    O problema afeta mais de 60% da população nacional mas há formas de o minimizar. Pedro Paiva, especialista em audiologia, ensina a lidar com a situação de forma preventiva.

  • Que tipo de mancha é a sua?

    Podem ter várias formas, cores, texturas e causas. Todas são uma hiperpigmentação da pele com um inimigo em comum, o sol. Descubra qual a natureza da(s) sua(s) e quais as melhores formas de as eliminar.

  • Tem as pupilas dilatadas?

    Os seus olhos dizem muito sobre si, por isso conheça as 7 respostas a esta questão e perceba qual delas pode ser o seu caso.

  • Poluição do ar dentro dos carros é mais nociva para as crianças do que a exterior

    O alerta é dado por David King, cientista e consultor do governo britânico. Os automóveis são «caixas acumuladoras de gases tóxicos», assegura o especialista.

  • Sofre de alergias respiratórias?

    As bruscas mudanças climáticas, o pólen, entre outros, contribuem para o surgimento e desenvolvimento de crises alérgicas que, na maioria das vezes são herdadas, mas também podem ser desencadeadas por fatores externos.

  • O que é que a osteopatia integral faz?

    Hérnias discais, zumbidos e encefalias crónicas são alguns dos problemas que esta medicina alternativa alivia. João Paulo Santos Silva, osteopata desde 2000, fala dos métodos que utiliza para o conseguir.

  • Como garantir qualidade de vida durante o tratamento do cancro?

    Em Portugal, milhares de pessoas são diagnosticadas, todos os anos, com cancro. Torna-se, por isso, impreterível dar especial atenção à qualidade de vida da pessoa com doença oncológica durante o processo de tratamento. Um artigo da enfermeira especialista em oncologia Sara Torcato Parreira.

  • Fibrilhação auricular e AVC. Qual a relação?

    A fibrilhação auricular é o mais frequente tipo de arritmia cardíaca no nosso país e está associada a uma elevada mortalidade. Quinze a 20% das pessoas com AVC tem esta arritmia e, por outro lado, quem sofre de fibrilhação auricular tem um risco 5 vezes superior de ter um AVC. As explicações são de Miguel Castelo-Branco, especialista de Medicina Interna e membro da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC).

    O copo menstrual é seguro? Ginecologista tira todas as teimas

    O copo menstrual é um dispositivo utilizável durante o período menstrual. É uma alternativa simples, prática, higiénica e económica aos absorventes íntimos. Fomos saber o que pensa a médica ginecologista Daniela Sobral.

  • Células do sangue do cordão umbilical expandidas aumentam a qualidade de vida dos doentes transplantados

    Um grupo de investigadores publicou um estudo para avaliar o impacto da utilização de células do sangue do cordão umbilical expandidas na qualidade de vida dos doentes no pós-transplante. As explicações são de Alexandra Machado, Diretora Médica da Crioestaminal.

  • No rescaldo de uma catástrofe. O que é o stresse pós-traumático?

    O "stresse pós-traumático" é uma a perturbação que pode estabelecer-se após catástrofes como o incêndio de Pedrógão Grande. As explicações são do professor doutor Diogo Telles Correia, médico psiquiatra e psicoterapeuta.

  • Artrite reumatoide, uma doença autoimune sistémica

    A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune sistémica, crónica e progressiva de etiologia ainda desconhecida. As explicações são da médica Maria José Rego de Sousa.

  • Música que acalma e canções que curam

    Cantar, dançar ou simplesmente ouvir temas musicais pode fazer muito pela sua saúde. Muitos especialistas já recorrem a sons calmos e vibrantes para aliviar a dor e suavizar o sofrimento.

  • Miopia é a (nova) epidemia do século XXI

    Afeta cerca de metade dos jovens adultos dos EUA e da Europa, valores que representam o dobro dos de há 50 anos, revela um novo estudo. A culpa é também da nossa relação com as novas tecnologias.

  • Guia do cuidador. Sabe com o que se deve preocupar na assistência ao idoso?

    No Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa importa salientar que a sociedade está a envelhecer a um ritmo acelerado. Em 2025 existirão cerca de 1,2 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos. Já dizia o poeta Hermann Melville, saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria e um dos capítulos mais difíceis na grande arte de viver.

  • 3 doenças que (ainda) continuam a ser um assunto tabu

    Por detrás de algumas patologias ou de simples sintomas, esconde-se muitas vezes o estigma e a vergonha. Saiba como atuar perante problemas de saúde que têm um nome que (quase) nem ousamos dizer.

  • Se eliminarmos a parte bolorenta de um alimento, é seguro comê-lo?

    Será que vale a pena arriscar? Zélia Santos, presidente da Associação Portuguesa de Dietistas, esclarece esta dúvida. Uma interrogação muito comum.

  • O sarampo voltou

    Desde o início do ano já foram confirmados cerca de 30 casos em mais de 150 notificações. As autoridades dizem que a atividade epidémica «está controlada». Temos razões para nos preocuparmos?

  • Proteína do sangue do cordão umbilical potencia aprendizagem e memória

    O plasma do sangue do cordão umbilical produz efeitos positivos ao nível da memória e da aprendizagem em modelo animal e, mais interessante ainda, contém uma proteína que, administrada sozinha, produz efeitos benéficos muito semelhantes aos do plasma do sangue do cordão umbilical. As explicações são da investigadora Bruna Moreira.

  • Os sintomas e vários tipos de cancro do pâncreas

    Os sintomas da doença dependem do subtipo de cancro, da sua extensão e da sua localização no órgão. Um artigo do médico João Ribeiro, especialista em Medicina Interna e Oncologia Médica.

    Esclerose Múltipla: Os sintomas de uma doença que ainda é um mistério

    A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central e que surge entre os 20 e os 40 anos de idade. As suas causas são ainda desconhecidas. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 casos da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde.

  • «Os hobbies atuam como ansiolíticos»

    O que é preciso para nos libertarmos da ansiedade que nos impede de sermos saudáveis e felizes? Enrique Rojas, um dos mais reputados psiquiatras espanhóis, partilha o que décadas de prática clínica lhe ensinaram.

  • Tenho a vacina do tétano em atraso. Que riscos corro?

    Tiago Maricoto, médico de família na USF Aveiro-Aradas e membro da direção nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, responde à pergunta.

  • Será da tiroide?

    O cansaço, as oscilações de peso e a queda de cabelo são muitas vezes, erradamente, associados à depressão, à gravidez ou à menopausa, afetando a vida de mais de um milhão.

  • Sabia que o tabaco pode provocar mais de 50 doenças diferentes?

    O consumo de tabaco continua a ser o maior fator de risco prevenível na União Europeia, sendo responsável por 700.000 mortes em cada ano. Leia o artigo escrito pelo médico pneumologista António Carvalheira Santos.

  • Opinião: Ajudar os portugueses a respirarmelhor.pt

    Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, fibrose Pulmonar, fibrose Quística, asma... Encontrar informação genérica, simples e objetiva sobre estas doenças pode ser um verdadeiro desafio. Conheça os conselhos do médico pneumologista António Carvalheira Santos.

  • A génese de uma doença autoimune

    O sistema imunitário divide-se em duas categorias: imunidade inata e adquirida. O sistema imune inato é composto por um conjunto de proteínas e recetores primitivos que defendem e ajudam as células do sistema imune adquirido e é a primeira linha de defesa do organismo.

  • Por que chamam à ulmária a aspirina dos boticários?

    Esta planta tornou-se célebre em 1838, quando foi feito o isolamento do ácido salicílico nela contido, que mais tarde foi sintetizado para constituir a base do famoso medicamento.

  • “The lost boys”: Síndrome de Asperger no adulto

    Quando penso nas Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), em particular na Síndrome de Asperger (i.e., SA), ocorre-me a estória de Peter Pan. Algumas pessoas com SA parecem ser tratadas como eternas crianças, pelo facto de o diagnóstico ter sido realizado durante a infância. No entanto, é possível diagnosticar uma PEA num adulto, ainda que as características mudem ao longo do ciclo de vida. Um texto do psicólogo clínico, Pedro Rodrigues.

  • As células estaminais na recuperação de lesões cerebrais provocadas por hipóxia-isquémia neonatal

    Os acidentes de hipóxia-isquémia (HI) surgem quando há irrigação sanguínea insuficiente para o cérebro (isquémia), causando um imediato défice no fornecimento de oxigénio às células (hipóxia). As explicações são de Bruna Moreira, investigadora da Crioestaminal.

  • Contraceção de emergência não tem impacto na fertilidade

    A contraceção é umas das áreas mais inovadoras e dinâmicas na saúde da mulher com a evolução dos conceitos e a criação de uma sociedade contracetiva. Desta forma promoveu um dos direitos fundamentais das mulheres/casais: liberdade e opção de escolha para viver de melhor forma a sua sexualidade. As explicações são do médico ginecologista Cláudio Rebelo.

    Vitamina D. Quem a deve tomar e porquê?

    O primeiro ano de vida é caracterizado por uma elevada velocidade de crescimento, a mais elevada de toda a trajetória da vida. Por consequência, é uma fase da vida em que a saúde em geral, o padrão de crescimento e o comportamento alimentar resultam em marcadas repercussões na saúde futura. As explicações são da médica Carla Rêgo, pediatra do Hospital CUF Porto.

  • Medicamentos sem receita médica são fármacos que não oferecem qualquer perigo?

    O uso de medicamentos de venda livre tem regras e, se mal usados ou tomados em exagero, envolvem riscos. Saiba quais são os maiores e veja o que pode fazer para se defender.

  • 10 perguntas importantes que deve fazer ao seu médico de família

    O êxito de uma consulta não depende apenas do especialista mas também da curiosidade de quem o procura. Veja as questões que deve colocar na sua próxima visita.

    Acha mesmo que dorme o suficiente? Faça este teste

    Acorda cansado ou acha que dorme o suficiente? Faça este teste rápido apresentado pelo terapeuta do sono Nathaniel Kleitman no documentário "The Truth About Sleep", transmitido pela BBC no início deste mês.

  • A saúde do coração e a sua relação com o exercício físico

    A inatividade física é um problema importante de saúde, calculando-se que um em cada cinco adultos seja inativo. Um artigo do médico cardiologista Victor Gil.