• A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e sua influência nas relações amorosas

    Alguns estudos ao longo do tempo nos têm mostrado que um indivíduo com uma PHDA tem quase o dobro da probabilidade de se divorciar, e outros mostram-nos ainda que cerca de 58% destas relações apresentam características clinicamente disfuncionais.

    Tensão pré-menstrual: Porque existe e como se pode eliminar?

    Algumas mulheres, na fase que antecede a menstruação, têm muitos sintomas que provocam uma diminuição na qualidade de vida e uma maior dificuldade em gerir o peso. Neste vídeo a Prof. Teresa Branco explica as causas hormonais que originam a tensão pré-menstrual e aconselha alterações do estilo de vida para aliviar ou eliminar a sintomatologia associada.

  • Os seus olhos estão a ficar cansados disto

    O tempo que passamos a olhar para o ecrã de um computador, tablet ou telemóvel pode provocar danos na visão. Saiba o que pode fazer para não piorar a situação.

  • Rosácea: pele mais protegida

    Não se sabe o que causa a rosácea mas é possível controlar os seus sintomas. Se não for tratada, pode agravar. Os cuidados com a pele, uma vez iniciados, são para toda a vida, diminuindo o desconforto e prevenindo o agravamento da rosácea.

  • Hipocondria: De uma simples dor a um tumor

    Ser hipocondríaco é viver numa angústia e sofrimento constante.

  • O que dizem as suas orelhas

    O corpo humano é, sem dúvida, algo maravilhoso. Tudo está interligado e pode dar-lhe indicações sobre o seu historial.

  • Incontinência urinária masculina

    Não é um exclusivo feminino. Sabia que um em cada 10 homens tem incontinência urinária em alguma fase da vida? Veja o que a provoca e saiba como pode ser superada.

  • Diagnóstico laboratorial do Mycoplasma genitalium

    A presença do Mycoplasma genitalium em doenças do aparelho reprodutor feminino e masculino tem sido comprovada em diversos casos clínicos. No caso de pacientes do sexo feminino tem sido associada a múltiplas complicações obstétricas incluindo infertilidade, aborto espontâneo, morbilidade neonatal e mortalidade perinatal.

  • Aprenda a ler o seu corpo

    O nosso corpo é dos melhores indicadores no que respeita à saúde, até porque nem sempre dói mesmo quando o problema está lá.

  • Como evitar as aftas

    As explicações e as soluções da ciência para este tipo de lesão oral que, segundo muitos especialistas, já afetou metade da população mundial.

  • Células estaminais como opção no tratamento da colite ulcerosa

    A colite ulcerosa é uma doença crónica que afeta cada vez mais pessoas entre os 15 e os 35 anos, que têm de aprender a enfrentar uma doença sem cura, com manifestações dolorosas e comprometedoras da qualidade de vida. As explicações são de Carla Cardoso, investigadora na área das células estaminais.

  • Demência e cuidados específicos

    O envelhecimento da população portuguesa é um assunto sobejamente discutido, na maior parte das vezes até sob a perspectiva das consequências económicas que acarreta, e que estão relacionadas como uma série de mudanças produzidas na nossa sociedade.

  • O que nos está a envelhecer

    Além do processo de oxidação, existem outros agentes que nos roubam a juventude. A maioria pode estar na origem de doenças como o cancro.

  • Crómio para que te quero

    Não é o elixir da magreza, mas ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

  • É possível evitar os sintomas da bexiga hiperativa?

    A bexiga hiperativa caracteriza-se por episódios de urgência urinária (desejo repentino e inadiável de urinar, com pouco ou nenhum tempo para chegar à casa de banho), geralmente acompanhada por número aumentado de micções durante o dia e também por uma ou mais micções durante a noite. Conheça as recomendações do médico urologista Ricardo Pereira e Silva.

  • Doenças do sistema urinário

    Os sintomas causados pelas perturbações do rim e das vias urinárias, variam consoante o tipo de perturbação e com a parte do sistema afetado.

  • Os cuidados a ter com os medicamentos para a tosse

    É uma resposta fisiológica do nosso organismo, importante para limpar as vias respiratórias. Em vez de a reprimir, é importante identificar e tratar a causa.

  • Comunicar não é uma opção é uma condição

    No dia-a-dia somos chamados a intervir em múltiplas situações e fazê-lo de forma adequada torna-se fundamental. Dessa forma, as perturbações da comunicação assumem-se como um "handicap" que interfere diretamente com a qualidade de vida das pessoas.

  • O uso prolongado de laxantes pode agravar a obstipação?

    A dúvida é comum a muitos portugueses, que recorrem a medicamentos para combater o problema. A especialista em farmácia Maria Augusta Soares esclarece esta questão.

  • O que a lúcia-lima pode fazer pela sua saúde e pelo seu sono

    Rica em óleos essenciais, esta planta relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas, agitação e insónias. Tem também uma ação anti-espasmódica, aliviando cólicas gastro-intestinais e dores menstruais.

  • Uma azia nunca vem só

    Saiba o que provoca e como prevenir o ardor digestivo.

  • Menstruação durante a gravidez?

    Nem sempre o sangramento significa que algo de errado se passa. No entanto, qualquer que seja a sua situação e fase de gestação, qualquer sangramento deverá ser comunicado ao seu ginecologista, bem como qualquer alteração que considere fora do vulgar.

  • Literacia em saúde dos portugueses continua a ser fraca

    Nasceu uma estratégia nacional para combater os baixos níveis de conhecimento sobre saúde da população. Porquê? Pacientes mais informados tornam-se mais saudáveis!

  • Diabetes tipo II: alguns aspetos a reter sobre os medicamentos

    A diabetes tipo II é o tipo mais comum de diabetes e pode ocorrer em qualquer idade. Resulta, na maioria dos casos, de estilos de vida pouco saudáveis (alimentação desequilibrada, rica em açúcares e inatividade física).

  • Medicamentos e Álcool: influências recíprocas

    O que acontece quando se bebe álcool e se está a tomar medicamentos?

  • Que produtos existem para o ajudar a deixar de fumar?

    Existem dois tipos de produtos de suporte: com ou sem nicotina.

  • Fadiga Crónica: conheça os sintomas

    A fadiga crónica tem um conjunto de sintomas que, manifestando-se em simultâneo e prolongadamente, permitem concluir que se está perante esta doença. Saiba quais são.

  • Os antidepressivos têm efeitos secundários?

    Os antidepressivos são medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central. Regulam o humor, quando este está negativo, contribuindo para melhorar o nível de vitalidade, energia, interesse e emoções.

    O que não devo dizer a uma pessoa com Alzheimer?

    Provavelmente não sabe, mas existem várias coisas que não deve dizer a uma pessoa com Doença de Alzheimer ou com outro tipo de demência. Saiba o quê. As recomendações são da neuropsicóloga Margarida Rebolo.

  • As propriedades terapêuticas das folhas de murta

    Além de facilitar a digestão, este arbusto tem uma ação expetorante e antissética do aparelho respiratório. Contém ainda taninos, úteis no combate às diarreias.

    É possível prevenir o Alzheimer?

    Os sintomas da doença podem confundir-se com o envelhecimento normal, mas o aparecimento de sinais de alarme deve motivar uma observação médica. Leia os esclarecimentos do médico neurologista José Vale.

  • Erros de quem toma a pílula

    Há alguns que podem comprometer a eficácia e outros podem ser prejudiciais à saúde. Saiba quais são para assim os evitar.

  • Cistite intersticial, a doença que causa muitas dores e vontade de urinar

    Também conhecida como síndrome da bexiga dolorosa, esta inflamação na bexiga causa dor e maior vontade de fazer xixi. Tratamento da doença, que atinge em 90% dos casos as mulheres, inclui mudança nos hábitos alimentares.

  • Como lidar com a ansiedade na adolescência?

    Todos sabemos que a adolescência é um período crítico, principalmente devido às mudanças físicas e biológicas e às novas adaptações psicológicas e sociais. Nesta fase, muitos adolescentes (se não quase todos) experienciam sensações nunca antes sentidas. Um deles é a ansiedade. Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão.

  • Sabia que a imunidade varia entre os sexos?

    Cada vez são efetuados mais estudos, que comprovam que a imunidade varia de sexo para sexo e não de pessoa para pessoa.

  • Ainda precisa de motivos para deixar de fumar?

    O risco de várias doenças potencialmente fatais aumenta com o consumo prolongado de tabaco. Conheça os benefícios da cessação tabágica.

  • 3 riscos que quem tem animais de estimação não pode correr

    É inevitável e quem tem mascotes sabe-o. Mas dar restos de comida a cães e gatos, dormir com eles ou beijá-los são comportamentos que podem comportar riscos.

  • Mycoplasma genitalium, uma infeção sexualmente transmissível assintomática

    A bactéria Mycoplasma genitalium é uma causa comum de uretrite no homem e de cervicite na mulher, sendo recentemente reconhecida como uma IST. Através do contacto sexual, pequenos organismos micoplásmicos são transferidos alojando-se no sistema reprodutor masculino e feminino.

    Ambliopia escondida

    Apesar da ambliopia, Rogério tem um currículo considerável em cinema, teatro e televisão. Nos castings não anuncia a incapacidade visual.

  • Pintarolas

    A varicela é uma infecção vírica caracterizada pelo aparecimento de "borbulhas" (tipicamente vesículas, com "cabeça de água").

  • Pare já de fazer isto se está menstruada

    Erros toda a gente comete, mas quando são sistemáticos podem ser prejudiciais à saúde.

  • O que mudou na cirurgia que corrige as orelhas de abano

    Para combater esta formação congénita, utilizam-se atualmente técnicas que não implicam um corte nem requerem internamento e também não deixam cicatrizes.

  • Neste Carnaval tenha cuidado com as cornetas

    Ruído elevado pode provocar perda de audição, zumbido, ansiedade e até depressão.

  • As maiores ameaças à saúde sexual feminina

    Existem patologias, tumores e infeções que condicionam, anualmente, a vida de milhões de mulheres. Conheça já os principais e saiba o que pode fazer para se proteger e para os evitar.

  • Os benefícios e a importância da fisioterapia

    A Fisioterapia é das ciências mais recentes na área da saúde, mas é também uma das ciências com maior desenvolvimento e onde se gera, a cada dia, mais e melhor conhecimento.

  • O "Hype" da água alcalina

    Sei que este artigo irá gerar alguma polémica, mas o tema em sí é polémico. Num altura que temos tantas figuras conhecidas ligadas à saúde a defender os “milagres” da água alcalina, temos também cada vez mais referências e cientistas a dizer o oposto. Um artigo de Miguel Figueiredo.

  • Diagnóstico da Bactéria Treponema pallidum na origem da Sífilis

    A Sífilis é uma infeção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum subespécie pallidum.

  • De que forma a dieta, o estilo de vida e o ambiente moderno afetam a nossa saúde?

    A dieta, o estilo de vida e o ambiente moderno afetam a expressão dos nossos genes, orgãos e sistemas, dando origem a disfunções físicas e emocionais. Porque adoecemos? Mas quais são essas patologias?

  • Nova esperança contra a depressão

    Os portugueses afetados por uma das formas mais graves de depressão podem vir a ter acesso a um tratamento inovador. Saiba o que é e como funciona a estimulação magnética transcraniana.

  • «O futuro da neurocirurgia é fazer com que seja desnecessária»

    Apesar de já estar reformado, continua a ser uma voz ativa. Entrevista a Henry Marsh, um dos mais famosos neurocirurgiões britânicos, autor do livro «Não Faças Mal».

  • Inovações que eliminam a toxicidade no tratamento do cancro

    Investigadores do MD Anderson Cancer Center, nos EUA, elogiam o ONT-380, inibidor do gene HER2. Mas esta não é a única descoberta científica neste campo a gerar expetativas.

  • A importância do diagnóstico atempado no tratamento da Malária

    A Malária é uma parasitose causada pelo protozoário intracelular Plasmodium e é transmitida ao ser humano pela picada do mosquito Anopheles. Existem quatro espécies de Plasmodium: Vivax, Falciparum, Ovale e Malariae. A espécie Vivax é a mais comum e a Falciparum a mais grave, sendo em determinados casos clínicos fatal.

  • Quanto tempo posso estar a trabalhar de forma ininterrupta ao computador?

    Um crescente número de portugueses passa mais de oito horas por dia com os olhos postos num ecrã. Um médico oftalmologista ajuda a prevenir problemas de visão.

  • Queratose pilar: sabe o que é?

    Fique a conhecer este distúrbio dermatológico que causa a chamada "chiken skin", caracterizada por manchas ásperas na pele.

  • Ir ao médico lá fora é (mesmo) melhor?

    Será que vale a pena atravessar fronteiras para tratar doenças como o cancro, a psoríase ou a obesidade? Conheça a opinião de alguns especialistas portugueses!

  • Comportamentos que ajudam a combater a asma e a rinite alérgica

    Muitos portugueses sofrem com doenças alérgicas. Apesar de não terem cura, podem ser minimizadas. Saiba como, com os conselhos do imuno-alergologista Morais de Almeida.

  • As 10 questões de saúde que todas as mulheres devem colocar

    Há informações que são determinantes. Confirme o que deve perguntar aos seus pais, ao médico de família e a si própria. Um guia que deverá ter sempre em mente.

  • O meu marido diz que ranjo os dentes durante o sono. Quais os riscos de o fazer?

    O bruxismo é uma patologia com origem no sistema nervoso central. João Caramês, especialista em implantologia, alerta para as consequências deste problema.

  • Alerta médico. Serão as mágicas máscaras negras assim tão mágicas?

    Proliferam no YouTube filmes com a receita mágica para ficar livre dos pontos negros. Parece simples: aplicar uma máscara feita de cola branca e pó de carvão, deixar secar e descolá-la da pele. Com ela virão os desagradáveis pontos negros. O carvão absorve os pontos negros e a cola penetra nos poros e, ao secar, arranca-os da pele. Fantástico, certo? Errado. As explicações de Leonor Girão, médica dermatologista.

  • A caracterização laboratorial e diagnóstico molecular da Sífilis

    Treponema pallidum é uma bactéria patogénica da ordem Spirochaetales e da família Treponemataceae que pode transmitir diferentes doenças ao ser humano, como a Sífilis, a Pinta ou a Bouba.