• O fim de todas as dúvidas que (ainda) pode ter sobre a pílula

    Hipertensão, retenção de líquidos, AVC... A lista de potenciais efeitos secundários associados à toma da pílula continua a suscitar preocupação. Será uma boa opção para si?

  • Hepatite A. Que vírus é este?

    O vírus da Hepatite A (VHA) é um vírus da família dos picornavírus e o seu genoma é constituído por uma cadeia simples de RNA. As explicações do médico patologista clínico Germano de Sousa.

  • Sabe o que é vulvovaginite?

    Também conhecida por vulvite ou vaginite, é um problema comum podendo surgir em mulheres de todas as idades.

  • Devo ter um seguro para doenças graves?

    Em Portugal, como no resto do mundo, são cada vez mais os casos de diagnóstico de patologias graves, como cancro e doenças cardiovasculares. Por isso pedimos ajuda a Nuno Costa, da MetLife Iberia, que nos ajuda a perceber as vantagens de um seguro específico para este tipo de patologias.

  • Remédios naturais eficazes contra quatro problemas que afetam toda a gente

    Insónias, flatulência, constipação e prisão de ventre. Em determinado momento das nossas vidas, todos somos vítimas deles. Mas existem soluções caseiras a que podemos recorrer para os combater.

  • As células estaminais no tratamento de queimaduras graves

    As queimaduras são lesões muito comuns que afetam milhões de pessoas anualmente. E as células estaminais podem ter um papel importante no seu tratamento. As explicações são da investigadora Bruna Moreira, da Crioestaminal.

  • Disidrose: saiba tudo sobre este problema de pele

    Fique a conhecer as causas e os sintomas deste eczema, que está associado a pequenas bolhas, que costumam surgir nas mãos e também nos pés.

  • O que é a pneumonia bilateral?

    A pneumonia bilateral é uma infeção respiratória grave que afeta ambos os pulmões provocando dificuldades respiratórias. No caso das infeções pelo vírus do sarampo, a pneumonia bilateral pode ser um dos problemas decorrentes.

  • O composto químico que pode travar a leucemia explicado pelo português que o descobriu

    Por ser mais raro, o subtipo desta doença «tem sido descurado», critica o investigador Bruno Silva-Santos, coordenador de um projeto que abre portas a novas soluções terapêuticas.

  • O essencial sobre os nebulizadores

    Conheça o que são e para que servem os nebulizadores.

  • Dermatite atópica: À flor da pele

    Quem tem dermatite atópica possui uma pele muito sensível e reativa, a exigir cuidados específicos.

  • Equinácea: A planta dos índios

    Descubra a equinácea, planta medicinal - que entre outros benefícios - ajuda a reforçar o sistema imunitário.

  • Proteja-se contra o sarampo

    Fique a conhecer melhor o sarampo, uma doença esquecida que volta agora a estar na ordem do dia.

    Ginecomastia afeta a autoestima do homem, mas tem solução

    A ginecomastia é uma neoplasia que se caracteriza pelo crescimento das mamas nos homens, um problema que afeta a autoestima. As explicações são da médica Ana Silva Guerra.

    De onde vem o sarampo e como posso proteger-me?

    O Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, afirma que existe “uma grande preocupação” com os últimos casos de sarampo registados em Portugal, porque a doença estava eliminada do país “devido a um programa eficaz” de vacinação. O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas, podendo evoluir gravemente.

  • Proteja a sua voz das ameaças que a podem calar

    Gritar, tossir e pigarrear são alguns dos fatores que podem prejudicar e alterar as cordas vocais. Mas falar muito também! Saiba por que deve (mesmo) ter cuidado com elas.

  • Higiene íntima – Para eles e para elas

    Mulheres e homens têm corpos diferentes. A anatomias distintas devem corresponder cuidados de higiene específicos.

  • Teranóstica. O que é e qual o seu papel na medicina de precisão?

    O cancro é uma doença genética causada por mutações no nosso ADN. Os últimos avanços já nos permitem identificar as alterações genéticas que ocorreram nas células malignas e, uma vez identificadas, perceber qual a causa e como devemos tratá-las. Um artigo de Luís Alvarez, doutorado em Ciências Biológicas.

  • Dermatite de contacto: Quando a pele reage ao toque

    Há produtos do dia a dia que quando entram em contacto com a pele podem causar irritação ou alergia, desencadeando a dermatite de contacto. O melhor remédio é mantê-los longe, evitando ao máximo o seu contacto com a pele.

  • A doença de pele que afeta 250.000 portugueses e que já é tratada com borras de café

    A psoríase, uma patologia crónica da epiderme, pode surgir em qualquer idade. Não é contagiosa, mas afeta a autoestima de quem exibe as marcas que deixa. Algumas das novas terapêuticas são, no mínimo, originais.

  • Alimentação e exercício no combate ao envelhecimento precoce

    Uma nutrição adequada é essencial não só para prevenir as doenças crónicas, como as cardiovasculares e alguns tipos de cancro, mas também no que respeita à saúde da pele.

  • Medidas para evitar as alergias primaveris

    A primavera pode ser sinónimo de alergias. Mas bastam algumas medidas simples para as evitar.

  • Hemofilia não impediu Alex Dowsett de ser atleta olímpico

    É um dos ciclistas mais promissores da britânica Movie Star e tem servido de exemplo a outros jovens portadores da doença. Conheça o seu percurso.

  • Ser mais forte do que o cancro da mama

    O artigo da revista Prevenir que ganhou o Prémio de Jornalismo 2016, na categoria de imprensa, que a Liga Portuguesa Contra o Cancro instituiu em parceria com a farmacêutica Merck Sharp & Dome.

  • Consulta do viajante: todos os motivos para fazê-la

    A consulta do viajante destina-se fundamentalmente ao aconselhamento de medidas preventivas que devem ser adotadas, antes, durante e depois da viagem. Os conselhos são da médica Antonieta Dias.

  • Eles têm tendência a escondê-lo mas também são vítimas de depressão

    Muitos associam-na mais às mulheres mas esta doença mental também afeta os homens. Um estudo associa-a à solidão mas também a fármacos contra a queda de cabelo e o alargamento da próstata.

  • Os porquês da depressão

    As perguntas que sempre quis lançar a um psiquiatra sobre a doença que, dentro de 20 anos, será a mais comum em todo o mundo, asseguram muitos especialistas.

  • 10 cuidados para viver livre da alergia ao pólen

    Prevenir e controlar a alergia ao pólen está ao alcance de alguns cuidados. Fique a conhecê-los.

  • Alergias: Saiba como prevenir as mais comuns

    Fique com alguns gestos que ajudam na prevenção nas alergias mais recorrentes.

  • Proteja os olhos das alergias

    A primavera ou o verão são, para muitas pessoas, sinónimo de alergias. Os pólenes que se libertam das árvores, das flores e dos relvados deixam os olhos a lacrimejar quando se sofre de conjuntivite alérgica.

  • Conduz sempre com óculos de sol? Devia!

    Use-os também ao volante, recomendam os autores de um estudo internacional. Um oftalmologista português explica porquê.

  • Esquece-se das coisas com frequência?

    Uma das razões prende-se com o facto de poder andar a dormir pouco, asseguram especialistas internacionais. Saiba o que têm as falhas de memória a ver com a falta de sono.

  • 7 mentiras que nunca deve dizer ao seu médico

    Por desconhecimento, vergonha ou receio de críticas, há quem prefira não contar tudo. Descubra as omissões e os enganos que podem comprometer o diagnóstico final numa consulta.

  • Dores de cabeça aliviadas com cebola frita em azeite

    Este é um dos remédios naturais que as minimizam e até curam. Mas existem outras mezinhas e soluções caseiras a que pode recorrer para as afastar rapidamente.

  • Epidermólise Bolhosa, uma doença rara

    Existem diveras formas, de acordo com o nível da pele em que ocorre a deficiência de coesão

    O que é a Hepatite A e como posso ser contagiado?

    A infeção provocada pelo vírus da Hepatite A (VHA) entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando uma inflamação temporária.

  • Saiba o que as suas unhas dizem sobre a sua saúde

    Para as mulheres as unhas simbolizam beleza, no entanto, as unhas exercem mais que uma mera função estética.

  • O que é a Síndrome do Coração Partido?

    A Miocardiopatia de Takotsubo ou Síndrome do Coração Partido é descrita como uma alteração súbita e reversível do músculo cardíaco (miocárdio) caracterizada por uma dilatação dos segmentos mais apicais do músculo na fase de contração. As explicações do médico cardiologista Pedro Bico.

  • Medicação para a tensão arterial enfraquece o cabelo?

    Vários estudos internacionais confirmam que existe uma relação entre a doença e a queda de folículos capilares. A farmacêutica Maria Augusta Soares esclarece a questão.

  • Como lidar com o síndrome de pânico?

    Este transtorno conta com sintomas tão extremos que quem sofre do mesmo pode acreditar que tem algo muito pior do que tem na realidade, há um claro sentimento de dor maior do que o real. Conheça mais sobre esta doença que é mais do que um simples transtorno de ansiedade.

  • Não continue a esconder a cara. Tudo o que precisa de saber sobre rosácea

    A vermelhidão facial pode ser causada por uma doença designada rosácea. As informações que tem de saber e os cuidados que deve ter explicados pela farmacêutica Susana Henriques.

  • A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e sua influência nas relações amorosas

    Alguns estudos ao longo do tempo nos têm mostrado que um indivíduo com uma PHDA tem quase o dobro da probabilidade de se divorciar, e outros mostram-nos ainda que cerca de 58% destas relações apresentam características clinicamente disfuncionais.

    Como eliminar a tensão pré-menstrual?

    Algumas mulheres, na fase que antecede a menstruação, têm sintomas que provocam uma diminuição na qualidade de vida. Neste vídeo a Prof. Teresa Branco explica as causas hormonais que originam a tensão pré-menstrual e as alterações do estilo de vida que aliviam a sintomatologia associada.

  • Os seus olhos estão a ficar cansados disto

    O tempo que passamos a olhar para o ecrã de um computador, tablet ou telemóvel pode provocar danos na visão. Saiba o que pode fazer para não piorar a situação.

  • Rosácea: pele mais protegida

    Não se sabe o que causa a rosácea mas é possível controlar os seus sintomas. Se não for tratada, pode agravar. Os cuidados com a pele, uma vez iniciados, são para toda a vida, diminuindo o desconforto e prevenindo o agravamento da rosácea.

  • Hipocondria: De uma simples dor a um tumor

    Ser hipocondríaco é viver numa angústia e sofrimento constante.

  • O que dizem as suas orelhas

    O corpo humano é, sem dúvida, algo maravilhoso. Tudo está interligado e pode dar-lhe indicações sobre o seu historial.

  • Incontinência urinária masculina

    Não é um exclusivo feminino. Sabia que um em cada 10 homens tem incontinência urinária em alguma fase da vida? Veja o que a provoca e saiba como pode ser superada.

  • Diagnóstico laboratorial do Mycoplasma genitalium

    A presença do Mycoplasma genitalium em doenças do aparelho reprodutor feminino e masculino tem sido comprovada em diversos casos clínicos. No caso de pacientes do sexo feminino tem sido associada a múltiplas complicações obstétricas incluindo infertilidade, aborto espontâneo, morbilidade neonatal e mortalidade perinatal.

  • Aprenda a ler o seu corpo

    O nosso corpo é dos melhores indicadores no que respeita à saúde, até porque nem sempre dói mesmo quando o problema está lá.

  • Como evitar as aftas

    As explicações e as soluções da ciência para este tipo de lesão oral que, segundo muitos especialistas, já afetou metade da população mundial.

  • Células estaminais como opção no tratamento da colite ulcerosa

    A colite ulcerosa é uma doença crónica que afeta cada vez mais pessoas entre os 15 e os 35 anos, que têm de aprender a enfrentar uma doença sem cura, com manifestações dolorosas e comprometedoras da qualidade de vida. As explicações são de Carla Cardoso, investigadora na área das células estaminais.

  • Demência e cuidados específicos

    O envelhecimento da população portuguesa é um assunto sobejamente discutido, na maior parte das vezes até sob a perspectiva das consequências económicas que acarreta, e que estão relacionadas como uma série de mudanças produzidas na nossa sociedade.

  • O que nos está a envelhecer

    Além do processo de oxidação, existem outros agentes que nos roubam a juventude. A maioria pode estar na origem de doenças como o cancro.

  • Crómio para que te quero

    Não é o elixir da magreza, mas ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

  • É possível evitar os sintomas da bexiga hiperativa?

    A bexiga hiperativa caracteriza-se por episódios de urgência urinária (desejo repentino e inadiável de urinar, com pouco ou nenhum tempo para chegar à casa de banho), geralmente acompanhada por número aumentado de micções durante o dia e também por uma ou mais micções durante a noite. Conheça as recomendações do médico urologista Ricardo Pereira e Silva.

  • Doenças do sistema urinário

    Os sintomas causados pelas perturbações do rim e das vias urinárias, variam consoante o tipo de perturbação e com a parte do sistema afetado.

  • Os cuidados a ter com os medicamentos para a tosse

    É uma resposta fisiológica do nosso organismo, importante para limpar as vias respiratórias. Em vez de a reprimir, é importante identificar e tratar a causa.

  • Comunicar não é uma opção é uma condição

    No dia-a-dia somos chamados a intervir em múltiplas situações e fazê-lo de forma adequada torna-se fundamental. Dessa forma, as perturbações da comunicação assumem-se como um "handicap" que interfere diretamente com a qualidade de vida das pessoas.

  • O uso prolongado de laxantes pode agravar a obstipação?

    A dúvida é comum a muitos portugueses, que recorrem a medicamentos para combater o problema. A especialista em farmácia Maria Augusta Soares esclarece esta questão.