• Sabe por que razão acidentes tão pequenos provocam tanta dor?

    Está provado que a mesma dor é sentida de forma completamente diferente de pessoa para pessoa. Mas por que razão é que uma pancada com o cotovelo ou a picada de um inseto são capazes de provocar gritos de angústia e dores insuportáveis? O El País esteve à conversa com quatro especialistas que vão esclarecer todas as suas dúvidas. (SAPO Lifestyle)

  • Vai ser operado? Recupera melhor se não fumar!

    As vantagens de dizer não ao cigarro na hora de se submeter a uma intervenção cirúrgica têm vindo a ser amplamente divulgadas por várias organizações norte-americanas. (Revista Prevenir)

  • Passe o inverno inteiro sem gripe

    Em Portugal, o número de pessoas que se vacina contra esta patologia já ultrapassa 1,5 milhões, mas existem outras formas de prevenção. Veja o que deve fazer para evitar esta doença. (Revista Prevenir)

  • A genética como metodologia de prevenção

    O cancro é atualmente a doença com maior taxa de mortalidade a nível Mundial. O carcinoma da próstata é um dos problemas de saúde mais preocupantes que acometem a população masculina. (Germano de Sousa)

  • Pílula associada à depressão

    Segundo um novo estudo internacional, a sua toma, tal como a de outros métodos contracetivos hormonais, pode aumentar entre 23 e 60 por cento o risco de as mulheres virem a ter de tomar antidepressivos. (Revista Prevenir)

  • 5 coisas que o cerume dos ouvidos lhe pode dizer sobre a sua saúde

    A cera que se forma nos canais auditivos ajuda a impedir a entrada de bactérias e poeiras mas também pode indiciar problemas. Saiba quais. (Modern Life)

  • As terapias osteopáticas e as suas indicações terapêuticas

    Conheças as várias terapias osteopáticas com a ajuda do osteopata João Paulo dos Santos Silva. (Nuno Noronha)

  • Fico com nódoas negras muito facilmente. Será que sofro de alguma doença?

    A dúvida é comum a homens e mulheres de todas as idades. João Ramos, médico especialista em medicina geral e familiar, responde à pergunta. (Revista Prevenir)

    Sabe interpretar as suas análises clínicas?

    Para efetuar um diagnóstico completo e individualizado é fundamental interpretar os resultados das suas análises clínicas tendo em conta os valores de referência e sintomas associados a cada parâmetro. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Os riscos que os portugueses correm por lavar mal os dentes

    Uma má higiene oral pode estar na origem de uma série de doenças. Uma especialista indica quais e aponta alguns dos erros mais comuns. (Modern Life)

  • As doenças respiratórias matam mais no frio. Que cuidados devemos ter?

    As doenças do aparelho respiratório têm uma elevada prevalência durante o tempo frio, representando, no seu conjunto, a terceira principal causa de morte no mundo. Em Portugal são responsáveis por cerca de 19% dos óbitos e a principal causa de internamento. Um artigo do médico António Carvalheira Santos. (Nuno Noronha)

  • Tipos e causas da disfunção ejaculatória

    A disfunção ejaculatória caracteriza-se por uma perturbação do momento ou da quantidade de emissão de esperma. Pode ser prematura, retardada, retrógrada ou anejaculação – ausência completa de ejaculação. Um artigo do médico urologista Nuno Monteiro Pereira. (Nuno Noronha)

  • Nova esperança contra doença juvenil

    Uma reumatologista portuguesa tem sido elogiada internacionalmente pelas suas descobertas em relação à dermatomiosite juvenil, uma inflamação de pele. A revista Prevenir falou com ela. (Revista Prevenir)

  • Doença pós-orgásmica: sabe o que é?

    A POIS é uma doença que afeta os homens logo a seguir ao orgasmo, causando alguns sintomas bastante desconfortáveis que podem durar cerca de cinco dias. (Strazzera)

  • Qual a influência dos pés no resto do corpo?

    Certamente terá ouvido ou utilizado a expressão “os pés são a nossa base de sustentação”. Mas será que já pensou verdadeiramente no que isto significa? Será que enquanto ser humano (e provavelmente atleta) tem noção do quão importante é preservar o estado de saúde desta “peça”? (Holmes Place)

  • Lesões do joelho: rotura de ligamentos

    Os “cruzados” do joelho, quem são eles? E os outros? (Holmes Place)

  • A importância dos ácidos vanilmandélico e homovanílico no despiste do neuroblastoma

    O doseamento do Ácido Vanilmandélico (VMA) e do Ácido Homovanílico (HVA) através da cromatografia líquida de alta definição (HPLC) auxilia a deteção de tumores secretores de catecolaminas como é o caso do Neuroblastoma. (Germano de Sousa)

  • O que está a ser feito para travar a doença de Machado-Joseph

    Carla Silva, concorrente da última edição de «Casa dos Segredos», chamou a atenção para esta patologia incapacitante. Um estudo português relança a esperança. (Revista Prevenir)

  • Gripes e constipações são a mesma coisa?

    Ano após ano, atingem milhões de pessoas mas, apesar de alguns sintomas em comuns, são diferentes. Saiba quais são as diferenças entre as duas patologias mais comuns dos meses mais frios. (Revista Prevenir)

  • Os exames médicos que deve fazer em 2017

    O início de um novo ano é uma excelente altura para fazer um balanço e para realizar aquelas consultas que passa a vida a adiar. Saiba quais são os especialistas a procurar nos próximos meses. (Revista Prevenir)

  • Seja mais saudável em 2017

    Ao soar das 12 badaladas, renovam-se esperanças e fazem-se promessas. Inclua nas suas resoluções de ano novo hábitos e comportamentos que o vão fazer sentir-se melhor. (Revista Prevenir)

  • Alzheimer na família. Como devo preparar o Natal?

    A integração de todos os elementos da família com demência na preparação da quadra natalícia pode traduzir-se numa experiência preciosa e muito gratificante para todos, ao invés de um momento de agitação e gerador de stress. Aqui ficam algumas dicas para que possa tirar o maior partido desta quadra. Um artigo da neuropsicóloga Margarida Rebolo. (Nuno Noronha)

  • Crescimento benigno da próstata pode afetar a sexualidade

    Os homens com mais de 50 anos são os mais afetados. Descubra os conselhos do urologista Nuno Monteiro Pereira para lidar com o problema, que prejudica a emissão do esperma. (Revista Prevenir)

  • Como escapar à gripe de forma natural

    Ano após ano, esta doença atinge milhões de portugueses. Damos-lhe, por isso, sugestões de remédios caseiros que aliviam os sintomas e que também ajudam a prevenir esta patologia. (Revista Prevenir)

    35 avanços médicos de 2016 que vão ter reflexos na nossa saúde em 2017

    Um estudo internacional diz que a inteligência artificial e a informação tecnológica vão ser os principais motores da inovação no sector. Este ano, à semelhança de outros, foram muitas as novidades. (Revista Prevenir)

  • A terapêutica com células estaminais no traumatismo crânio-encefálico

    Um grupo de investigadores dos Estados Unidos publicou recentemente, na revista científica Stem Cells, os resultados de um ensaio clínico em que foram usadas células estaminais autólogas para tratar doentes com traumatismo crânio-encefálico (TCE). (Nuno Noronha)

  • Tudo o que precisa de saber sobre disfagia

    Existem vários tipos de disfagia consoante o local onde ocorrem as dificuldades em engolir. Um artigo da Terapeuta da Fala Inês Tello Rodrigues. (Nuno Noronha)

  • É possível melhorar a qualidade de vida dos doentes com psoríase?

    Só os doentes conseguem exprimir as verdadeiras sensações e sentimentos que acompanham uma doença como a psoríase. Tratando-se de uma doença crónica, não contagiosa e ainda sem cura, o impacto desta doença pode fazer-se sentir de diversas formas, pelo que muitos doentes, acabam por sofrer em silêncio. Um artigo do médico dermatologista Tiago Torres. (Nuno Noronha)

  • O que fazer para prevenir a indigestão

    Há alturas do ano em que se exagera na comida. Perante uma mesa repleta e farta, seja prudente e adote uma série conselhos preventivos que vão evitar digestões difíceis. (Revista Prevenir)

  • O que é o burnout e como se manifesta? Conheça os sinais de alarme

    Há diferentes definições de burnout mas a mais frequente definição de burnout enquanto estado é a de Maslach & Jackson para quem o burnout é uma síndroma de exaustão emocional, despersonalização e perda de realização pessoal. Um artigo do médico psiquiatra Fernando Almeida. (Nuno Noronha)

  • Pare de estalar os dedos

    É um hábito mais comum do que se pensa e é feito essencialmente para eliminar a tensão. No entanto alguns estudos indicam que é perigoso, principalmente quando o fazemos de maneira voluntária e sem nenhuma razão. Descubra porquê e como parar. (Strazzera)

  • Tomo frequentemente sais efervescentes para a digestão. Corro algum risco?

    Há quem use e abuse destes produtos. João Ramos, médico especialista em medicina geral e familiar, aponta alternativas mais saudáveis. (Revista Prevenir)

  • A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção nos adultos: O impacto na vida profissional

    Os últimos 20 anos de investigação têm-nos vindo a mostrar que em quase metade dos casos, a PHDA persiste na idade adulta, ainda que com uma manifestação inevitavelmente diferente daquilo que são os seus sintomas em termos comportamentais (o que é visível ao outro). (Pin)

  • Os alimentos que reduzem o risco de AVC

    Muitos dos ingredientes que ingere diariamente podem conduzir a um um acidente vascular cerebral. Descubra quais são os que deve evitar e os que pode comer para se proteger. (Revista Prevenir)

  • Como lidar com a paralisia do sono

    Conheça um pouco mais a fundo esta condição, aprenda a reconhecer os sintomas, o que fazer durante um ataque e os tratamentos que existem. (Strazzera)

  • Cirurgia ortognática: a correção da mordida e da estética do rosto

    Corrigir deformidades faciais e resolver problemas funcionais dos maxilares e dos dentes é a área de intervenção da cirurgia ortognática. (Strazzera)

  • O que os médicos não fariam se fossem pacientes

    Em casa de ferreiro, espeto de pau? Surpreenda-se com a opinião de 12 especialistas de diversas áreas da saúde, sintetizadas em meia dúzia de recomendações fundamentais. (Revista Prevenir)

  • Pânico: Entre o ataque e a perturbação

    Possivelmente todos nós já ouvimos alguém relatar um episódio em que se sentiu em pânico e, na verdade, a grande maioria de nós já experienciou ou experienciará, ao longo da sua vida, um ataque de pânico. No entanto, isto não quer dizer que tenhamos uma Perturbação. (Pin)

  • Trombofilia - tudo o que deve saber

    Conheça mais sobre esta condição silenciosa e as complicações sérias que pode trazer. (Strazzera)

  • A diabetes e as doenças cardiovasculares. Uma relação que pode tirar anos de vida

    A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença que continua em expansão, apesar das diferentes campanhas e estratégias de prevenção implementadas e dos enormes recursos e esforços conjuntos postos em campo para inverter esta pandémica evolução. Um artigo do médico Pedro Matos, cardiologista da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP). (Nuno Noronha)

  • Exames laboratoriais no despiste do neuroblastoma

    O neuroblastoma é um tumor derivado das células da crista neural que pode surgir em qualquer parte do sistema nervoso simpático periférico. Cerca de 65% dos neuroblastomas localizam-se no abdómen e mais de metade tem origem na glândula suprarrenal. As principais vias de metastização são a linfática e a hematogénia. (Germano de Sousa)

    A história da pequena Beatriz e de uma doença rara não diagnosticada

    Beatriz Morgado, "Pipoca" como é carinhosamente conhecida, tem cinco anos. Sofre de paralisia cerebral e de uma outra doença rara ainda não diagnosticada. Os pais estão “cansados” de não perceber o que se passa e só pedem um diagnóstico que permita investir em tratamentos mais eficazes. (Nuno Noronha)

  • Ter um AVC aos 30 anos é cada vez mais comum

    Anualmente, 6,2 milhões de pessoas no mundo são vítimas de acidente vascular cerebral. Saiba o que fazer quando a doença surge mais cedo do que se espera. (Revista Prevenir)

    O estranho caso das pessoas que não podem comer nem beber

    Sofrem de pseudo-obstrução intestinal crónica, uma doença que impede que o seu intestino absorva os nutrientes necessários e que se manifesta através de sintomas severos. (Nuno Noronha)

  • O que fazer para prevenir as contraturas musculares

    Anualmente, são muitos os portugueses que se queixam deste problema, motivado por sobrecargas excessivas. Saiba o que as causa e veja o que deve mudar para se proteger. (Revista Prevenir)

  • O poder terapêutico das violetas

    Estão associadas ao amor e à inocência mas também curam dores de cabeça. Muito rica em vitamina C e em vitamina A, esta flor contém ainda glicócidos fenólicos, flavonoides e mucilagem. (Revista Jardins)

  • Sabia que os antibióticos podem desequilibrar a flora intestinal?

    A diarreia é um efeito secundário frequentemente associado à toma de antibióticos e pode surgir durante a toma ou até 2 meses após o final do tratamento. Um artigo do médico Jorge Fonseca, especialista em gastroenterologia. (Nuno Noronha)

  • 6 comportamentos que previnem a diabetes

    Um estudo internacional garante que basta ingerir um refrigerante por dia para aumentar o risco de vir a sofrer desta doença em 50%. Mas há uma série de outros (maus) hábitos a evitar. (Revista Prevenir)

  • 4 sinais que alertam para problemas de prisão de ventre na mulher

    Pode ocorrer de forma ocasional ou persistente e, em todo o mundo, atinge uma em cada quatro pessoas. No caso da população feminina, a propensão é maior. Saiba porquê. (Revista Prevenir)

  • O que o medronho pode fazer pela sua saúde

    Este fruto, proveniente do medronheiro, tem uma forte ação adstringente e antissética, ajudando a tratar infeções urinárias e problemas de garganta. (Revista Jardins)

  • A reabilitação no pós-AVC. Três abordagens com resultados

    AVC significa “Acidente Vascular Cerebral” e é a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal. O tratamento precoce é essencial, mas só poderá ser verdadeiramente bem sucedido quando a população for também consciencializada para a necessidade de se identificarem rapidamente os sinais e sintomas. Conheça três abordagens importantes na recuperação de um AVC. (Nuno Noronha)

  • Quero tratar os dentes, mas não tenho dinheiro. Como me posso financiar?

    O estudo "Cuidados de Saúde Oral – Universalização", da Nova School of Business and Economics, conclui que Portugal é o segundo país da União Europeia com maiores necessidades na área da Medicina Dentária, sobretudo no que toca a famílias com menores rendimentos. Fomos saber a melhor forma de financiar os cuidados dentários quando o orçamento familiar não é suficiente. (Nuno Noronha)

  • Nunca é tarde para prevenir a osteoporose

    A Dr.ª Ana Filipa Mourão, da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, revela alguns dados sobre a doença reumática e explica como se pode fazer frente à osteoporose em qualquer etapa da vida. (Strazzera)

  • Quais são os sintomas do cancro da boca?

    O número de casos tem vindo a aumentar. João Caramês, professor catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e diretor clínico do Instituto de Implantologia, responde à pergunta. (Revista Prevenir)

  • As doenças que os seus olhos revelam

    As patologias que o seu organismo esconde, mas que a sua íris denuncia, são facilmente detetadas através de um exame iridológico. Saiba em que consiste e o que pode fazer pela sua saúde. (Revista Saber Viver)

  • Ouvidos, nariz e garganta: cuidados básicos

    Os ouvidos, nariz e garganta são muitas vezes os grandes responsáveis, em conjunto ou em separado, pela utilização da expressão “Ficar de molho”. Doenças ou mal-estares destes três órgãos acompanham-nos desde sempre. Em crianças, são muito frequentes. Em adultos, são dos que mais prejudicam a nossa produtividade. (Prémio Cinco Estrelas)

  • 10 dicas para dizer adeus à sensibilidade dentária

    A saúde oral é muitas vezes descurada. E entre os problemas mais comuns, que podem ser evitados ou resolvidos, está a sensibilidade dentária. Saiba como combatê-la com apenas alguns gestos diários. (SAPO Lifestyle)

  • Hipnoterapia. Procurar a cura e combater medos com a ajuda de cavalos

    Há cada vez mais pessoas a recorrer à hipnoterapia para solucionar ou tratar problemas comuns como medo de alturas, de andar de avião, depressão, ataques de ansiedade ou de pânico. Um artigo da hipnoterapeuta Maria João Dias. (Nuno Noronha)

  • Este é literalmente um artigo de ...

    Existem algumas coisas entre as pessoas que são bastante comuns e desta vez estamos a falar de nada mais nada menos, do que cocó. (Strazzera)

  • A nutrição no cancro da mama: a importância do aconselhamento alimentar

    O “Outubro Rosa” é conhecido por ser o mês de sensibilização para a luta contra o Cancro da Mama. Como tal, a aTTitude não poderia deixar de sinalizar esta data. Um artigo assinado pela enfermeira Sara Torcato Parreira e pela nutricionista Ana Rita Lopes. (Nuno Noronha)