• Doença de Alzheimer pode manifestar-se logo aos 40 anos

    A idade habitual de diagnóstico situa-se entre os 70 e os 80 anos mas não são raros os casos de surgimento precoce da patologia, como explica a neurologista Belina Nunes.

  • Esclerodermia, uma doença reumática e autoimune

    Esclerodermia é uma doença autoimune, inflamatória crónica, de causa desconhecida, que afeta a pele e outros órgãos. Conheça as explicações da médica Maria José Rego de Sousa.

  • Sabe o que é cerclagem na gravidez?

    Qualquer pai deseja que uma gravidez seja o mais natural possível e tranquila, mas por vezes há percalços que não se podem evitar, nomeadamente em casos cuja mulher corre riscos de aborto ou de um parto prematuro.

  • Como identificar e como evitar as doenças da próstata mais frequentes

    Prostatite, Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP) e Cancro da Próstata são os tipos de patologia da próstata mais frequentes, sendo que a incidência das duas últimas está a crescer nas últimas décadas. Porém, estas não são a patologia da próstata mais temida. Hoje é o Dia Europeu das Doenças da Próstata.

  • Fibromialgia. A doença de Lady Gaga que afeta milhares de portugueses

    A cantora norte-americana anunciou num documentário sobre a sua vida, "Gaga: Five Foot Two", que sofre de fibromialgia, uma doença com sintomas dolorosos e debilitantes que é um mistério para a ciência mas que atinge 300 mil portugueses.

  • Os carecas correm mais riscos de vir a ter cancro da próstata?

    Um estudo da Universidade de Medicina de Washington, um professor da Universidade da Califórnia e uma investigação do National Cancer Institute nos EUA garantem que... sim!

  • A amnésia e os seus vários tipos

    A amnésia ocorre quando existe uma disfunção nestas áreas cerebrais responsáveis pela consolidação novas informações, tais como, os hipocampos e os lobos temporais mediais adjacentes. As explicações são de André Carvalho, neuropsicólogo no Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Potencial das células do cordão umbilical no tratamento do cancro

    Nas últimas décadas, a área da oncologia tem sido alvo de investigação intensiva, com o objetivo de encontrar tratamentos cada vez mais eficazes. Mais recentemente, têm sido desenvolvidos ensaios pré-clínicos (em animais) e clínicos (em humanos) para avaliar o potencial terapêutico das células estaminais, nomeadamente do sangue do cordão umbilical, no tratamento de diversos tipos de cancro. Um artigo da investigadora Bruna Moreira, da Crioestaminal.

  • É possível fazer fisioterapia com objetos do dia a dia?

    Duarte Galvão, fisioterapeuta e docente de fisiologia do exercício, responde à pergunta e explica como é que esta terapia previne e trata disfunções cinéticas e funcionais de órgãos e sistemas.

  • Médicos que acreditam em medicinas alternativas

    Portugal é dos poucos países com legislação que valoriza sete terapêuticas não convencionais. Saiba quais são e conheça a opinião de especialistas que a recomendam.

  • Há alternativa aos antidepressivos?

    Em 2016, foram comercializadas mais de sete milhões de embalagens de destes medicamentos, um recorde. Guia para usar (bem) estes psicofármacos como ferramenta de superação da depressão.

  • Epicondilite e ombro, qual a sua relação?

    Todos nós já ouvimos este termo “epicondilite”, ou até mesmo o seu similar “cotovelo do tenista” (tennis elbow). Mas o que é? E quais as principais causas?

  • Risco de défice de hidratação aumenta com a idade e no verão

    Os séniores que não bebam água com regularidade nem ingiram alimentos que hidratem correm riscos de desidratação acrescidos. Saiba quais são os cuidados a ter para o evitar.

  • O cancro do pulmão e a imunoterapia

    O cancro do pulmão é um dos tumores de maior incidência e a principal causa de morte por doença oncológica. É uma doença de elevada carga sintomatológica e de drástico impacto pessoal, familiar e social. Um artigo do médico pneumologista Fernando Barata, presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão.

  • Os segredos dos medicamentos homeopáticos

    O número de pessoas que recorre a estes fármacos tem vindo a aumentar. Conheça os princípios e as etapas de produção das soluções terapêuticas da homeopatia.

  • Dormir com o ar condicionado ligado é nocivo?

    Sabe bem nas noites de maior calor mas pode fazer mal se o período de exposição for prolongado. Especialistas em fisioterapia alertam para os riscos do uso excessivo deste aparelho.

  • A genómica dos tumores sólidos e o papel da biópsia tissular e líquida

    O cancro é considerado uma doença genómica, em que alterações no ADN do tumor geram uma multiplicação descontrolada das células. Este comportamento invasivo origina a metastização e a resistência a fármacos tornando a terapêutica ineficaz.

  • Tem motivos para ir ao neurologista?

    Tem andado com dores de cabeça, vertigens, falhas de memória e/ou tremores? Esclareça todas as dúvidas sobre a consulta que não se destina só às situações muito graves.

  • Escova a língua todos os dias?

    Se não o faz é melhor mudar o hábito e passar a inclui-lo na sua rotina. Saiba porquê.

  • Será o mosquito o animal mais mortífero do mundo?

    A relação entre os mosquitos e a propagação de doenças nem sempre foi conhecida. O Dia Mundial do Mosquito, que se celebra a 20 de agosto, comemora a descoberta do papel que os mosquitos desempenham na transmissão da malária.

  • A sua rotina (assustadora) traduzida em decibéis

    O despertador está longe de ser o ruído mais insuportável que ouve durante o dia. É apenas o primeiro e ainda nem sequer saiu de casa.

  • O 3D causa-lhe enxaquecas?

    Se gosta de ver filmes e/ou de jogar a jogos em três dimensões, para evitar náuseas, perturbação oculomotora e desorientação, faça um check-up aos olhos, recomendam os especialistas.

  • É possível aumentar o pénis e manter a função?

    Durante muitos anos, a cirurgia estética foi quase, em exclusivo, procurada pelo sexo feminino. Um cenário que se tem alterado substancialmente, devido a fatores de diversa ordem, como a crescente preocupação com a imagem, o desejo de agradar nas relações pessoais e também as exigências decorrentes de pressões a nível profissional. Biscaia Fraga, médico cirurgião plástico, explica o que é a faloplastia.

    Insulina de nova geração associada a menor risco de hipoglicemia

    Uma das preocupações das pessoas com diabetes tipo 2 e dos médicos que as acompanham são as complicações associadas, como o risco de hipoglicemias (grande redução de níveis de glicose no sangue) e o desenvolvimento de eventos cardiovasculares. As explicações são do médico endocrinologista e professor universitário José Silva Nunes.

  • Estas são as principais doenças ginecológicas

    Tratar da sua saúde intima é tão ou mais importante do que tratar do resto do seu corpo. Dê uma vista de olhos nas principais doenças ginecológicas e mantenha-se prevenida.

  • Já é possível produzir glóbulos vermelhos em grandes quantidades a partir de sangue do cordão umbilical

    Já existem evidências muito positivas de que o problema da escassez de unidades para transfusão possa vir a ser ultrapassado através da utilização de componentes sanguíneos produzidos in vitro.

  • Tem a sensação que o ato sexual é demasiado rápido? Pode sofrer de ejaculação precoce

    A Ejaculação Precoce também conhecida por ejaculação prematura é uma disfunção sexual que afeta cerca de 30% de todos os homens a nível mundial.

  • Os novos tratamentos para o cancro que mais assusta as mulheres

    Ano após ano, a doença continua a vitimar milhares. Descubra algumas das inovadoras terapêuticas que têm vindo a ser testadas.

  • O impulso para comprar pode ser uma doença psiquiátrica

    A oniomania (do grego onio “compra” + mania “loucura”), também designada por Perturbação Compulsiva por Compras, é uma doença psiquiátrica que se carateriza por um desejo recorrente e descontrolado de fazer compras. As explicações são da médica psiquiatra Luísa Lagarto.

  • Os medicamentos que deve incluir no seu kit de viagem

    Independentemente do seu destino de férias, há uma série de fármacos que deve levar na mala. Conheça a lista dos que são (mesmo) indispensáveis.

  • Acha que sabe tudo sobre Hepatite?

    O Dia Mundial contra a Hepatite é celebrado no dia 28 de Julho de todos os anos e visa sensibilizar e divulgar informação ao público sobre as hepatites virais, dando ênfase à prevenção, diagnóstico e tratamento das mesmas.

  • Erros que impedem que os medicamentos façam efeito

    Por vezes a medicação não faz efeito e nem se sabe bem porquê. Fique a saber quais os erros que se cometem e evite os mesmos.

  • O que fazer para não contrair hepatite durante o sexo

    Os três tipos de vírus que causam esta inflamação no fígado podem ser transmitidos através do contacto sexual. Saiba o que pode fazer para se prevenir nesse e noutros contextos.

  • Como proteger a nossa pele da exposição solar?

    A pele é o órgão mais sensível do nosso corpo e, como tal, deve ser protegido e cuidado durante todo o ano.

  • Stress laboral muito elevado em Portugal

    Sente-se exausto? Poderá sofrer de stress laboral. É uma patologia quem tem vindo a aumentar em Portugal.

  • Os subtipos de cancro da mama mais alarmantes

    O hormodependente é o mais frequente mas está longe de ser o mais agressivo. As portuguesas são das que mais sobrevivem à doença mas ainda há razões para alarme.

  • Faça isto para o cancro da mama não voltar

    Um grupo de investigadores internacionais reviu 67 artigos científicos e chegou a uma conclusão surpreendente que promete melhorar a vida de milhões de mulheres em todo o mundo.

  • Está a tomar antidepressivos?

    Se sim, tenha cuidado com o que ingere. Saiba que alimentos e plantas, aparentemente inofensivos, podem interferir na ação destes medicamentos.

  • As doenças que a osteopatia trata

    Os benefícios desta terapia natural para a saúde são muitos. Conheça as técnicas osteopáticas que os especialistas mais usam e os principais problemas e doenças que procuram curar.

  • Para que serve a medicina do trabalho?

    Se pensa que a consulta desta especialidade médica apenas serve interesses da empresa onde trabalha, tem mesmo de ler este artigo. Na verdade, ela foi também criada a pensar em si!

  • Melanoma atinge 30 novas pessoas por dia

    As melhores técnicas para prevenir e combater um tipo de cancro que soma anualmente 9.000 novos casos. A probabilidade de vir a sofrer da doença aumenta com a idade.

  • Aprenda a defender-se da prisão de ventre

    Sensação de inchaço abdominal e dores nas costas são dois dos sintomas mais comuns. Saiba como evitar esta perturbação, que afeta milhares de portugueses com regularidade.

  • Artrite Reumatoide: Como é feito o diagnóstico?

    Sendo uma doença autoimune, o diagnóstico precoce da Artrite Reumatoide é de extrema importância. As explicações são da médica Maria José Rego de Sousa.

  • 6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

    Para os iniciantes, curiosos e interessados, aqui ficam algumas perguntas e respostas em relação à doação de sangue. As explicações são do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

  • Como um beijo pode disseminar doenças sexualmente transmissíveis

    A maioria das pessoas conhece de uma forma geral as formas de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis, distinguindo doenças mais contagiosas que outras.