• As quatro maiores disfunções sexuais femininas

    Afetam a vida de milhares de mulheres e de casais em todo o mundo e estão londe de se resumir apenas à frigidez e à ninfomania. Saiba quais são e como se tratam estes problemas (Revista Prevenir)

  • 7 erros masculinos que também afetam a saúde feminina

    Existem hábitos e comportamentos típicos dos homens que prejudicam o bem-estar deles e o seu. Saiba quais são os que mais irritam as mulheres e veja como os contrariar (Revista Prevenir)

  • A partir de que horas é que se considera que nos deitamos demasiado tarde?

    Estamos a dormir menos e pior. Teresa Paiva, médica neurologista especialista em medicina do sono, alerta para os perigos desse comportamento (Revista Prevenir)

  • Como funciona a tiroide?

    Apesar da grande prevalência de doenças desta glândula, ainda surgem muitas dúvidas sobre este tema. As patologias associadas afetam cerca de um milhão de portugueses (Revista Prevenir)

  • Viver com esclerose múltipla

    Salomé Cristino sofreu cinco anos sem saber de que mal padecia. O testemunho impressionante de uma mulher que não se deixou abater por uma doença que afeta cerca de 5.000 portugueses (Revista Prevenir)

  • Antioxidantes combatem problemas cardíacos

    Estudo internacional demonstra que a coenzima Q10 e o selénio, presentes em muitos alimentos e usados em suplementos dietéticos, reduzem para metade o risco de morte por doença cardiovascular (Revista Prevenir)

  • A gordura está cada vez mais longe de ser formosura

    Considerada pela Organização Mundial de Saúde a epidemia do século XXI, a obesidade vai muito além de um problema estético. Saiba por que a deve começar a combater... já! (Revista Prevenir)

  • Cuida de si e do seu coração todos os dias?

    As doenças cardiovasculares, em particular o acidente vascular cerebral e o enfarte agudo do miocárdio, representam a principal causa de morte em Portugal, encontrando-se também entre as principais causas de morbilidade, absentismo e perda de anos potenciais de vida. (Nuno Noronha)

  • A ligação entre a hepatite D e o cancro

    Um estudo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical desvendou a associação entre estas duas doenças. Uma descoberta que, a longo prazo, permitirá o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas (Revista Prevenir)

  • O que fazer para não contrair hepatite durante o sexo

    Os três tipos de vírus que causam esta inflamação no fígado podem ser transmitidos através do contacto sexual. Saiba o que pode fazer para se prevenir nesse e noutros contextos (Revista Prevenir)

  • O antigénio CA 125 no despiste do Carcinoma Epitelial do Ovário

    O Carcinoma Epitelial do Ovário, regista a taxa de mortalidade mais elevada comparativamente com as restantes neoplasias invasivas do aparelho genital feminino, com elevado ratio mortalidade/incidência. (Germano de Sousa)

  • A remoção dos ovários (antes da menopausa) aumenta risco de doença cardiovascular

    Sempre que se retiram os ovários ocorre uma redução das hormonas femininas e essa redução é mais acentuada em mulheres que ainda não estão na menopausa. Isso pode ter consequências negativas, nomeadamente, o aparecimento de sintomas da menopausa e o aumento do risco de doença cardiovascular. Um artigo de Margarida Martinho, Médica Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. (Nuno Noronha)

  • Café reduz risco de progressão do cancro da próstata

    Cerca de 25% dos novos cancros detetados no homem têm origem neste órgão. Um quarto deles são, em média, fatais. Vários estudos internacionais garantem, no entanto, que a cafeína ajuda a preveni-los (Revista Prevenir)

  • Contrair melanoma aos 20 anos

    Nas últimas décadas, a incidência deste tipo de cancro triplicou. Saiba como evitar o aparecimento precoce desta doença, que atinge cada vez mais pessoas e cada vez mais cedo (Revista Prevenir)

  • Exercício físico ajuda a combater AVC, diabetes e insuficiência cardíaca

    E se fazer uma atividade desportiva fosse tão eficaz quanto tomar fármacos? A sugestão foi avançada por um estudo e, nos últimos anos, tem vindo a ser defendida por muitos especialistas (Revista Prevenir)

  • Metade dos doentes que sofrem de insuficiência cardíaca não vive mais de cinco anos

    Na Europa e nos EUA, 26 milhões de pessoas veem a sua vida afetada. Saiba o que a Terapia de Ressincronização Cardíaca pode fazer por quem tem de lidar com o problema (Revista Prevenir)

  • O que é a sensibilidade dentária e como posso tratá-la?

    A sensibilidade dentária é um problema de saúde oral comum e é provocada pela exposição da dentina, um tecido conjuntivo mineralizado que forma o corpo do dente. Com o passar dos anos, o esmalte que cobre a superfície da dentição vai ficando mais fino, expondo a dentina, a parte mais mole do dente, deixando-o mais sensível. (Nuno Noronha)

  • Viver com lúpus

    A doença impediu Marta Branco de realizar um dos seus maiores sonhos mas ela não se deu por vencida. O testemunho de quem lida diariamente com esta patologia (Revista Prevenir)

    Cancro de pele: tudo o que precisa de saber para evitá-lo

    A exposição solar abusiva é responsável por mais de 90 por cento dos casos de cancros cutâneos. É urgente, por isso, mudar os comportamentos, saber proteger-se e estar atento a sinais de alarme. Um artigo do médico dermatologista Miguel Trincheiras. (Nuno Noronha)

  • Espondilite anquilosante afeta a coluna vertebral e causa grandes limitações de mobilidade

    Os números podem ser superiores mas entre 50.000 a 80.000 portugueses sofrem desta patologia. Saiba como se diagnostica e veja o que pode ser feito para minimizar os seus impactos (Revista Prevenir)

  • A importância da reabilitação respiratória no doente crónico

    Está cientificamente demonstrado que programas de reabilitação respiratória bem executados permitem melhorar significativamente a condição do doente respiratório crónico, melhorando a qualidade de vida dos doentes, diminuindo os internamentos e prolongando a sua vida. Um artigo do médico pneumologista Artur Teles de Araújo. (Nuno Noronha)

  • Asma e doença pulmonar obstrutiva crónica: que diferenças?

    A asma atinge todos os grupos etários, mas frequentemente não se encontra diagnosticada nem controlada. Por vezes a asma é erradamente confundida com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), se bem que em até 20% dos casos estas doenças possam coexistir, numa síndrome denominada síndroma de sobreposição Asma/DPOC. Um artigo do médico imunoalergologista Mário Morais de Almeida. (Nuno Noronha)

  • O que é a depressão e como a família pode ajudar?

    Sabia que a depressão é uma das doenças mentais mais estudadas? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 10% da população mundial sofre de depressão, prevendo-se que dentro de 10 anos esta percentagem atinja os 20%. (IberSaúde)

  • Em que casos é indicada a circuncisão?

    Há mais de 5.000 anos que é praticada e volta a estar em cima da mesa. Nuno Monteiro Pereira, médico urologista no Hospital Lusíadas, em Lisboa, desmistifica a questão (Revista Prevenir)

    Vitamina D... Será que está em défice?

    No Dia Internacional do Sol, a atenção foca-se nas mulheres, dado que é a população feminina a mais afetada pela deficiência de vitamina D. Conheça alguns factos importantes a registar neste dia de homenagem ao sol, a principal fonte de vitamina D para o organismo. (Nuno Noronha)

  • Sabe porque é que a vitamina D é essencial?

    É uma vitamina importante para o desenvolvimento e equilíbrio de uma multiplicidade de órgãos do corpo humano, sendo responsável pela regulação de cerca de 2000 genes do corpo humano. Um artigo do médico José António Pereira da Silva, Internista e Reumatologista e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. (Nuno Noronha)

  • Venci a anorexia!

    Carla Baptista chegou a pesar 37 quilos e acreditava que nunca seria magra demais. Um testemunho tão surpreendente quanto inspirador (Revista Prevenir)

  • Os riscos inerentes à toma de suplementos de cálcio

    O seu consumo sistemático e sem aconselhamento especializado pode ter perigos para a saúde, alerta a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos. Saiba porquê (Revista Prevenir)

  • Como prevenir fungos nas unhas

    Regularmente ouvimos falar de fungos nas unhas e sempre que olhamos para alguém com uma unha amarelada ou com mau aspecto, ficamos repugnados. (SAPO Lifestyle)

  • Alergias afetam um terço da população portuguesa

    A OMS estima que, em 2035, metade da população mundial sofra daquela que já é a sexta doença mais frequente. Descubra quais os principais sintomas e as manifestações mais comuns (Revista Prevenir)

  • A ansiedade e o sistema imunitário

    É sabido que elevados níveis de ansiedade prejudicam o dia-a-dia das pessoas, mas de que forma? Além de surgirem emoções como a angústia, o medo ou a tristeza, mais ou menos permanentes, consoante níveis de ansiedade e duração dos mesmos, o sistema imunitário é outro dos grandes sistemas afectado por esta problemática. (Psinove)

  • É possível aumentar o pénis e manter a função?

    Durante muitos anos, a cirurgia estética foi quase, em exclusivo, procurada pelo sexo feminino. Um cenário que se tem alterado substancialmente, devido a fatores de diversa ordem, como a crescente preocupação com a imagem, o desejo de agradar nas relações pessoais e também as exigências decorrentes de pressões a nível profissional. Zeferino Biscaia Fraga, médico cirurgião plástico, explica o que é a faloplastia. (Nuno Noronha)

  • Os benefícios do chá de menta no alívio da dor

    Um estudo internacional demonstrou que esta bebida pode ser um bom aliado no alívio e no tratamento de determinadas dores. Saiba como a deve preparar e qual a melhor forma de a ingerir (Revista Jardins)

  • A importância da vigilância através da mamografia e ecografia mamária na saúde da mulher

    O cancro da mama é o tipo de cancro mais frequente entre as mulheres e a segunda causa de morte neste grupo. Sabe-se que, em Portugal anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos e que, cerca de 1.500 destas mulheres virão a morrer como consequência desta doença. (Prémio Cinco Estrelas)

  • Regras de ouro para os profissionais da voz

    Advogados, professores, atores, jornalistas, locutores, cantores, contadores de história - profissões aparentemente sem nada em comum mas que partilham a profissionalização da voz como requisito diário de trabalho. (Speech Care)

  • O poder anti-depressivo do cafeeiro

    Os portugueses são um dos povos que mais valoriza o café. A planta que está na origem desta bebida reduz as enxaquecas, diminui cefaleias e não só. Saiba que outras utilizações pode ter (Revista Prevenir)

  • Qual a melhor altura para tratar um fungo nas unhas

    A resposta óbvia será, o mais rápido possível, mas existem épocas do ano mais propícias ao tratamento. (SAPO Lifestyle)

  • Tratamento de lesões desportivas com células estaminais: o futuro começa hoje

    Lesões no tendão de Aquiles, no menisco, nas cartilagens do joelho ou na anca são algumas das lesões desportivas mais comuns e que afetam todo o tipo de atletas, sejam amadores ou profissionais. A ciência, neste campo como em outros, vai desbravando caminho e descobrindo novas soluções e opções, para necessidades. (Nuno Noronha)

  • Quando o cancro da mama volta

    Mesmo com os melhores tratamentos à luz dos conhecimentos atuais, 30 por cento dos casos vão recidivar. Conhecer a doença é, por isso, fundamental (Revista Prevenir)

  • O antigénio CA 19-9 no despiste do Carcinoma Pancreático

    O Carcinoma Pancreático compreende cerca de 3% de todos os cancros e é a segunda neoplasia maligna mais frequente no tubo digestivo, após o cancro do cólon e a quinta causa de morte mais frequente por cancro. (Germano de Sousa)

    Mais saúde, mais sexo!

    Cuide da sua saúde e usufrua de uma vida sexual mais ativa (Workwell)

    Miguel Stanley dá-lhe 4 dicas para escolher um bom dentista

    O médico dentista Miguel Stanley, responsável pela Clínica White, deixa-lhe 4 dicas para escolher um bom médico dentista. Veja o vídeo. (Nuno Noronha)

  • O que fazer para poder respirar de alívio

    A primavera deixa muitos narizes à beira de um ataque de nervos. Saiba como agir para fazer face às alergias típicas da época em que o pólen volta a andar no ar (Revista Saber Viver)

  • Eles versus elas na saúde

    Existem pequenas (e não tão pequenas) dissemelhanças entre os géneros que fazem toda a diferença no que respeita à resistência à doença e à longevidade (Revista Saber Viver)

  • O que a pele diz sobre a sua saúde?

    Desconfie das manchas, feridas ou alterações de cor que surgem na epiderme sem motivo aparente. Saiba quais são os sinais que devem merecer a sua atenção (Revista Prevenir)

  • OCT Angiovue, uma nova tecnologia para a deteção de doenças oftalmológicas

    Nos últimos anos, a tecnologia de tomografia de coerência óptica para análise funcional e estrutural da retina e nervo óptico tem feito novos e verdadeiramente revolucionários desenvolvimentos. (Nuno Noronha)

    Os mitos da morfina

    A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) lançou um vídeo que esclarece os mitos associados ao uso da morfina, um medicamento opióide. (Nuno Noronha)

  • Prevenir e tratar a diabetes com a naturopatia

    A diabetes ocorre quando há falta da insulina ou um defeito na sua ação, o que resulta na acumulação de glicose no sangue, a hiperglicemia. As causas desta doença podem ser nefastas, pelo que é necessário ter alguns cuidados no seu tratamento e prevenção e para os quais a naturopatia pode ter resultados importantes. (Nuno Noronha)

  • Como a naturopatia pode ajudar a equilibrar o organismo

    A naturopatia é uma especialidade da Medicina Tradicional que tem como objetivo repor o estado de saúde no organismo através de produtos, técnicas e métodos naturais, utilizando alimentação, suplementação, plantas medicinais, homeopatia, florais, psicoterapias e todas as outras técnicas que provem ser eficazes para ajudar no tratamento ou cura e não apresentem qualquer risco para o paciente. (Nuno Noronha)

  • A falta de sono aumenta o stress e a ansiedade. Mas quantas horas devemos dormir?

    Há cada vez mais pessoas a sofrerem de insónia, dificuldade de iniciar ou manter o sono. Segundo a psiquiatra Teresa Leonardo, a insónia é a queixa mais comum relacionada com o sono e pode ser transitória ou persistente. Saiba o que deve fazer para ter um sono reparador. Um artigo da médica psiquiatra Teresa Leonardo. (Nuno Noronha)

  • Cannabis: anjo e demónio

    Ao longo dos últimos anos o consumo de cannabis tem crescido e tem sido vulgarizado um pouco por toda a Europa, com uma estimativa de quase 20 milhões de consumidores europeus apenas no último ano. (Psinove)

  • Como evitar lesões durante a corrida?

    Em Portugal, atualmente há cada vez mais pessoas a correr regularmente. Um bom indicador é o número de provas que se sucedem pelo país, movimentando centenas ou milhares de participantes. Se passou do sofá para maratonas em menos de um ano, leia este artigo antes de se desafiar em provas de fim-de-semana. (Nuno Noronha)

  • O essencial sobre a artrite reumatoide

    Em Portugal, cerca de 50.000 sofrem desta doença inflamatória crónica incapacitante. Saiba quais são os sintomas a que deve estar particularmente atento (Revista Prevenir)

  • Viver com artrite reumatoide

    Tinha acabado de fazer 40 anos quando os primeiros sinais da doença se manifestaram. Um testemunho surpreendente de uma mulher que teve de se adaptar a uma nova condição (Revista Prevenir)

  • Como evitar alergias caseiras

    Invisíveis, com oito patas, parentes distantes das aranhas, os ácaros adoram viver em áreas habitacionais quentes e húmidas. Veja o que pode fazer para se proteger (Revista Prevenir)

  • O marcador alpha-fetoproteína no despiste do carcinoma hepatocelular

    O Carcinoma Hepatocelular é o tumor maligno mais comum do fígado. (Germano de Sousa)

  • Qual é a relação entre incontinência urinária e bexiga hiperativa?

    A incontinência urinaria é um sintoma muito frequente, que causa grande impacto na qualidade de vida. Para além do sofrimento pessoal, perturba a vida profissional, social e sexual. Tem também custos financeiros importantes não só para os indivíduos como para a sociedade. (Nuno Noronha)

  • Os alimentos que reduzem o risco de AVC

    Muitos dos ingredientes que ingere diariamente podem conduzir a um um acidente vascular cerebral. Descubra quais são os que deve evitar e os que pode comer para se proteger (Revista Prevenir)

  • Casamento feliz pode ajudar a prevenir risco de AVC

    As conclusões de um estudo feito em Israel estão em sintonia com as de outras investigações feitas noutras partes do mundo. O apoio do cônjuge também é fundamental numa fase posterior (Revista Prevenir)

  • O copo menstrual é seguro?

    O copo menstrual é um dispositivo utilizável durante o período menstrual. É a única alternativa simples, prática, higiénica e económica aos absorventes íntimos. O artigo é da médica ginecologista Daniela Sobral. (Nuno Noronha)