• Pé chato - dúvidas mais comuns

    O pé chato é uma condição que pode alterar o nosso equilibrio e causar problemas posturais. Conheça algumas das dúvidas mais frequentes (Workwell)

  • Hemodiálise em férias: "Sim, é possível!"

    Roger Stamp, natural do Reino Unido, dá o seu testemunho após umas férias em Portugal onde fez tratamentos de hemodiálise. (Nuno Noronha)

  • Estar de férias e fazer hemodiálise

    Viver com a doença renal crónica é conviver diariamente com uma patologia que envolve uma terapia substitutiva que obriga os doentes a fazerem hemodiálise pelo menos três vezes por semana. (Nuno Noronha)

  • Como combater a prisão de ventre sem recorrer a medicamentos?

    Mais de 50.000 portugueses vão anualmente ao médico por não conseguirem ir à casa de banho. Muitos combatem o problema com fármacos mas a alimentação também pode ajudar (Revista Prevenir)

  • Uma aspirina por dia pode reduzir o cancro do cólon

    Ingerir uma ou duas aspirinas por dia, durante pelo menos 5 anos, está associado a um menor risco de desenvolvimento de cancro do cólon, de acordo com um estudo na Dinamarca. (Workwell)

  • As propriedades terapêuticas das folhas de murta

    Além de facilitar a digestão, este arbusto tem uma ação expetorante e antissética do aparelho respiratório. Contém ainda taninos, úteis no combate às diarreias (Revista Jardins)

  • Má escolha dos óculos de sol pode ser prejudicial

    A Unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas Porto deixa alguns conselhos para ajudar a escolher os óculos de sol mais adequados. (Susana Krauss)

  • Ir ao médico lá fora

    Será que vale a pena atravessar fronteiras para tratar doenças como o cancro, a psoríase ou a obesidade? Conheça a opinião de alguns especialistas portugueses (Revista Prevenir)

  • Vale a pena tratar a psoríase no estrangeiro?

    Cerca de 300.000 portugueses sofrem da doença mas nem todos podem viajar para a tratar. Conheça a opinião de um dermatologista sobre as opções terapêuticas existentes em Portugal e lá fora (Revista Prevenir)

  • Fumar aumenta o risco de doenças intestinais

    Os médicos sabem que fumar pode aumentar o risco de certas doenças inflamatórias intestinais comuns como a doença de crohn ou colite, mas num novo estudo muitos pacientes não têm presente esta informação. (Workwell)

  • As vacinas do viajante

    As deslocações a países estrangeiros podem obrigar a cuidados de saúde redobrados. Veja as injeções que pode ter de levar antes de partir em viagem de férias ou de trabalho (Revista Saber Viver)

  • Mantenha os seus olhos protegidos este verão

    Verão é sinónimo de dias mais longos, sol forte, praia, mergulhos em piscinas, vento mais abundante e mar. Nesta época que acompanha as férias de muitos, deixamos alguns cuidados simples que deve ter para manter a saúde dos seus olhos. (Prémio Cinco Estrelas)

  • Vida longa e saudável… sem baço!

    Produz, controla, armazena e destrói as células sanguíneas, mas é possível viver sem ele. Um médico especialista adverte, contudo, para os cuidados a ter (Revista Prevenir)

  • Medicação para a tensão arterial enfraquece o cabelo?

    Vários estudos internacionais confirmam que existe uma relação entre a doença e a queda de folículos capilares. A farmacêutica Maria Augusta Soares esclarece a questão (Revista Prevenir)

  • Como o picante pode salvar a nossa vida!

    Comer comida picante três vezes por semana, pode reduzir o risco de morte precoce de cancro, ou de sofrer de doenças cardíacas. (Workwell)

  • Dar sangue para receber

    O sangue tem imensas funções e não há medicamento nenhum no mercado que o substitua. Atualmente são necessárias 1200 unidades por dia, a nível nacional, para cobrir as necessidades de transfusão sanguínea dos hospitais. (Saúde XXI)

  • 15 fármacos de venda livre obrigatórios em viagem

    Um kit de farmácia é bagagem imprescindível em deslocações internacionais, sobretudo em países menos desenvolvidos. Saiba o que incluir e quais as possíveis contraindicações (Revista Prevenir)

  • Autismo não está a aumentar mas melhores formas de diagnóstico fazem subir estatísticas

    Novos estudos internacionais asseguram que há maior número de casos porque anteriormente eram muitas as situações que eram mal diagnosticadas… (Revista Prevenir)

    O coronavírus MERS

    A síndrome respiratória do Médio Oriente (ou MERS) é uma doença respiratória viral causada por um novo coronavírus. Foi detectada pela primeira vez em 2012 na Arábia Saudita. (SAPO Lifestyle)

    A doença de Alzheimer

    As mulheres que sofrem perturbações cognitivas ligeiras caiem duas vezes mais rápido na demência do que os homens, de acordo com uma pesquisa divulgada na terça-feira e que poderá ajudar a compreender porque é que as mulheres são mais vulneráveis à doença de Alzheimer. (SAPO Lifestyle)

  • Viajante (mais) saudável

    6 regras de ouro a respeitar na toma e conservação de medicamentos para que as suas viagens de trabalho e as férias não acabem nos corredores de um hospital (Revista Saber Viver)

    A intoxicação por monóxido de carbono

    O monóxido de carbono é um gás tóxico, que não tem cor nem cheiro. A sua inalação pode provocar perda de sentidos e até levar à morte, se a vítima não for socorrida a tempo. (SAPO Lifestyle)

    A água no mundo

    Cerca de 2,6 milhões de pessoas morrem todos os anos por falta de acesso a água potável e metade da população mundial bebe "água perigosa para a saúde". (SAPO Lifestyle)

    O vírus Ébola

    De acordo com os últimos dados da Organização Mundial de Saúde, este vírus infetou 26.933 pessoas e provocou 11.120 mortos, sobretudo na Guiné e na Serra Leoa, mas também na Libéria, que foi declarada livre da doença a 9 de maio. (SAPO Lifestyle)

  • Asma e refluxo gástrico

    Descubra a ligação entre as duas patologias (Strazzera)

  • A postura SMS

    Atualmente assistimos a uma crescente e obsessiva utilização dos telemóveis, tabletes e outros dispositivos móveis por adolescentes e até mesmo crianças, o que levou ao surgimento de uma perturbação clínica denominada “postura SMS“, que podemos considerar uma LER. (Mood)

  • O uso de menos estrogénio está a tornar a toma da pílula mais segura?

    A relação benefício/risco deste anticoncecional continua a ser posta em causa. Uma especialista em planeamento familiar responde às questões que mais preocupam as mulheres (Revista Saber Viver)

  • Sofre de alergias?

    O número de pessoas a sofrer de problemas alérgicos disparou nas últimas décadas, com especialistas a garantir que já atingem 30% da população. É o seu caso? Veja os conselhos que não pode dispensar (Revista Prevenir)

  • Que tipo de incontinência é a sua?

    Identificar a natureza do problema é o primeiro passo para definir o tratamento, existente para mais de 80% dos casos. Pessoas com mais de 40 anos são as mais afetadas (Revista Prevenir)

  • Cuida do seu períneo?

    Esta parte do corpo é sensível a todos os acontecimentos da vida, muito especialmente na gravidez. Saiba qual é a melhor forma de o preservar e também como o restaurar (Revista Saber Viver)

  • Qual a melhor solução para deixar de ressonar?

    O problema pode ter mais do que uma origem e não afeta só quem padece dele. Uma médica otorrinolaringologista explica o que pode ser feito para travar a situação (Revista Prevenir)

  • Biossimilares são os medicamentos do futuro

    Surgiram da necessidade de copiar fármacos feitos a partir de células vivas. Uma magia biotecnológica capaz de ajudar mais doentes e poupar dinheiro. Saiba como (Revista Prevenir)

  • É normal ficar com o braço dormente durante um dia inteiro?

    Sucede com muitas pessoas mas a minoria tende a menosprezar o problema. Saiba o que provoca a situação e veja o que deve fazer para a tratar (Revista Prevenir)

  • Viver com hemofilia não tem de ser um drama

    Esta doença, que atinge em média um em cada 10.000 habitantes, tem maior incidência nos homens. Quando as mulheres são portadoras, o gene que a provoca pode ser transmitido aos filhos (Revista Prevenir)

  • Porque é que o café, o álcool e o tabaco causam mau hálito?

    A explicação breve de Rodrigo Avelãs Cavaco, médico dentista e diretor clínico na DentalConcept. (Na Cozinha Com)

  • Como eu venci o cancro

    Médica de profissão, Odile Fernández sentiu a proximidade da morte quando lhe foi diagnosticado um tumor nos ovários altamente agressivo. Um testemunho impressionante na primeira pessoa (Revista Prevenir)

  • O que é melhor para a dor? Ibuprofeno ou paracetamol?

    Maria Augusta Soares, professora na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, esclarece uma dúvida que é comum a milhares de portugueses (Revista Prevenir)

  • Halitose, um problema de saúde e de autoestima

    A halitose afeta entre 50 a 60% da população portuguesa e pode conduzir à diminuição da autoestima e à introversão. Um artigo do médico dentista Rodrigo Avelãs Cavaco. (Nuno Noronha)

  • Opinião: Incentivar a atividade física é uma tarefa crucial

    Em Portugal, cerca de 60% da população adulta tem excesso de peso, 21% tem obesidade e uma em cada três crianças tem peso a mais. O artigo é assinado por Carlos Neves, Presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, que frisa que incentivar a atividade física é uma tarefa crucial. (Nuno Noronha)

  • A doença de Alzheimer

    Tem um familiar que sofre com esta doença? Aprenda como comunicar da melhor maneira (Strazzera)

  • Fracassos em implantologia

    Apesar dos avanços tecnológicos e científicos na Medicina Dentária, há fatores que interferem e influenciam nos êxitos e fracassos na Implantologia. (Nuno Noronha)

  • Mais de metade das mulheres sofre de infeções vaginais recorrentes

    O verão é a altura do ano em que ocorrem mais infeções vaginais. Altura propícia então para conversarmos com a médica Teresa Laginha, que esclarece algumas das dúvidas mais comuns. (Mood)

  • Colesterol - Novos medicamentos

    Duas novas "drogas" que podem baixar de forma revolucionária o colesterol, conseguiram a aprovação pública do painel de especialistas da FDA, food and drug administration (Workwell)

  • Novo tratamento para doenças da próstata substitui cirurgia aberta

    Um novo tratamento para pacientes que sofrem de dificuldades urinárias por doença da próstata, como a hiperplasia benigna, está a ser aplicado desde maio no Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, em Gondomar, informa o urologista Fábio Almeida. (Nuno Noronha)

  • Os xaropes com parabenos fazem mal?

    Usados como conservantes de alimentos, de cosméticos e de medicamentos desde meados do século passado, podem causar reações alérgicas. Saiba em que contexto (Revista Prevenir)

  • Catarina Lucas: “As mulheres são o grupo mais propenso a desenvolver depressão”

    A psicóloga Catarina Lucas é coautora do livro “Depressão: muito para além da tristeza”, que pretende clarificar as consequências e formas de tratamento de um estado depressivo. Falamos com a autora sobre aquela que é uma das doenças do século. (Mood)

  • Avanços da medicina que estão a mudar a nossa vida

    Os últimos meses foram marcados por novas descobertas na área da saúde. Desafiámos um painel de especialistas nacionais a elegerem as inovações mais marcantes (Revista Prevenir)

  • Hérnia de disco cervical

    A rubrica Osteopatia na Idade Maior, de Tiago Ramos, está de volta aos Retratos Contados! Desta vez, fique a saber mais sobre as Hérnia de Disco Cervical... (Retratos Contados)

  • As respostas às oito dúvidas de saúde que nunca ousou colocar

    Especialistas respondem a interrogações muito comuns que a maioria, por medo, pudor ou vergonha, (quase) nunca tem a coragem de perguntar durante as consultas médicas (Revista Prevenir)

  • 4 receios comuns com solução fácil

    Milhares de portugueses negligenciam a vigilância da sua saúde por… medo! Mas existem gestos preventivos a ter em conta (Revista Prevenir)

  • 7 regras para viver até aos 100 anos

    Atingir um século não só não é impossível como até pode ser simples. Conheça as regras que ajudam a concretizar este objetivo (Revista Prevenir)

  • Deixar de fumar... com mensagens escritas!

    SMS encorajadoras podem ajudar os fumadores a abandonar o vício. A garantia é dada por um grupo de cientistas ingleses. Mas também há aplicações móveis a conseguir bons resultados... (Revista Prevenir)

  • É possível detetar Alzheimer com uma análise de sangue?

    A resposta é sim. A utilização de alguns testes laboratoriais como marcadores da doença pode permitir o diagnóstico precoce, mesmo antes dos primeiros sintomas. (Germano de Sousa)

  • 15 mitos sobre a pílula

    Descubra quais são... (Strazzera)

  • Mitos e (in)verdades acerca do cigarro eletrónico

    Entre as alegações de segurança por quem o comercializa e as suspeitas dos perigos para a saúde por parte dos médicos, o que se sabe afinal sobre esta nova forma de fumar? (Revista Prevenir)

  • As 10 questões de saúde que todas as mulheres devem colocar

    Há informações que são determinantes. Confirme o que deve perguntar aos seus pais, ao médico de família e a si própria. Um guia que deverá ter sempre em mente (Revista Saber Viver)

    Sabia que as células do nosso ouvido também dançam?

    A música é uma das artes que mais nos toca e que mais paixões desperta. E quando a ouvimos, as reações desencadeiam-se até a nível celular. (Nuno Noronha)

  • Teste a saúde do seu coração em menos de nada

    Uma avaliação que demora apenas um minuto pode indiciar se o seu músculo cardíaco está em esforço e se necessita de vigilância médica. Veja como deve proceder (Revista Prevenir)

  • Comportamentos que ajudam a combater a asma e a rinite alérgica

    Muitos portugueses sofrem com doenças alérgicas. Apesar de não terem cura, podem ser minimizadas. Saiba como, com os conselhos do imuno-alergologista Morais de Almeida (Revista Prevenir)

  • Como identificar os diferentes tipos de melanoma

    Nos homens, tendem a surgir mais no tronco, nas costas, na cabeça e no pescoço. Nas mulheres, aparecem tendencialmente nas pernas e no tronco. Saiba quais são os fatores de risco que deve controlar (Revista Prevenir)