• Testosterona a mais prejudica o coração?

    Especialistas internacionais, suportados por estudos universitários, asseguram os tratamentos com esta hormona são maus. Mas também existem investigações que apontam no sentido oposto (Revista Prevenir)

  • Intervenção em pessoas adultas que gaguejam. Será que vale a pena?

    As sociedades tipicamente investem nos mais novos, ou seja nas crianças e jovens, porque eles são o futuro. Nos mais velhos persiste muitas vezes a duvida: será que ainda vale a pena? Porque duvidam os adultos? (Pin)

  • Só tome aspirina diariamente se sofrer do coração

    Os resultados de uma investigação britânica sugerem que os doentes coronários podem ingerir ácido acetilsalicílico todos os dias. Se não é o caso, saiba por que deve rever rapidamente esse (mau) hábito (Revista Prevenir)

  • Controle o seu coração com o telemóvel

    As doenças cardiovasculares são das mais mortíferas em todo o mundo. Conheça os sistemas que convertem o seu smartphone num autêntico estetoscópio digital (Revista Prevenir)

  • ELA não o impediu de tentar ser feliz

    Quando, aos 37 anos, lhe foi diagnosticado esclerose lateral amiotrófica, Bernardo Pinto Coelho passou por um difícil processo de aceitação. Mas recusou-se a baixar os braços (Revista Prevenir)

  • Como controlar a diabetes sem medicação

    Através da adoção de hábitos saudáveis, é possível prevenir e controlar esta doença que existe muito por culpa do estilo de vida atual. Aprenda a proteger-se (Revista Prevenir)

  • 6 mitos de inverno que podem estar a condicionar a sua vida erradamente

    O frio engorda? As dores pioram? O cabelo cai mais? Desmistifique algumas ideias pré-concebidas muito comuns na estação mais fria do ano (Revista Saber Viver)

  • O que fazer perante uma crise de epilepsia?

    Se testemunhar uma crise convulsiva generalizada, com queda e abalos musculares generalizados, deve ter alguns cuidados e evitar alguns comportamentos. Saiba quais. (Nuno Noronha)

  • As doenças que pode apanhar através dos seus animais de estimação

    As mascotes podem transmitir-nos patologias através de bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Basta seguir algumas regras para o evitar. Saiba já quais são (Revista Prevenir)

  • Dicas para combater a retenção de líquidos

    Muito se fala em retenção de líquidos e da sua relação com a alimentação. Mas o que é a retenção de líquidos? (Prémio Cinco Estrelas)

  • O uso prolongado de laxantes pode agravar a obstipação?

    A dúvida é comum a muitos portugueses, que recorrem a medicamentos para combater o problema. A especialista em farmácia Maria Augusta Soares esclarece esta questão (Revista Prevenir)

  • O que é e como é feita a mutilação genital feminina?

    A mutilação genital feminina, que causa lesões físicas e psíquicas permanentes, é mantida em cerca de 30 países africanos, entre os quais a lusófona Guiné-Bissau, onde se estima que 50 por cento das mulheres sejam afetadas. (Nuno Noronha)

  • O que a medicina do habitat pode fazer pela sua saúde

    Falhas nos sistemas de aquecimento, na ventilação e nos aparelhos de ar condicionado podem estar na origem de doenças. Saiba como eliminar os focos de perigo em casa ou no trabalho com a ajuda da geobiologia (Revista Saber Viver)

  • Os carecas correm mais riscos de vir a ter cancro da próstata?

    Um estudo da Universidade de Medicina de Washington, um professor da Universidade da Califórnia e uma uma investigação do National Cancer Institute nos EUA garantem que... sim! (Revista Prevenir)

  • As (muitas) inovações que prometem acabar de vez com o cancro

    Nos últimos anos, foram muitas as soluções terapêuticas anunciadas como o derradeiro milagre na luta contra a doença. Descubra algumas das mais marcantes (Revista Prevenir)

  • Os marcadores tumorais como indicadores de malignidade

    Nos pacientes com cancro, verifica-se um crescimento autónomo do tecido devido à ação de um carcinogénio, que pode ser de natureza física, química ou biológica. As células neoplásicas tumorais podem ser, em quantidade elevada, proteínas que são usadas em laboratório como marcadores tumorais. (Germano de Sousa)

  • 10 segredos para a sua saúde no dia a dia

    Pensar que obtemos todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo na nossa dieta diária já não é apenas um sonho! (Prémio Cinco Estrelas)

  • Conhecer as necessidades dos doentes para melhor cuidar

    É sabido, e há evidências científicas a provar que determinados comportamentos e estilos de vida tem influência no surgimento de diversos tipos de cancro como, por exemplo, o cancro colorretal ou do intestino, em que 90% dos casos se deve a fatores comportamentais tais como, por exemplo, a alimentação incorreta e o sedentarismo. (Nuno Noronha)

  • Imunoterapia é a nova esperança contra o cancro

    Este tipo de tratamento, que ativa o nosso sistema imunitário na luta contra a patologia, foi o grande protagonista do maior encontro mundial de oncologistas. Muitos acreditam que é a solução (Revista Prevenir)

  • A verdadeira relação que existe entre a menopausa e a osteoporose

    Um estudo com ratos, levado a cabo por uma investigadora da Universidade de Coimbra, levanta uma parte do véu. Mas a análise em humanos não avança para já… (Revista Prevenir)

  • O que pode ser feito para renovar o Serviço Nacional de Saúde

    As forças e fragilidades do SNS e como reinventá-lo, segundo Francisco Goiana da Silva, o médico com menos de 30 anos que convenceu a OMS a centrar atenções no nosso país (Revista Prevenir)

  • Síndromes genéticas: o que são e como abordar?

    As síndromes genéticas são doenças caracterizadas por um conjunto específico de sinais e sintomas, de causa genética, isto é, devido a uma anomalia envolvendo um ou mais cromossomas ou genes (mutação, deleção, duplicação ou outras). (Pin)

  • VIH no feminino continua a preocupar

    Em Portugal, a Direção-Geral de Saúde pretende diminuir o número de novos casos de VIH em 25% e da mortalidade por Sida em 50% até ao final de 2016. Mulheres estão no topo das preocupações mundiais… (Revista Prevenir)

  • As mutações BRCA1 e BRCA2 no risco de cancro hereditário

    Os tumores hereditários têm como causa principal uma alteração num gene (mutação genética), herdada por um dos progenitores (pai ou mãe). Fátima Vaz, coordenadora da Consulta de Risco Familiar de Cancro da Mama e Ovário, do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, traça os principais contornos desta patologia. (Saúde XXI)

  • Como tratar a azia frequente?

    Muitas pessoas sofrem, com frequência, de azia. Alguns minutos após iniciar uma refeição começam a sentir um incómodo no estômago ou uma forte dor em toda a região estomacal. Um artigo de António Hipólito de Aguiar, farmacêutico e docente universitário. (Saúde XXI)

  • O que precisa de mudar urgentemente no setor da saúde

    O atual panorama está longe de ser dos mais animadores. Saiba quais são os números que preocupam os profissionais do setor e veja as soluções que muitos defendem (Revista Prevenir)

  • É viciado no seu smartphone? Então sofre de nomofobia

    Sente-se entranho quando está sem o seu smartphone? Então poderá sofrer de nomofobia. É uma nova forma de fobia introduzida nas nossas vidas como resultado da interação da pessoa com os dispositivos móveis, em particular com o smartphone, e está presente em todas as nações industrializadas. (SAPO Lifestyle)

    Sabe o que é a tecnologia conectada?

    Toda uma nova tecnologia electrónica corporal está a ser desenvolvida. Na medicina, os objectos conectados permitem aos médicos recolher informações sobre a saúde dos pacientes. (SAPO Lifestyle)

  • Temperaturas fora do normal: que malefícios para a saúde?

    Até que ponto é que as temperaturas elevadas nesta época do ano aumentam a probabilidade de gripe e outras doenças respiratórias? (Nuno Noronha)

  • 5 Falsos mitos sobre a incontinência

    Parecem verdades e muitas mulheres tomam-nas como tal, demonstrando que as perdas de urina são vistas e vividas como um tabu. Vamos desmontar cinco “mitos” que não podem estar mais afastados da realidade. (Prémio Cinco Estrelas)

  • Cancro testicular

    Os principais sintomas e sinais de alarme, o autoexame testicular que deve fazer e o tratamento possível para uma doença que, nos países desenvolvidos, atinge entre três a seis em 100.000 homens (Revista Prevenir)

  • Estilos de vida e doença bipolar

    Exercício físico, alimentação e descanso. Serão estes cuidados gerais de saúde importantes para o controlo desta patologia? Veja o que diz o psiquiatra Filipe Arriaga (Revista Prevenir)

  • A flor que pode ser usada para tratar a tensão alta e a artrite reumatoide

    Em tempos idos, os índios norte-americanos utilizavam a onagra para tratar úlceras e diversas doenças cutâneas. Em Portugal, as raízes e as folhas desta planta já fizeram parte dos hábitos alimentares (Revista Jardins)

  • Olhos de duas cores? Chama-se heterocromia e é um fenómeno raro

    As Heterocromias da Íris são alterações pigmentares da íris que provocam uma assimetria da cor dos olhos (o individuo pode ter um olho de cada cor ou então com tons diferentes). (Nuno Noronha)

  • Sabe como é que o seu corpo reage após beber uns copos a mais?

    Existem diversos fatores que influenciam a forma como o corpo humano reage à ingestão de substâncias alcoólicas. Mas sabe quais as partes do corpo que são afetadas após o consumo de álcool? (SAPO Lifestyle)

  • O que é a catarata e quais são as causas?

    A catarata é uma doença que aparece com a idade ou em consequência de uma doença sistémica. Gradualmente, a visão começa a tornar-se turva e os objetos deixam de parecer brilhantes ou vivos como anteriormente. Um artigo do médico oftalmologista Eugénio Leite. (Nuno Noronha)

  • Benefícios da fisioterapia na água na prevenção de quedas no idoso

    A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que utiliza os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos advindos da imersão do corpo em piscina como recurso auxiliar da reabilitação ou prevenção das alterações funcionais. (Holmes Place)

  • Passe o inverno inteiro sem gripe

    Em Portugal, o número de pessoas que se vacina contra esta patologia já ultrapassa 1,5 milhões, mas existem outras formas de prevenção. Veja o que deve fazer para evitar esta doença (Revista Prevenir)

  • Sabe qual é a principal causa de alergia no inverno?

    Ácaros e fungos estão na origem de reações alérgicas que muitas pessoas apresentam nesta altura. Saiba o que deve fazer em casa para as evitar (Revista Prevenir)

  • O seu filho adolescente sofre de varicocelo?

    Este problema de dilatação das veias do testículo tende a manifestar-se no início da puberdade. Saiba quantas pessoas afeta e como pode ser tratado (Revista Prevenir)

  • Acha que conseguia viver sem sentimentos?

    Por todo o mundo existem pessoas que nasceram com um distúrbio que não lhes permite experienciar sentimentos básicos, como é o caso do amor, medo, dor ou alegria. (SAPO Lifestyle)

  • Atchim! Será gripe ou constipação?

    Têm sintomas em comum e podem ser confundidas. Duas especialistas explicam as suas principais diferenças e como se manter a salvo nos meses mais frios do ano (Revista Saber Viver)

  • Seja mais saudável em 2016

    Ao soar das 12 badaladas, renovam-se esperanças e fazem-se promessas. Inclua nas suas resoluções de ano novo hábitos e comportamentos que o vão fazer sentir-se melhor (Revista Prevenir)

  • Como minimizar os danos para a coluna nos acidentes de carro?

    Os conselhos são do médico e cirurgião ortopédico Luís Teixeira, Presidente da Spine Matters - Proteja a Sua Coluna. (Nuno Noronha)

  • As (outras) utilizações do azevinho para além da decoração

    Estamos habituados a associá-lo a esta época mas as suas folhas e as suas bagas não servem só para decorar no Natal. Descubra as doenças que esta árvore previne (Revista Jardins)

  • Já ouviu falar em chicote cervical? Proteja a sua condução

    Em 2014, mais de 39 mil portugueses ficaram feridos na sequência de acidentes de viação. O que muita gente não sabe é que o número de feridos ligeiros esconde muitas vezes problemas sérios para a coluna. (Nuno Noronha)

  • Como se referencia um doente com dor neuropática?

    A partir do momento em que o doente é diagnosticado como sendo portador de uma dor neuropática, ou mista (neuropática + nociceptiva), torna-se mandatório tratar a dor com vista a obviar as limitações que o doente apresenta. Um artigo da omédica anestesiologista Maria Carlos Cativo. (Nuno Noronha)

  • O que fazer para combater as principais doenças de inverno

    Esta estação é propícia a problemas de saúde. Aprenda a identificar as patologias mais habituais dos meses mais frios e veja o que pode fazer para se proteger (Revista Prevenir)

  • Os novos tratamentos para as varizes

    As varizes são muito mais do que um problema estético, podendo condicionar, além de grande incómodo e prejuízo da qualidade de vida, complicações diversas. Assim, o seu tratamento está indicado e deve ser o mais precoce possível para garantir um melhor e mais definitivo resultado. (Nuno Noronha)

  • Os desafios de futuro que o setor da saúde enfrenta

    Uma comissão de notáveis delineou uma nova visão para Portugal a este nível. Leia a síntese de um trabalho que pretende melhorar a nossa vida (Revista Prevenir)

  • Porque é que os dentes ficam amarelos?

    Mesmo que os limpe, escove e higienize corretamente, os dentes tendem a escurecer ao longo da vida. É normal. (Nuno Noronha)

  • Será o sexo oral responsável pela transmissão de doenças?

    Nuno Monteiro Pereira, médico urologista, responde à pergunta e enumera os gestos a adotar para prevenir patologias associadas à interação bucopeniana (Revista Prevenir)

  • Quando o segredo da cura está nas… mãos!

    Descubra os principais benefícios da quiroprática, a terapia que ajuda a melhorar o funcionamento do seu organismo (Revista Prevenir)

  • Sabe com que frequência deve fazer uma consulta de higiene oral?

    Há quem vá ao dentista várias vezes por ano mas também há quem raramente lá ponha os pés. Saiba qual é a periodicidade recomendada (Revista Prevenir)

  • Aprenda a fazer um uso responsável dos medicamentos

    Estima-se que 50% da população mundial não toma a medicação corretamente. A Ordem dos Farmacêuticos pretende mudar esta realidade (Revista Prevenir)

  • Vamos ficar todos surdos?

    A Organização Mundial de Saúde não tem dúvidas. Ouvir música num volume elevado é a principal causa de surdez evitável (Revista Prevenir)

  • Pessoas insensíveis à dor podem ser curadas, revela estudo

    Existem centenas de pessoas que nunca sentiram dor na sua vida e tudo devido a uma mutação genética rara. Um grupo de cientistas da University College of London (UCL) parecem ter descoberto a solução para esta doença. (SAPO Lifestyle)

  • Como agir com alguém que tenha Esclerose Múltipla

    Viver com uma doença crónica não é fácil. A sensibilidade para estes temas nem sempre é a mais correta e por vezes não sabemos mesmo o que dizer. Para não errar, tome note destes conselhos. (SAPO Lifestyle)

  • O que precisa de saber sobre Esclerose Múltipla

    Na data em que se assinala o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, nunca é demais clarificar dúvidas que possam surgir em relação a esta doença. (SAPO Lifestyle)

  • “Quando finalmente caí em mim, percebi que o Nuno normal tinha desaparecido”

    Aos 32 anos Nuno Gonçalves descobriu que tinha Esclerose Múltipla (EM). Hoje, com 35 anos, é um dos cerca de sete mil portugueses que enfrenta uma batalha diária contra uma doença degenerativa neurológica imprevisível e que não tem cura. (SAPO Lifestyle)