• Tomar a pílula pode potenciar o risco de AVC?

    Também tem esta dúvida? Tereza Paula, assistente hospitalar de ginecologia-obstetrícia na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, desmistifica a questão (Revista Prevenir)

  • Europacolon publica manual de informação sobre cancro do pâncreas

    A Europacolon Portugal, associação de apoio aos doentes com cancros digestivos, assinalou o seu 10.º aniversário com um Encontro dirigido à população em geral, familiares, instituições e profissionais de saúde dedicado ao tema do cancro digestivo. Um artigo de opinião de Vitor Neves, presidente da Europacolon Portugal. (Nuno Noronha)

  • Viver com VIH e hepatite C

    Maria João Brás tinha nove anos quando começou a fumar, 12 quando começou a consumir álcool e 16 quando se tornou utilizadora de heroína e cocaína. Um relato impressionante de luta contra a doença (Revista Prevenir)

  • As propriedades medicinais da esteva

    Alivia as picadas de insetos mas não só. O óleo essencial extraído de toda a planta é utilizado em aromoterapia para combater o stresse. E ainda regenera a pele... (Revista Jardins)

  • Vacina contra HPV antecipada no novo Programa Nacional de Vacinação

    Na origem das doenças infecciosas estão microrganismos que se reproduzem e evoluem rapidamente, colocando em risco a vida do seu hospedeiro, o homem. O Vírus do Papiloma Humano (HPV) infeta as células da pele e mucosas e possui mais de 200 serotipos diferentes. Leia a opinião e os conselhos do médico Germano de Sousa, especialista em Patologia Clínica. (Germano de Sousa)

  • 5 alimentos que influenciam a saúde dentária

    Possuir uns dentes saudáveis não é apenas uma questão de estética, mas essencialmente uma questão de saúde. (Holmes Place)

  • É possível ter diabetes e estar no campeonato europeu de futsal

    O projeto DiabPT United foi criado pelo Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) e a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) com o objetivo de desmistificar a diabetes nas suas diversas vertentes. Um artigo de opinião de João Nabais, jogador da equipa DiabPT United. (Nuno Noronha)

  • Quem és tu, piolho?

    A Pediculose do couro cabeludo é uma doença provocada pelo Pediculus humanos capitis , vulgarmente designado por Piolho. É um parasita do Homem, que não se encontra em outras espécies, nomeadamente em cães e gatos, alimentando-se do sangue do hospedeiro. Um artigo da médica pediatra Margarida Fortunato. (Nuno Noronha)

    Sabia que as células dos nossos ouvidos também dançam?

    A música é uma das artes que mais nos toca e que mais paixões desperta. E quando a ouvimos, as reações desencadeiam-se até a nível celular. (Nuno Noronha)

  • Os principais erros que os portugueses cometem quando (não) dormem

    O estilo de vida que deve adotar para ter noites relaxantes e reparadoras implica opções inteligentes. O neurologista Ângelo Soares explica o que deve fazer (Revista Prevenir)

  • Como se garante que o órgão não é rejeitado?

    Em 2015, realizaram-se em Portugal 483 transplantes de rim, 249 transplantes hepáticos, 50 transplantes cardíacos, 27 pancreáticos e 15 de pulmão, segundo dados do Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Estes números traduzem um aumento em relação aos últimos anos mas, ainda assim não atingem os números recorde de 2010. (Nuno Noronha)

  • Mais um item para a lista. Vá de férias com o essencial

    Antes de fechar a mala e ir de férias, confirme que não lhe falta nada... Já colocou gotas oftálmicas? Com os passeios aos ar livre e as idas à praia e piscina, trazer consigo lágrimas artificiais pode revelar-se bastante prático e útil. (Nuno Noronha)

  • Descubra os mitos da acupuntura

    Esta técnica medicinal, tem sido alvo de várias desconfianças principalmente no que diz respeito à Medicina Ocidental. Descubra quais são estes mitos e elimine-os de vez, com a ajuda do especialista Hélder Flor. (Strazzera)

  • Não consegue dormir? Saiba o que deve ouvir

    Entre pensamentos sobre o que ficou por fazer e o hábito de consultar o telemóvel, adormecer pode tornar-se difícil. Conheça algumas sugestões para o ajudar a mergulhar num sono profundo. (Nuno Noronha)

  • A biópsia no despiste do carcinoma gástrico

    O carcinoma gástrico, habitualmente, não se torna sintomático até que exista doença extensa. Os sintomas precoces são inespecíficos, como perda de peso, náuseas, vómitos, anorexia e fadiga. (Germano de Sousa)

  • Dicas para a prevenção da psoríase e dermatite atópica

    A psoríase e a dermatite atópica são doenças crónicas inflamatórias da pele cada vez mais frequentes, com lesões que afetam não só a barreira cutânea, como têm impacto psicológico, social e na qualidade de vida. (Prémio Cinco Estrelas)

  • Sabe o que existe numa piscina? Talvez seja melhor ficar na ignorância…

    Apesar da utilização de cloro, estes espaços são um verdadeiro repositório de vírus e de bactérias. Veja o que pode fazer para se proteger (Revista Prevenir)

  • Há cada vez mais mulheres a conseguirem preservar o útero

    A histerectomia (remoção do útero) é a cirurgia mais frequente na mulher em idade reprodutiva, se excluirmos a cesariana, e é a única opção de tratamento definitivo para várias doenças. Um artigo da médica Fernanda Águas. (Nuno Noronha)

  • A exaustão (burnout) de quem cuida

    As alterações demográficas que se fazem sentir em Portugal, bem como na família, aumento de famílias do tipo nuclear, faz com que quando um dos elementos fica dependente toda a dinâmica familiar sofra alterações. Estas alterações serão tanto maiores quanto maior for a dependência. (IberSaúde)

  • Médicos que acreditam em medicinas alternativas

    Portugal é dos poucos países com legislação que valoriza sete terapêuticas não convencionais. Saiba quais são e conheça a opinião de especialistas que a recomendam (Revista Prevenir)

  • 5 doenças que podem estragar as suas férias

    As férias sabem bem, mas podem ter algumas doenças associadas que deve prevenir para não ter surpresas desagradáveis. (Holmes Place)

    Os mitos da morfina (desvendados pelos médicos)

    Esclareça todas as dúvidas sobre a morfina, um medicamento opióide. (Nuno Noronha)

  • Leve tudo o que precisa para a praia

    Chegou o verão, as idas à praia e os mergulhos no mar. É normal que o vento, a água salgada ou a areia lhe causem desconforto, ardor e irritação ocular. Conheça os benefícios das gotas oftálmicas. (Nuno Noronha)

  • Quer evitar osteoartroses? Faça exercício, alongue e coma bem

    A osteoartrose é uma das perturbações articulares mais frequentes e tão velha como a própria humanidade. Atualmente afeta mais de 38,6 milhões de pessoas na União Europeia. (Nuno Noronha)

  • O seu cérebro é prodigioso mas um AVC pode comprometer as suas competências para sempre

    Mais de dois terços dos sobreviventes de um AVC, a principal causa de morte em Portugal, fica com sequelas para a vida. Saiba os cuidados a ter para se proteger (Revista Prevenir)

  • Sim ou não à interrupção da menstruação?

    Para muitas mulheres, o período é um verdadeiro calvário, mas devem ir ao ponto de o interromper? Riscos, vantagens e cuidados a ter na toma contínua de contracetivos hormonais (Revista Prevenir)

  • Os animais ficam doentes e também precisam de ir às urgências

    Por vezes surge uma urgência de saúde e lá temos de ir a correr para o hospital, seja à hora que for. O mesmo acontece com os animais de companhia – falta de ar, desmaio, intoxicação, vómitos, são vários os alertas que levam os donos a pegar nos seus animais e ir até às urgências de um hospital veterinário. Um artigo do médico veterinário Luís Montenegro. (Nuno Noronha)

  • Esclerose lateral amiotrófica: do diagnóstico à luta de todos os dias

    A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) ou doença do neurónio motor é uma doença neurodegenerativa de causa desconhecida e incurável. O seu curso é progressivo, sem remissões e a sobrevida é de meses a décadas mas geralmente é inferior a três anos, desde o início dos sintomas. Um artigo da médica Elga Freire. (Nuno Noronha)

  • O marcador CA 72-4 no despiste do carcinoma gástrico

    O Carcinoma Gástrico é o quarto tipo de cancro mais comum a nível mundial, precedido pelas neoplasias do pulmão, mama e colon-rectal. A taxa de incidência é superior em homens e aumenta com o avanço da idade, sobretudo a partir dos 50 anos. (Germano de Sousa)

  • Prevalência da hipertensão está a aumentar

    O sal continua a ser um dos grandes inimigos dos portugueses. Saiba o que fazer para fazer baixar a tensão arterial e prevenir a doença (Revista Prevenir)

  • Glifosato: mais que um herbicida, será um perigo para a saúde?

    Desde que, em 2015, a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro incluiu o glifosato na lista dos produtos provavelmente cancerígenos (categoria 2A), aquilo que era uma “guerra” com pouco impacto na sociedade civil (entre a comunidade científica e os grupos ecologistas e ambientalistas, de um lado, e a indústria química e agro-alimentar, do outro) passou para a esfera política e pública. Um artigo do médico Viriato Horta. (Nuno Noronha)

  • Vê-se como uma Pessoa que gagueja, mas todos lhe dizem que não gagueja nada

    Talvez, inconscientemente inferimos que as pessoas que gaguejam ‘devem esforçar-se’ para não gaguejar e nem imaginamos que por vezes elas e eles são de tal modo excelentes nessa ‘tarefa’ que assumimos: “antigamente era gago mas agora já não é!” (Pin)

  • Dicas para a limpeza de ouvidos

    É comum as pessoas utilizarem cotonetes para remover o excesso de cera e detritos dos ouvidos, mas o seu uso pode ter consequências negativas. De tímpanos perfurados a cera bastante compacta, são vários os problemas associados à limpeza os ouvidos. (Prémio Cinco Estrelas)

  • Os dispositivos de reconhecimento facial podem afetar a visão?

    Estão em voga mas fazem mal? Luís Gouveia Andrade, médico oftalmologista no Hospital Cuf Infante Santo, em Lisboa, esclarece a dúvida (Revista Prevenir)

  • Dormir com o ar condicionado ligado é nocivo?

    Sabe bem nas noites de maior calor mas pode fazer mal se o período de exposição for prolongado. Especialistas em fisioterapia alertam para os riscos do uso excessivo deste aparelho (Revista Prevenir)

  • Guia de sobrevivência à menopausa

    Se está prestes a entrar na menopausa, aqui ficam algumas dicas que a vão ajudar a lidar melhor com esta etapa da sua vida. (Prémio Cinco Estrelas)

  • Terapia musical ajuda a superar o cancro

    Vários estudos internacionais garantem que ouvir música aumenta a capacidade em lidar com a doença. Saiba o que defendem os especialistas da American Music Therapy Association (Revista Prevenir)

  • Obesidade nos animais: como evitar e controlar?

    Sabia que a obesidade é a doença nutricional mais comum nos cães e gatos e, tal como acontece nos humanos, é uma doença cuja incidência tem vindo a crescer? Na verdade, dados apontam que cerca de 50% dos animais de companhia têm excesso de peso ou obesidade. (Nuno Noronha)

  • Este é o segredo mais bem guardado do oceano Atlântico

    A areia do Porto Santo, uma criação da mãe natureza, tem mesmo uma eficácia terapêutica, cientificamente testada e comprovada. Seja na pequena ilha, seja na grande Madeira, é rara a pessoa que não conte uma história de alguém que se tenha tratado com as areias da “Ilha Dourada”. (SAPO Lifestyle)

  • Já sentiu os olhos irritados durante os concertos de verão?

    Então este artigo é para si. Os festivais de verão são um momento de lazer e descontração que lhe podem causar desconforto, ardor e até mesmo irritação ocular, não só pela poeira, mas também pelo calor, vento e tabaco. Conheça os benefícios das gotas oftálmicas para usufruir ao máximo dos seus concertos favoritos. (Nuno Noronha)

  • CYFRA 21-1 no despiste da Neoplasia Pulmonar

    As células do pulmão são responsáveis pela formação do tecido pulmonar, reproduzindo-se e gerando novas células e quando danificadas ou ao envelhecer, morrem naturalmente. (Germano de Sousa)

  • O uso diário de fio dentário é mesmo essencial?

    João Caramês, professor catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e diretor clínico do Instituto de Implantologia, responde à pergunta (Revista Prevenir)

  • Anda a dormir menos? Saiba que é... normal!

    Um estudo britânico confirma que, na terceira idade, o tempo dedicado ao sono diminui naturalmente. Outras investigações alertam, contudo, para a privação de sono noutras faixas etárias (Revista Prevenir)

  • Sabe identificar uma contratura muscular?

    Já alguma vez sentiu dores nas costas, ou outra parte do corpo, e com a sensação que estão “duras como pedra”? Provavelmente já teve ou tem uma contratura muscular. Mas em que consiste na realidade? (Holmes Place)

  • A morte súbita pode ser evitável e isso também está nas nossas mãos

    Em Portugal, em média, cerca de 10 mil pessoas sofrem de morte súbita cardíaca todos os anos. Mais vezes do que imaginamos, a possibilidade de salvar uma vida em risco de morte súbita pode estar nas nossas mãos. Fomos perceber como com Mário Oliveira, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e Miguel Mendes, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, ambos médicos cardiologistas. (Nuno Noronha)

  • Miomas uterinos. Preservar o útero ou não, eis a questão

    Os miomas são os tumores benignos mais frequentes do aparelho genital feminino, afetando 30% a 60% das mulheres e sendo mais comum na década dos 40 anos. Podem ser assintomáticos e apenas revelados numa avaliação ocasional. Um artigo de Joaquim Neves, médico especialista em ginecologia e obstetrícia. (Nuno Noronha)

  • Os métodos contracetivos e as inovações na contraceção

    A contraceção é um dos temas com maior impacto na vida da mulher e com grandes implicações sociológicas uma vez que afeta a natalidade, influencia o comportamento sexual dos casais e permite o controlo sobre o planeamento da sua família. Um artigo da médica ginecologista Maria João Carvalho. (Nuno Noronha)

  • Ter o septo nasal desviado pode causar a obstrução das narinas?

    Muitas pessoas têm um desvio no nariz. Filipe Ramos, médico otorrinolaringologista e cirurgião cervicofacial, alerta para os problemas de saúde que podem surgir (Revista Prevenir)

  • As quatro maiores disfunções sexuais femininas

    Afetam a vida de milhares de mulheres e de casais em todo o mundo e estão londe de se resumir apenas à frigidez e à ninfomania. Saiba quais são e como se tratam estes problemas (Revista Prevenir)

  • 7 erros masculinos que também afetam a saúde feminina

    Existem hábitos e comportamentos típicos dos homens que prejudicam o bem-estar deles e o seu. Saiba quais são os que mais irritam as mulheres e veja como os contrariar (Revista Prevenir)

  • A partir de que horas é que se considera que nos deitamos demasiado tarde?

    Estamos a dormir menos e pior. Teresa Paiva, médica neurologista especialista em medicina do sono, alerta para os perigos desse comportamento (Revista Prevenir)

  • Como funciona a tiroide?

    Apesar da grande prevalência de doenças desta glândula, ainda surgem muitas dúvidas sobre este tema. As patologias associadas afetam cerca de um milhão de portugueses (Revista Prevenir)

  • Viver com esclerose múltipla

    Salomé Cristino sofreu cinco anos sem saber de que mal padecia. O testemunho impressionante de uma mulher que não se deixou abater por uma doença que afeta cerca de 5.000 portugueses (Revista Prevenir)

  • Antioxidantes combatem problemas cardíacos

    Estudo internacional demonstra que a coenzima Q10 e o selénio, presentes em muitos alimentos e usados em suplementos dietéticos, reduzem para metade o risco de morte por doença cardiovascular (Revista Prevenir)

  • A gordura está cada vez mais longe de ser formosura

    Considerada pela Organização Mundial de Saúde a epidemia do século XXI, a obesidade vai muito além de um problema estético. Saiba por que a deve começar a combater... já! (Revista Prevenir)

  • Cuida de si e do seu coração todos os dias?

    As doenças cardiovasculares, em particular o acidente vascular cerebral e o enfarte agudo do miocárdio, representam a principal causa de morte em Portugal, encontrando-se também entre as principais causas de morbilidade, absentismo e perda de anos potenciais de vida. (Nuno Noronha)

  • A ligação entre a hepatite D e o cancro

    Um estudo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical desvendou a associação entre estas duas doenças. Uma descoberta que, a longo prazo, permitirá o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas (Revista Prevenir)

  • O que fazer para não contrair hepatite durante o sexo

    Os três tipos de vírus que causam esta inflamação no fígado podem ser transmitidos através do contacto sexual. Saiba o que pode fazer para se prevenir nesse e noutros contextos (Revista Prevenir)

  • O antigénio CA 125 no despiste do Carcinoma Epitelial do Ovário

    O Carcinoma Epitelial do Ovário, regista a taxa de mortalidade mais elevada comparativamente com as restantes neoplasias invasivas do aparelho genital feminino, com elevado ratio mortalidade/incidência. (Germano de Sousa)

  • A remoção dos ovários (antes da menopausa) aumenta risco de doença cardiovascular

    Sempre que se retiram os ovários ocorre uma redução das hormonas femininas e essa redução é mais acentuada em mulheres que ainda não estão na menopausa. Isso pode ter consequências negativas, nomeadamente, o aparecimento de sintomas da menopausa e o aumento do risco de doença cardiovascular. Um artigo de Margarida Martinho, Médica Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. (Nuno Noronha)