• A contraceção feminina em Portugal

    Está a ser feita a recolha de dados junto das mulheres para o maior estudo nacional na área da contraceção, denominado Avaliação das práticas contracetivas das mulheres em Portugal. (Nuno Noronha)

  • A infeção por legionella pneumophila e o diagnóstico laboratorial

    A infeção pela bactéria legionella pneumophila pode causar a febre de Pontiac (manifestação ligeira da bactéria com sintomas semelhantes a uma gripe) e a Doença dos Legionários, a manifestação mais grave, que consiste num tipo de pneumonia potencialmente letal. (Germano de Sousa)

  • A fosfatase alcalina e o seu papel na deteção de lesões no fígado

    Os testes de função hepática são exames de sangue usados no diagnóstico e monitorização da doença hepática, medindo os níveis de enzimas e proteínas. (Germano de Sousa)

    Stress no trabalho pode levar à síndrome de burnout

    Este distúrbio é também chamado de síndrome do esgotamento profissional e pode afetar 40 por cento dos portugueses (Mood)

  • O que é e para que serve a toxina botulínica?

    Desde 1997 houve um aumento de 4900% na aplicação de botox. (Nuno Noronha)

  • Já decidiu como vai querer viver?

    O testamento vital é o documento legal que nos permite definir que cuidados de saúde queremos ou não receber caso estejamos incapazes de expressar a nossa vontade (Prevenir)

  • As doenças mais comuns dos cães que também podem afetar humanos

    Nem todas são transmissíveis mas obrigam a cuidados acrescidos e a preocupações suplementares. Conheça os sinais mais preocupantes (Jardins)

  • Os últimos anos na investigação do cancro do pulmão

    O tratamento do Cancro do Pulmão tem sofrido nos últimos anos grandes e valiosos avanços. Fernando Barata, Presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão e diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, um dos maiores, dá a conhecer as opções e diz que a evolução deixa margem para o pensamento positivo. (Nuno Noronha)

  • Os 10 mandamentos da saúde do pulmão

    Tudo o que deve saber para ter uns pulmões livres de perigo e saudáveis. (Nuno Noronha)

  • Litíase renal afeta mais de 700.000 portugueses

    A doença renal popularmente conhecida como pedra nos rins, provocada pela cristalização de sais mineiras presentes na urina, é uma das patologias que mais atinge os rins (Prevenir)

  • A importância do exercício físico no controlo da hipertensão arterial

    A hipertensão arterial é a principal patologia cardiovascular nos países desenvolvidos. É um dos principais fatores de risco para a doença arterial coronária, acidente vascular cerebral, doença renal crónica e insuficiência cardíaca. (Nuno Noronha)

  • Os métodos mais eficazes para deixar de fumar

    Quase um quarto da população portuguesa fuma. Em média, morrem mais de 10.000 pessoas por ano devido ao tabagismo. Proteja os seus pulmões antes que seja tarde demais (Prevenir)

  • O que é a legionella?

    Também conhecida por doença dos Legionários, esta apresenta duas formas clínicas: uma ligeira designada febre dos legionários (Pontiac), que é uma doença autolimitada entre 3 a 5 dias como se fosse um “resfriado comum”, e outra mais grave que se apresenta sob a forma de pneumonia. (Nuno Noronha)

    Viver e vencer o cancro da mama

    Quinze anos depois do diagnóstico, Sofia Abreu coordena um movimento de voluntárias que, como ela, superaram a doença e apoiam mulheres que a enfrentam (Prevenir)

  • Automedicação: qual o perigo para a saúde auditiva?

    Quantas vezes já pediu sugestões a familiares ou amigos sobre que medicamento tomar em determinadas situações? Quantas vezes tomou um medicamento sem prescrição? A automedicação é vista como uma fonte de alívio imediato da dor, mas na verdade pode trazer consequências muito graves para a saúde. (Nuno Noronha)

  • Esclerose lateral amiotrófica alvo de investigação

    Foi pelos doentes que dela sofrem que surgiu o desafio do balde de gelo. Mas, afinal, o que é a doença por detrás desta corrente de solidariedade? (Prevenir)

  • As complicações tardias da diabetes

    Saiba quais são os órgãos que podem ser gravemente afetados numa fase posterior por uma doença crónica que já atinge mais de um milhão de pessoas em Portugal (Prevenir)

  • Cancro da Próstata: Sintomas e fatores de risco

    Parte integrante do aparelho genito-urinário masculino, a próstata, habitualmente do tamanho de uma castanha, situa-se por baixo da bexiga e à frente do reto. (Nuno Noronha)

    Como se desenvolve a resistência aos antibióticos?

    Algumas bactérias, com o tempo, mostraram-se multi-resistentes aos antibióticos. Conheça três estratégias de resistência das bactérias. (Nuno Noronha)

  • O que acontece nos bastidores de uma cirurgia

    Nas salas dos hospitais acontecem coisas que nem imagina. Uma cirurgiã britânica resolveu passar muitas das histórias mais mirabolantes para o papel (Prevenir)

  • 10 mentiras sobre a diabetes

    Não se deixe enganar por muitas das crenças que, em determinados casos, motivam comportamentos erróneos. Esclareça todas as dúvidas e saiba como lidar com a doença (Prevenir)

  • As aplicações mais surpreendentes da homeopatia

    É uma das seis terapias não convencionais aprovadas em Portugal mas ainda suscita muitas dúvidas. Conheça melhor esta abordagem terapêutica alternativa (Prevenir)

  • Cirurgia para tratar glaucoma

    A explicação do procedimento cirúrgico - a trabeculoplastia laser - e a resposta às dúvidas mais frequentes. (Nuno Noronha)

  • Tudo sobre o glaucoma

    O glaucoma corresponde a um grupo de doenças que podem danificar o nervo óptico e originar perda da visão e cegueira. Todavia, e com um tratamento precoce, é possível proteger os olhos contra a perda de visão grave. (Nuno Noronha)

  • A planta que estimula e protege o aparelho digestivo

    Semelhante a um grande aipo bravo, o levístico também ajuda a combater a flatulência e a tratar infeções da garganta. É ainda anti-espasmódico, diafurético e ligeiramente sedativo (Jardins)

  • A perda auditiva é um problema de saúde pública

    Um estudo recente mostra que 50% dos portugueses com mais de 50 anos não ouve bem e tem algum tipo de perda auditiva. (Nuno Noronha)

  • 5 motivos para ir logo ao ginecologista

    Muitas mulheres evitam ao máximo as consultas de rotina de ginecologia. Se detetar algum destes sinais de alarme, não hesite em procurar imediatamente um especialista (Prevenir)

  • O que é um acidente vascular cerebral?

    Hipertensão Arterial, Diabetes, Tabaco, Dislipidemias, Obesidade e Sedentarismo são só alguns dos fatores de risco. (Nuno Noronha)

  • A fase pior para a recidiva do cancro da mama

    A probabilidade de sobreviver sem o reaparecimento da doença num prazo de cinco a dez anos oscila, em média, entre os 87% e os 76%. As respostas da ciência para o ressurgir do tumor após tratamento (Prevenir)

  • Otimismo protege dos acidentes vasculares cerebrais

    Um coração alegre torna o rosto mais sereno, já dizia o famoso livro de provérbios do Rei Salomão. Além de ajudar a viver mais tempo, o positivismo também ajuda a prevenir doenças e problemas patológicos (Prevenir)

  • Mulheres sofrem mais com a psoríase

    Esta doença de pele não atinge homens e mulheres de forma diferenciada, à exceção de uma forma rara e grave que ataca apenas grávidas. Mas elas lidam pior com as marcas físicas da doença (Prevenir)

  • Como preparar uma cirurgia às cataratas?

    Antes de mais, não deve ter medo. A catarata é uma doença associada à idade e é a principal causa de cegueira em todo o mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que cerca de 160 milhões de pessoas têm esta doença, que é a maior causa de cegueira reversível. As cataratas são responsáveis por 47,8% dos casos de perda de visão. A cirurgia é eficaz e a taxa de sucesso ronda os 97%. (Nuno Noronha)

  • Degenerescência Macular: A cirurgia que devolve a visão

    A Degenerescência Macular da Idade resulta do “envelhecimento” da mácula, a zona mais sensível da retina. Mas há uma cirurgia reparadora. Leia a opinião de um médico especialista. (Nuno Noronha)

  • É possível amamentar depois de uma cirurgia mamária?

    Que impacto tem as diferentes abordagens e técnicas cirúrgicas na anatomofisiologia da mama e na psicossociologia da paciente? E que repercussões num futuro aleitamento materno? (Nuno Noronha)

  • Disfunção Eréctil: Raramente tem cura, mas existe tratamento

    A disfunção eréctil, vulgarmente conhecida por impotência, é definida como a incapacidade persistente em obter ou manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória. (Nuno Noronha)

  • Remoção da bexiga por laparoscopia

    A cistectomia radical (remoção da bexiga) por via laparoscópica é uma cirurgia inovadora e necessária em algumas situações de cancro de bexiga (quando o cancro invade a camada muscular). (Nuno Noronha)

  • Stresse e ansiedade potenciam cancro da mama

    Um estudo canadiano associa situações de pressão e de angústia à doença que mata cerca de quatro mulheres portuguesas por dia. Um especialista nacional alerta para os cuidados preventivos que deve ter (Saber Viver)

  • Quem não tem um amigo ou conhecido que gagueje?

    Uma perturbação da fala que afeta aproximadamente 1% da população mundial. (Nuno Noronha)

  • Sofre de dores ou stresse? Experimente sofroatsukishi!

    O nome desta terapia alternativa que pode ajudar a reequilibrar o seu corpo e mente resulta da junção de quatro palavras. Quem já experimentou diz que não quer outra coisa (Prevenir)

  • Como prevenir a litíase renal?

    A litíase renal, vulgarmente conhecida por “pedras nos rins”, é uma doença que se deve à formação de cálculos, no aparelho urinário. Estes cálculos formam-se devido a uma alteração bioquímica crónica do organismo que leva à formação de cristais e à sua aglomeração. (Nuno Noronha)

  • Diga adeus às lentes… de vez!

    A cirurgia refrativa com laser é a operação que trata a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo mais segura e avançada. A taxa de sucesso é de quase 100% (Prevenir)

  • Combater a osteoporose é possível

    É uma patologia silenciosa que tende a afetar mais mulheres do que homens. O testemunho impressionante de Maria José Gandra comprova, contudo, que contrariar a perda de massa óssea não é uma missão impossível (Prevenir)

  • Os cuidados a ter com a alimentação na menopausa

    É um processo inevitável na vida de todas as mulheres, afetando-as a vários níveis. Veja o que deve comer para contrariar os efeitos das alterações hormonais inerentes a esta fase da vida (Prevenir)

  • Três em cada dez pessoas sofre de dor crónica

    A dor crónica tem um impacto significativo na qualidade de vida relacionada com a saúde e a capacidade produtiva da população. Estudos recentes sobre a prevalência da dor crónica concluíram que mais de 30% da população portuguesa sofre de dor crónica. (Nuno Noronha)

  • Raquialgias são um dos principais motivos de incapacidade antes dos 45 anos

    Estas dores na coluna vertebral podem ser de causa degenerativa, infecciosa, inflamatória, metabólica ou neoplásica. Veja como prevenir este problema, também designado por raquiodinia (Prevenir)

  • Terapias alternativas para a dor de cabeça e para a dor de costas

    As soluções da medicina não convencional já comprovadas cientificamente que ajudam a aliviar e a combater dois problemas que afetam milhares de portugueses (Prevenir)

  • Hipnose clínica e auto-hipnose diminuem níveis de dor

    Há cada vez mais especialistas a recorrer a estas técnicas. Saiba quais são os procedimentos utilizados para atingir este estado da consciência, as contraindicações e os benefícios no alívio de vários tipos de dores (Prevenir)

  • Plano terapêutico do Lúpus

    Por Germano de Sousa (Germano de Sousa)

  • Anti-aging: Qual é o segredo do envelhecimento?

    As variáveis que alteram e maturam o nosso corpo (Germano de Sousa)

  • Esclerose Múltipla: Uma doença crónica e autoimune

    Por Germano de Sousa (Germano de Sousa)

  • Tudo sobre as algas que combatem doenças

    Existem mais de 25.000 espécies de algas em todo o mundo. Utilizadas há milhares de anos pelos povos asiáticos, devido à sua função nutritiva e medicinal, as algas despertaram a atenção dos países ocidentais apenas nas últimas décadas. (Nuno Noronha)

  • O poder terapêutico do manjericão

    Muitos povos antigos associavam-no ao amor e ao romance. Descubra o que é que esta erva aromática pode fazer pelo seu fígado, pelas suas insónias e pelas dores menstruais femininas (Jardins)

  • Doenças hepáticas: O fígado e a medição das enzimas

    O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano, desempenhando funções de glândula exócrina, ao expelir secreções através de um sistema de canais na sua superfície externa e através da glândula endócrina, que liberta substâncias no sangue. (Germano de Sousa)

  • Dez cuidados para diminuir a dor crónica no idoso

    De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, estima-se que em 2020 dois milhões de cidadãos residentes em Portugal tenham mais de 65 anos. Portugal é cada vez mais um país envelhecido e com o avançar da idade é inevitável que surjam novas complicações. (Nuno Noronha)

  • O que fazer para impedir que o stress laboral o prejudique?

    Atuamente, mais de metade dos portugueses sofre de stress laboral que, numa fase mais grave, chega a ser considerado síndrome de burnout, uma perturbação psicológica ou uma alteração do comportamento que tem como principal fonte um desajustamento do indivíduo ao seu trabalho (Nuno Noronha)

  • Couve-galega ajuda a prevenir o cancro

    O ingrediente que dá cor ao caldo verde é rico em carotenoides e em vitaminas antioxidantes. Além de inibir o desenvolvimento cancerígeno numa fase inicial, também ajuda a desintoxicar o fígado (Jardins)

  • Contracetivos orais aumentam risco de cancro da mama

    A relação entre a pílula e a doença tem sido apontada por várias investigações científicas, apesar do consenso não ser generalizado. Mas existem mitos que podem pôr a saúde das mulheres em risco (Prevenir)

  • Novo tratamento para as cáries

    Técnica inovadora permite tratar as cáries sem o uso de broca. A nova tecnologia foi desenvolvida na Alemanha mas não é recomendada para a cura de situações de destruição dos tecidos dentais mais antigas (Prevenir)

  • Devo ir já ao psicólogo?

    Serão apenas sensações passageiras de cansaço, ansiedade, angústia e tristeza ou esconderão algo mais grave? Saiba quando deve procurar ajuda especializada para evitar o agravamento da sua saúde mental (Saber Viver)

  • O poder do mel

    Os benefícios do consumo de mel remontam já ao império grego e romano, sendo documentado por filósofos e cientistas da altura. Conheça alguns dos seus benefícios (Workwell)