Varicela

A varicela é uma doença frequente e se não for tratada atempadamente pode ter consequências graves. Conheça as perguntas e as respostas fundamentais

Se pensa que o seu filho foi infectado, consulte de imediato o seu médico.

O diagnóstico desta doença é normalmente simples e quanto mais cedo a varicela for identificada mais cedo um tratamento poderá ser considerado.

Tratar precocemente a doença é importante, para reduzir os sintomas. A maioria das crianças com varicela não tratada desenvolve uma média de 200 a 300 vesículas durante o curso da doença.

O que é a varicela?


A varicela é uma doença de infância muito vulgar, todos os anos afecta dezenas de milhar de crianças em Portugal, especialmente durante o Inverno e Primavera. É causado pelo vírus varicela-zoster, um membro da família do vírus herpes, o mesmo que causa herpes zoster (zona).

Uma vez debelada, a varicela normalmente não reaparece, no entanto, o vírus permanece alojado no tecido nervoso como que adormecido (não activo), podendo reactivar-se mais tarde, causando zona.

A varicela é perigosa?

Quando se detectam os primeiros sintomas, é difícil prever até que ponto a varicela do seu filho poderá ser grave. Apesar da doença não ser normalmente perigosa em crianças saudáveis, causa mal-estar e pode levar ao absentismo das crianças à escola e dos pais ao emprego.

Em crianças mais velhas e em especial nos adultos, os sintomas são geralmente mais graves e podem originar outros problemas.

Existem complicações associadas à varicela?

Apesar de raras, podem ocorrer infecções bacterianas, encefalite e pneumonia.

Comentários