Tenho uma bolha! Devo ir ao médico?

São provocadas por agentes ambientais ou químicos e geram uma erupção entre a derme e a epiderme. Saiba quais são os casos em que não deve hesitar em procurar ajuda especializada

As bolhas, muitas vezes originadas por uma fricção, podem tratar-se em apenas algumas horas mas também podem desenvolver complicações. O tratamento deste tipo de erupção entre a derme e a epiderme depende sobretudo do agente que a provocou, que pode ser ambiental ou químico. Estes são os indicadores que, habitualmente, denunciam um foco inflamatório nas bolhas, provocadas pelos diferentes agentes ambientais e locais:

- A zona permanece dolorosa.

- Há um aumento da dor ou do inchaço.

- A ferida não cicatriza,  passados alguns dias.

Em casos mais graves, as vítimas devem recorrer, de imediato, a tratamento hospitalar, nomeadamente:

- Quando as queimaduras ocorrem em crianças e idosos, a gravidade é maior. Crianças com idade inferior a cinco anos ou adultos com idade superior a 60 anos devem ter acompanhamento médico, se as queimaduras estiverem localizadas em zonas articulares (mãos ou pés), nos órgãos genitais ou na face e/ou cubram uma grande extensão do pescoço ou corpo.

- Quando as queimaduras cobrem mais de cinco por cento da extensão total do corpo, em jovens com idade inferior a 16 anos.

- Quando as queimaduras cobrem mais de dez por cento da extensão total do corpo em adultos.

Para identificar a extensão da queimadura, saiba que um por cento da extensão total do corpo corresponde à palma da mão.

artigo do parceiro:

Comentários