Sorriso saudável

Cáries, sensibilidade dentária, aftas, doença periodontal fazem parte do seu vocabulário? Está na hora de devolver a saúde ao seu sorriso!

Os números são assustadores: segundo estudos realizados nos últimos anos, Portugal é o país da União Europeia com pior higiene oral da Europa, com quase todas as crianças a apresentar pelo menos uma cárie e a maioria dos idosos sem um único dente.

Apesar desta realidade, a situação parece ter tendência para melhorar já que são cada vez mais as pessoas que têm consciência da importância da higiene oral para uma imagem atraente e uma boa saúde geral.

A pensar nelas e, para esclarecer os que ainda não se renderam aos bons hábitos dentários, damos-lhe a conhecer os principais problemas que afectam a cavidade oral e as soluções para os eliminar.

Cáries, placa dentária e tártaro

Quer almocemos uma feijoada ou, simplesmente, bebamos um refrigerante, o contacto dos alimentos com os dentes leva a depósitos de restos alimentares na cavidade oral e potencia a acção de bactérias sobre os dentes e gengivas.

Deste processo surge a placa bacteriana, que constitui a principal causa da cárie dentária e das doenças periodontais e que pode levar à perda de dentes. E se, inicialmente, esta película que se forma sobre os dentes tem uma consistência mole, se não for removida, acaba por se mineralizar, tornando-se dura e dando origem ao tártaro, cuja eliminação exige procedimentos profissionais.

Por outro lado, as lesões orais são também mais comuns do que se pensa: inchaços, bolhas ou feridas na boca, lábios ou língua afectam um terço da população numa dada altura.

Ver artigo completo

Comentários