Síndrome de Gilles de La Tourette

Saiba mais sobre esta doença que se manifesta por tiques motores incontroláveis

Também conhecida por doença dos tiques é uma patologia rara de origem neurológica que se manifesta por tiques motores incontroláveis e inadequados ou vocalizações repetidas e fora do contexto.

É um distúrbio raro de origem neurológica cujas formas mais graves são altamente limitativas, uma vez que os doentes não conseguem controlar os movimentos involuntários.

Este situação acaba por afectar, gradualmente, as relações interpessoais, escolares e profissionais. Afecta sobretudo indivíduos do sexo masculino e manifesta-se de forma única em cada um (não há dois doentes com os mesmos tiques). Não se conhecem as causas mas alguns especialistas acreditam que tem origem num desequilíbrio químico a nível do cérebro, resultado de anomalias nos neurotransmissores. Suspeita-se de uma anomalia no metabolismo de um neurotransmissor específico, a dopamina.

Sintomas


Geralmente começam na infância ou adolescência, antes dos 18 anos de idade, e ocorrem várias vezes ao longo dia (embora possam abrandar durante semanas ou meses). Consistem em tiques motores múltiplos e, pelo menos, um tique vocálico. A maioria dos portadores consegue controlar alguns sintomas.

Porém, este controlo, que se consegue durante alguns segundos ou até horas, consiste no adiamento dos impulsos, resultando depois numa «sessão» intensa dos tiques que foram inibidos. Muitas vezes, os doentes procuram um local escondido para dar vazão aos tiques inibidos.

Tratamento

Não existe cura para esta doença. No entanto, através de uma medicação cuidada e rigorosa é possível atenuar os sintomas de forma a permitir uma integração social adequada. Em alguns casos, pode haver indicação cirúrgica (foi realizada recentemente a primeira cirurgia a um doente em Portugal, no Hospital de S. João, no Porto). Paralelamente, as pessoas que lidam com o doente devem estar claramente informadas sobre a situação e ajudá-lo a evitar situações tensas, pois embora o stress não seja a causa dos sintomas, pode potenciá-lo.

Os tiques


Podem ser palavrões ditos repetidamente em voz alta fora do contexto, movimentos bruscos e estranhos, caretas, movimentos espásmicos, colocar os dedos na garganta, fazer sons de animais, entre outros gestos.

Doenças associadas


Esta síndrome está frequentemente associada a outras doenças do foro psicológico como o transtorno
obsessivo-compulsivo, distúrbios do sono, ansiedade e depressão.



artigo do parceiro:

Comentários