Saudável na menopausa

O estilo de vida que deve adoptar e os exames médicos indispensáveis

A aceitação é o primeiro passo para uma entrada tranquila nesta fase comum a todas as mulheres. O outro passo a seguir é a preparação.

Para a ajudarmos, indicamos-lhe o estilo de vida que deve adoptar para minimizar os efeitos da menopausa e os exames médicos essenciais. Quanto mais cedo adoptar um estilo de vida adequado, maiores benefícios terá a longo prazo.

Alimentação

- Adopte uma dieta rica em frutos e vegetais, privilegiando o azeite como principal fonte de gordura.

- Robusteça os seus ossos, procurando alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite e derivados, sardinhas (com espinha), leguminosas, cereais integrais e legumes de folha verde.

- Modere a ingestão de sal e proteínas, que potenciam a eliminação de cálcio pela urina.

- Modere a ingestão de álcool e estimulantes como o café, pois favorecem o risco de problemas cardiovasculares e cancro da mama.

Exercício físico

- Caminhe regularmente durante 30 a 45 minutos, duas a três vezes por semana, para preservar a massa muscular e o peso, estimular a formação óssea e reduzir o risco de cancro da mama e problemas cardiovasculares.

- Não se iluda: por muito agitado que seja o seu dia-a-dia, não lhe dá os benefícios do exercício físico para a saúde.

- Tenha atenção: a natação é útil no trabalho da massa muscular, mas não serve para prevenir a osteoporose porque não exerce carga sobre os ossos.

Tabagismo

- Deixe de fumar. As mulheres fumadoras têm a menopausa cerca de dois anos mais cedo, sofrem mais com afrontamentos, secura da pele, problemas cardiovasculares, osteoporose e fracturas.

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