Sabe o que é o ouvido de surfista?

Os golpes da água e do vento vão afetando os ouvidos, uma vez que ficam completamente expostos. Saiba alguns cuidados de prevenção para a saúde dos seus ouvidos!

Portugal é já um dos destinos de eleição para os surfistas profissionais quando chega a hora de praticar para as grandes provas.

As ondas nacionais têm sofrido uma grande projeção mediática, como Ribeira D`Ilhas, Zambujeira, Caparica, Supertubos, para não falar das ondas gigantes na Nazaré, pelas quais o nosso país é conhecido a nível mundial. A acompanhar esta mediatização da modalidade, o número de praticantes de surf em Portugal tem registado um aumento significativo.

E com o número de surfistas a aumentar, crescem também os problemas de saúde associados, como as otites, conhecidas na gíria como “ouvido de surfista”. O ouvido sofre em silêncio. Os surfistas vestem os seus fatos impermeáveis, agarram nas pranchas e, mesmo quando o mar está a uma temperatura muito baixa, entram nas ondas.

Prevenção

Os golpes da água e do vento vão afetando os ouvidos, uma vez que ficam completamente expostos. Mas existem formas de prevenção muito eficazes, como é o caso dos tampões de silicone feitos à medida de cada pessoa, que são de alta eficácia.

O corpo humano tem um mecanismo de defesa que evita que a água fria, tal como o vento, atinja ou tenha um grande impacto na membrana do tímpano. A reação é feita através do estreitamento do canal auditivo.

Como resultado, o canal diminui de calibre progressivamente e adquire um formato que vai causar danos, nomeadamente na expulsão da água caso esta entre para dentro do ouvido. É muito comum vermos banhistas que, após alguns mergulhos, saltam com o ouvido para baixo, durante 10 a 15 minutos, na tentativa de expulsar a água.

Comentários