Sabe o que é Lupus?

Muito se fala sobre a doença, mas nem sempre se sabe ao certo quais as causas, sintomas e tratamentos.
créditos: pixabay

O LES – lupus eritematoso sistémico é uma doença autoimune que afeta maioritariamente a pele, rins, cérebro, articulações e rins. Tal como outras doenças autoimunes, o ataque é feito por engano pelo sistema imunológico aos tecidos saudáveis.

Existem três tipos diferentes de Lupus: discoide, sistémico e induzido por drogas. O discoide carateriza-se pela inflamação da pele, ou seja, podem surgir lesões cutâneas avermelhadas e as mesmas manifestam-se na cara, na nuca e no couro cabeludo. Por outro lado, o sistémico é o que compromete outros órgãos, podendo surgir a inflamação no coração, nos rins, pulmões, etc... No entanto, muitos doentes podem encetar a doença de tipo discoide e passar para o sistémico. O induzido por drogas, e tal como está referido, pode ser devido a algum medicamento que se tome que provoca sintomas semelhantes, mas nada como parar com as tomas para a manifestação desaparecer.

Talvez as causas para a ocorrência do Lupus sejam originadas através da genética e do meio ambiente, mas até hoje os cientistas não sabem quais são todos os componentes. Alguns estudos atestaram que pessoas com pré-disposição à doença desenvolveram a mesma após algum elemento do meio ambiente ter despoletado e estimulado o sistema imunológico a agir da forma errada. Assim, e após alguns estudos, verificou-se que:
- a exposição à luz solar pode desencadear ou agravar uma inflamação preexistente a desenvolver o Lupus;
- determinados antibióticos (controlo de convulsões, pressão alta, etc...) podem encetar sintomas parecidos, ainda que quando deixados de tomar os mesmos desaparecem.

Comentários