Sabe como funciona o cérebro?

A explicação técnica de um neurologista

Sabia que 25% do oxigénio e do açúcar que circula no nosso corpo é utilizado pelo cérebro?

Este órgão do sistema nervoso central é «a nossa caixa de fusíveis anatómica», como definem os médicos Michael F. Roizen e Mehmet C. Oz, que controla tudo o que o nosso organismo faz.

O encéfalo é constituído por três estruturas que funcionam de forma interligada: o cérebro, o cerebelo e o tronco cerebral.

O cérebro está dividido em dois hemisférios. O direito controla o lado esquerdo do corpo e o esquerdo controla o direito. Estes dividem-se em quatro áreas, os lobos: frontal (poder de decisão), parietal (sensor da dor e compreensão da fala), temporal (memória) e occipital (visão). O cerebelo é responsável pela coordenação, equilíbrio, postura e reflexos.

Já os gânglios basais coordenam mensagens entre as várias áreas do cérebro. O tronco cerebral, ligado à espinal medula, controla funções automáticas (respiração, digestão, ritmo cardíaco, sono, vigília). A dura restringe o movimento no interior do cérebro, evitando a destruição dos vasos sanguíneos.

Como exercitar o cérebro:

- Ria

Reduz a ansiedade, a tensão e o stresse, podendo torná-la até 1,7 a oito anos mais jovem.

- Medite

Ajuda a preservar as células cerebrais e as funções relacionadas com a memória, e alivia o stresse, contribuindo para a prevenção de doenças como a depressão e os distúrbios de ansiedade.

- Quebre a rotina

Aprenda coisas novas, como um idioma ou a tocar um instrumento musical. Tal como os músculos, o cérebro cresce quando trabalha fora da rotina habitual.


Revisão científica: Martinho Pimenta (neurologista na Clínica Cuf Belém)

artigo do parceiro:

Comentários