O cancro é nos dias de hoje uma doença com alto número de incidência, não escolhendo idade nem sexo.

A investigação desenvolvida sobre esta fatídica doença sugere que apenas 5 a 10% dos casos são de origem hereditária, sendo as causas não genéticas o maior factor de risco.

As escolha que fazemos no dia a dia têm assim um impacto muito grande no desenvolvimento do cancro.

Mas que escolhas são essas e que mudanças podemos fazer?

Ser mais activo

A maioria dos investigadores concorda que um adulto que realiza pelo menos uma atividade física moderada durante 30 minutos 3 a 5 vezes por semana reduz a probabilidade de desenvolver algum tipo de cancro.

Deixar de fumar

O consumo de tabaco é a causa de cancro que mais pode ser prevenida, portanto está na altura de abandonar este vício.

Manter o peso adequado

Manter o peso dentro dos parâmetros normais é de extrema importância quando falamos de cancro. O peso excessivo potencia o seu risco nomeadamente através da produção de hormonas como o estrogénio ou a insulina.

Ter uma alimentação equilibrada

Inclua porções de vegetais, frutas, sementes e leguminosas na sua alimentação e evite os alimentos ricos em açúcares e gorduras prejudiciais à saúde.

Escolher nutrientes protetores

O cancro ocorre quando as células se comportam de forma diferente, crescendo, multiplicando-se e danificando células vizinhas. Uma causa comum de muitos tipos de cancro são os danos causados pelos radicais livres no ADN das células. Os compostos antioxidantes constituem um forte sistema de proteção que defende o organismo dos radicais livres. Vitamina A, C, E, D, selénio, ácido fólico, magnésio, zinco, licopeno e coenzima q10 são substâncias que existem nos alimentos e que apresentam benefícios para a saúde, em especial na prevenção do cancro.

Proteger-se da exposição prolongada ao sol

É importante limitar a exposição ao sol e a outras fontes de radiação, evitando assim o envelhecimento precoce da pele e alterações que podem originar cancro da pele.

Reduzir o stress e a ansiedade

O stress e a ansiedade podem comprometer o nosso estado de saúde aumentando a probabilidade de desenvolver vários tipos de cancro. Várias investigações sugerem que altos níveis de stress estão associados a esta doença.