Projectos escolares a Norte promovem saúde escolar infantil

Educação alimentar

Neste momento, em Portugal, existem muitos projectos implementados em escolas, ao nível da educação alimentar, actividade física, saúde oral, educação sexual, saúde ambiental, ensino especial e segurança rodoviária. E se todos os pais se preocupam com a saúde dos seus filhos, as suas inquietações aumentam quando pensam o que comem e que actividades realizam os mais pequenos durante o dia que passam na escola…

É normal que qualquer pai pretenda conhecer o menu das refeições escolares do seu filho. Afinal, enquanto agente de formação, a escola tem um papel determinante nos exemplos que fornece às crianças que passam muitas horas por dia nesse mesmo local e onde definem muitas das suas actividades diárias.
Segundo Ana Paula Alves, mestre em nutrição clínica e assessora de nutrição dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Grande Porto III de Valongo, “na maioria das escolas, actualmente, as refeições são fornecidas por empresas de restauração colectiva que têm obrigatoriamente um nutricionista no controlo e planeamento das ementas”, o que só por si é um factor de tranquilidade para pais e encarregados de educação. No entanto, nem tudo são boas notícias e existem factores limitantes, como sejam “o custo por refeição imposto pelas Câmaras Municipais, as instalações e equipamentos disponíveis nas cozinhas que se encontram muitas vezes desadequadas”.

A pensar nestas e noutras questões foi criada a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar (SPESE) há um ano. Nasceu de um grupo de nutricionistas que sempre fez trabalhos na área da Saúde Escolar e que se reunia uma vez por mês para divulgar projectos e discutir ideias. Foi deste grupo que surgiram os primeiros dois Congressos de Saúde Escolar, realizados em 2008 e 2011, respectivamente, no Fórum de Ermesinde. A SPESE conta com uma equipa multidisciplinar formada por nutricionistas, psicólogos, médicos de saúde pública, fisiologistas do desporto e professores de ensino especial.

Comentários