Preparada para lidar com o stresse?

Aprenda a defender-se de um dos maiores inimigos das sociedades modernas

Fadiga, doenças cardiovasculares, ataques de pânico, obesidade, depressão, fragilidade do sistema imunitário… É longa e preocupante a lista de problemas de saúde associados a níveis de stresse demasiado intensos e prolongados no tempo.

Está, por isso, na hora de começar a defender-se deste mecanismo interno que tanto nos motiva como, quando em excesso, nos paralisa.

Estas são as estratégias que deve seguir para combater os efeitos nocivos do stresse:

- Identifique as fontes de stresse

Defina as situações que costumam desencadear episódios stressantes e em que áreas da sua vida mais se fazem sentir. Registe os sinais de alarme que lhe indicam que está sob uma enorme pressão.

- Analise a forma como costuma reagir

Quando está stressada, o que muda na sua forma de atuar e pensar? Adota estratégias poucos saudáveis ou elas já fazem parte do seu dia a dia? Tente eliminar os maus hábitos progressivamente.

- Cuide de si

Siga uma dieta equilibrada, durma o suficiente, beba muita água e pratique exercício físico. Yoga, meditação e caminhadas também podem ajudar. Faça férias e reserve tempo para si, mesmo que isso só signifique tirar algumas horas para ler ou apenas alguns minutos para ouvir música.

- Peça ajuda

Ter o apoio de família e amigos pode melhorar substancialmente a sua capacidade de gerir o stresse. Se, mesmo assim, continuar a sentir-se como se estivesse a ser esmagada, não hesite em procurar aconselhamento psicológico.

artigo do parceiro:

Comentários