Quem consome mais alimentos de polpa branca, como a maçã, o pepino, a pera ou a banana, tem menos 52% de probabilidade de ter um acidente vascular cerebral (AVC). Os dados são de um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda, baseado em respostas de 20.000 adultos, entre os 20 e os 65 anos. Os investigadores verificaram que, por cada 25 gramas que se ingere a mais deste tipo de vegetal, o risco de derrame cerebral diminui cerca de 9%.

A cenoura, os brócolos e o tomate também integram a lista dos alimentos a ingerir para evitar este problema. As favas, ricas em ácido fólico, também são aconselhadas. Uma investigação do Albert Einstein College of Medicine do Bronx, nos EUA, refere ainda o feijão e as leguminosas brancas, como o grão, que diminuem o risco de AVC nas mulheres em processo de menopausa, tal como os ingredientes naturais ricos em potássio.

Os leites de soja, de amêndoa e de soja, os frutos vermelhos (ricos em antioxidantes), o leite gordo, a farinha de milho (rica em magnésio) e o salmão, a par de outros peixes gordos, também exercem um efeito preventivo. Uma outra investigação alerta para o consumo excessivo de alimentos refinados açucarados, de batatas e de produtos com um índice glicémico elevado, além do chouriço e do salpicão, dos queijos gordos e da água com gás, rica em sal.