Os 10 mandamentos da saúde do pulmão

Tudo o que deve saber para ter uns pulmões livres de perigo e saudáveis.

1. Não fume! Nunca, jamais, em tempo algum a pessoa deve fumar ou estar exposto ao fumo do tabaco.

2. Ensine às crianças os efeitos nocivos do tabaco! Muitas vezes é difícil parar depois de iniciar, por isso ensine as crianças a crescerem livres de tabaco. Ensine pelo exemplo e não fume.

3. Evite o tabagismo passivo! Não se pode proibir o tabaco em todo o lado, mas devemos evitar locais com exposição ao fumo. Deve lutar por um ambiente livre de tabaco.

4. Se fuma abandone esse hábito! Deixar de fumar é um seguro de vida. Ganha-se sempre qualquer coisa e a nível cardiovascular é quase imediato, com efeitos também na condição pulmonar e melhoria no prognóstico. O Dr. Renato Sotto Mayor afirma que vale sempre a pena deixar de fumar e que não existe um nível mínimo de tabagismo. A ajuda de um profissional pode ser uma solução caso sinta dificuldades.

5. Contribua para um ambiente livre de poluição! Evite realizar queimadas, evite o uso do automóvel em pequenas deslocações e faça parte de grupos de pressão na lute contra a poluição.

6. Evite poluição dentro dos edifícios! Aparelhos para extração de fumos dentro de casa são obrigatórios, além do bom arejamento. Evite também usar produtos veiculados por aerossóis. Certifique-se de que não está numa zona emissora de radão.

Comentários