Obesidade

Conheça e evite a epidemia do século XXI

A obesidade é o aumento de gordura no corpo, acompanhado por aumento de peso e do índice de massa corporal (peso/altura ao quadrado).

Trata-se de uma patologia perigosa, já que representa um factor de risco acrescido para o desenvolvimento de outras doenças como a síndrome metabólica, a hipertensão ou o colesterol alto.


Causas

As causas podem ser várias. Uma delas é ingerir mais calorias do que as que se gastam ou realizar menos exercício físico do que o necessário. Também pode ser provocada por causas genéticas ou por problemas no sistema hormonal.

Sintomas

Aumento do peso corporal, que pode ser acompanhado de fadiga, prostração ou alterações na pele. Afecta alguns aspectos psicológicos, como a diminuição da auto-estima e distorção da imagem pessoal.

Tratamento

A primeira medida a tomar é fazer uma dieta de emagrecimento supervisionada por um médico. Se esta terapia falhar e a doença se tornar mais severa, pode ser necessário recorrer a técnicas cirúrgicas, como o balão intragástrico (saiba mais em Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Obesidade: www.spco.pt).

Prevenção

Neste tipo de doença, o fundamental é modificar os hábitos e o estilo de vida inadequados, como é o caso do sedentarismo ou da ingestão excessiva de calorias.

Quando as causas não são endócrinas nem hereditárias, o mais importante é elaborar, conscientemente, uma ementa semanal baseada numa alimentação equilibrada, seguindo as quantidades recomendadas de todos os nutrientes essenciais.

Quando existem sinais de excesso de peso, por mais pequenos que sejam, é importante gastar mais calorias do que as que se ingerem, pelo que é benéfico fazer desporto regularmente.


artigo do parceiro:

Comentários