O que escondem as doenças da tiróide?

Doenças da tiróide

Depressão, cansaço, ritmo cardíaco mais lento, aumento de peso são alguns dos sintomas que podem estar associados ao hipotiroidismo, uma das doenças da tiróide mais frequentes, pouco conhecida e valorizada, mas das mais fáceis de tratar. O Dia Mundial da Tiróide, este ano, teve como objectivo alertar a população para os segredos da doença.

Hipotiroidismo

É uma doença em que as hormonas da tiróide existem em quantidade insuficiente em circulação e comprometem o normal funcionamento do organismo.

Os sintomas físicos do hipotiroidismo podem afectar a auto-estima, o trabalho e a vida familiar dos doentes. Quando não tratado, não só diminui a qualidade de vida, como pode ter sérias complicações, entre as quais, o ritmo cardíaco tão baixo que pode levar a coma, subida dos níveis de colesterol que podem resultar em doenças cardíacas e infertilidade e doença de Alzheimer.

Aproximadamente 5% das mulheres desenvolve hipotiroidismo durante a gravidez. Contudo, a doença pode passar despercebida uma vez que os sintomas podem ser semelhantes às alterações que ocorrem no corpo durante esta fase. Ainda assim, “durante a gestação, a vigilância da doença deve ser mais apertada”, indica Jácome de Castro.

Se não tratado, o hipotiroidismo na gravidez pode ser muito perigoso, aumentando o risco de parto prematuro e podendo colocar em risco o desenvolvimento e aprendizagem do bebé.

Comentários