Quando agentes patogénicos como bactérias, fungos, vírus ou parasitas infetam uma parte do corpo humano causam uma infeção, que se acontecer nos pulmões é designada de pneumonia.
Se a infeção atingir ambos os pulmões, pode desenvolver-se uma pneumonia bilateral, mais grave do que quando apenas um dos lados do órgão é afetado.
Como se trata?
O tratamento da pneumonia bilateral varia consoante o estado de saúde do doente antes e depois da infeção e é feito com antibióticos em casa ou no hospital.
Nos casos de pneumonia bilateral extensa, que pode provocar falta de oxigénio grave, o internamento é maioritariamente recomendado.
Durante o tratamento da pneumonia bilateral o paciente deve manter-se em repouso, ingerir líquidos, fazer nebulizações com água potável, evitar espaços públicos e poluídos e usar uma máscara de proteção.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da pneumonia bilateral estão sobretudo associados à dificuldade respiratória. Febre alta, tosse com expectoração, aumento da frequência respiratória e fadiga intensa são outras das queixas frequentes.
Leia também: Morreu a jovem de 17 anos internada com sarampo em Lisboa
Saiba mais: De onde vem este surto de sarampo e como posso proteger-me?
Comentários