Ir a uma consulta de neurologia

O que acontece numa consulta de neurologia, uma das especialidades médicas envolvidas no estudo do sono

Uma perturbação do sono pode ter origem em causas de natureza tão diversa como um problema do sistema respiratório ou uma lesão cerebral.

Por isso, longe de ser monopólio de uma área específica da medicina, o sono é objecto de estudo de especialidades médicas como otorrinolaringologia, psicologia, psiquiatria e neurologia.

O neurologista Ângelo Soares apresenta as diferentes etapas de uma consulta da sua especialidade e dá-lhe indicações práticas para saber que médico deve procurar.

Os problemas do sono são mais comuns hoje em dia?

Durante muitos séculos não se pensou em problemas do sono. A partir dos anos 50 do século XX, alguns investigadores começaram a estranhar que alguém mexesse os olhos enquanto dormia profundamente ou que se levantasse durante a noite para comer, e começaram a analisar o que acontecia. A partir daí, começou a ser reconhecido que o sono pode traduzir problemas de saúde e as pessoas começaram a estar atentas ao que se passa com elas e a queixar-se.

É previsível que as pessoas sofram cada vez mais de patologias do sono?

Com a evolução dos padrões de vida actuais e até da conjuntura económico-financeira, é natural que se agrave a ansiedade e os estados de stress, que têm efeitos nefastos sobre o sono e a saúde em geral. Por outro lado, é também natural que de futuro surjam novos medicamentos e ideias para mais eficazes possibilidades de tratamento, não só para a ansiedade como também para as perturbações do sono. 

Comentários