Gripe ou constipação?

Conheça os sinais que as caracterizam para que as consiga distinguir

Embora a gripe e a constipação sejam muitas vezes confundidas, os vírus que as provocam, os sintomas e os tratamentos são diferentes.

Pode considerar que é gripe se a infeção é aguda e atinge as vias respiratórias e se sintomas surgem de forma súbita e incluem febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca. Além disso, se está perante uma gripe, tende a melhorar com repouso e ingestão de líquidos e a toma de paracetemol é suficiente para baixar a febre.

Já no caso de ser uma constipação, a infeção é ligeira e afeta apenas as vias respiratórias superiores. Os sintomas surgem de forma gradual e limitam-se a comichão e vermelhidão do nariz, muco nasal intenso, fluido e transparente, espirros, lacrimejo, dor de garganta e de cabeça. A constipação tende a melhorar com o repouso, evicção do frio e do fumo e ingestão de líquidos. Os sintomas desaparecem espontaneamente, sem tratamento medicamentoso.

Tenha ainda em atenção que os antibióticos não se usam para tratar gripes nem constipações, uma vez que não combatem vírus mas sim apenas bactérias.


artigo do parceiro:

Comentários