Os exames médicos que deve fazer em 2015

As 10 consultas de rotina que podem prevenir doenças e proteger a sua saúde. Saiba quando é que é a melhor altura para as fazer e quais as idades que exigem maiores ações de prevenção

Ano novo, preocupações com a saúde redobradas. No início de um novo ano, além do planeamento de novas metas, pessoais e profissionais, inclua na sua lista de prioridades para os meses que se avizinham um check-up à sua saúde. Dizemos-lhes quais os exames médicos que deve fazer e porque não os deve ignorar. Se ainda não os agendou, esta é uma boa altura para o começar a fazer. Esta poderá vir a ser a sua melhor decisão e a mais sábia resolução de 2015!

Citologia do colo do útero

Quando deve fazer: No máximo, até três anos depois de iniciar a sua vida sexual. No Serviço Nacional de Saúde, o rastreio é feito entre os 25 e os 64 anos, gratuitamente, de três em três anos, na consulta de planeamento familiar. Porquê: É o exame ginecológico que analisa as células do colo do útero e permite diagnosticar o cancro do colo do útero. Repita a cada três anos.

Mamografia

Quando deve fazer: A partir dos 45 anos ou, em casos de cancro da mama em familiares diretos (mães ou irmãs), antes dos 40. Porquê: Deverá continuar a realizar, mensalmente, o autoexame da mama mas, nesta idade, com a mamografia já é possível identificar nódulos precoces que ainda não podem ser sentidos na palpação. Repita a cada dois anos.

Autoexame da mama

Quando deve fazer: A partir dos 20 anos. Porquê: Até aos 40 anos, é o meio mais eficaz para detetar precocemente o cancro da mama. Consulte o médico, se detetar assimetrias, alterações notórias da cor da pele ou se sentir dor. Repita todos os meses, depois da menstruação.

Veja na página seguinte: Outros exames médicos que deve agendar

Comentários