Viver com a Menopausa não tem de significar o fim da vida ativa. Antes, uma nova etapa, na qual a Mulher atinge o seu auge em alguns níveis, como o intelectual e até o sexual. O importante é ser acompanhada por um especialista (endocrinologista), fazer exercício físico e alimentar-se de uma forma saudável. Para estar bem física e emocionalmente. Para viver em pleno!

Com cuidados adequados a cada organismo, é possível ultrapassar os principais sintomas desta fase da vida, tais como ondas de calor, insónias, palpitações, cansaço e até depressão. A Menopausa surge por volta dos 50 anos e designa o conjunto de alterações que acontecem no corpo da Mulher, quando os ovários deixam de funcionar por esgotamento.

Os sintomas físicos e emocionais não se fazem esperar e a Mulher começa a sentir afrontamentos, insónias, secura na pele e vaginal e labilidade emocional. A longo prazo, e como consequência da diminuição de estrogéneos, acentuam-se as rugas e a flacidez dos tecidos, surgem alterações no aparelho cardiovascular e no aparelho musculo-esquelético, como a osteoporose.

Nesta fase, muitas mulheres ganham peso porque as hormonas baixam. São as hormonas que nos dão energia e, por isso, enquanto se mantêm nos níveis normais, promovem maior desgaste do organismo, ajudando o metabolismo basal a estar mais alto. Com a quebra na produção de hormonas, consequentemente, temos todo um metabolismo basal mais baixo, podendo levar a um aumento de peso generalizado.

Se a substituição hormonal for bem feita não aumenta o peso, porque todos estes fatores estarão atenuados. Defendo a substituição hormonal em todas as mulheres que não apresentem contraindicações formais. É fundamental fazer vigilância anual com os exames de rastreio necessários. No caso de contraindicação formal, é possível optar por tratamentos naturais à base de derivados de soja, que embora, não tão eficazes, podem ajudar.

Por outro lado, a existência de estrogéneos aumenta o desejo sexual e promove a melhoria da vida sexual através do aumento da lubrificação. Quando estas hormonas descem há, de facto, alterações nestes níveis, mas existem medidas locais vaginais para melhorar a lubrificação e com a substituição hormonal todos estes sintomas podem facilmente ser revertidos.

A nível intelectual, a Mulher atinge nesta altura o seu auge, pela maturidade profissional que tem e profundidade de conhecimentos. A fase da Menopausa coincide, assim, com a idade áurea intelectual, sendo mais uma razão para estar bem física e emocionalmente.

É muito importante nesta fase tratar da parte emocional, melhorando a sua autoestima e segurança enquanto Mulher de maneira a usufruir em pleno esta profundidade intelectual. Para reverter a tendência para a flacidez e excesso de peso é imperioso praticar exercício físico. Melhora a pele, o cabelo, a resistência e o aparelho musculo-esquelético.

É fundamental o exercício físico aeróbico e a vida ao ar livre, pois a exposição ao sol aumenta a síntese de vitamina D. Também é importante ter uma alimentação rica em cálcio. Nada melhor nesta fase do que promover o exercício físico ao ar livre, pois para além de facilitar a absorção da vitamina D é igualmente benéfico a nível emocional. A vida saudável completa-se com uma alimentação cuidada.

Deve preferir-se o consumo de lacticínios magros e prevenir a obstipação com a ingestão de fibras, fruta com casca, por exemplo, e água para hidratar a pele. E se quiser estar ainda mais bonita, por que não mimar-se com rituais que lhe permitem rejuvenescer a pele do rosto e do corpo. Viva em pleno!

Agradecimentos: Dra. Sílvia Saraiva, endocrinologista; Clínica iCare