Cuidado com as cáries

Saiba como proteger o seu filho deste problema de saúde oral

As crianças que não tomam um pequeno-almoço adequado e saudável correm um risco até quatro vezes maior de apresentarem cáries.

Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pelas clínicas Vital Dent, que apurou que as crianças que saltam a primeira (e a mais importante) refeição do dia têm tendência para colmatar a fome, horas mais tarde, com alimentos açucarados, sem lavar os dentes depois, aumentando assim o risco de cáries.

Segundo este estudo, apenas 57% das crianças afirmam lavar os dentes depois de comer alimentos ricos em açúcar, 30% admitem fazê-lo só de vez em quando e 13% respondem que nunca o fazem. «É importante criar hábitos nos mais pequenos para uma dieta saudável», aconselha, por isso, João Azevedo, médico dentista.

«O açúcar é o maior inimigo dos dentes. A placa bacteriana transforma-o num ácido que destrói o esmalte dentário, permitindo que as bactérias presentes na boca os ataquem, provocando cáries e, consequentemente, dor», explica. «Para prevenir as cáries é necessário que os pais ensinem às crianças a lavar os dentes após as refeições, usando uma escova suave, fio dentário e uma pasta dentífrica rica em cálcio e flúor», recomenda ainda o especialista.

Leia aqui os cuidados essenciais de higiene oral que o seu filho deve seguir, de acordo com as recomendações de um médico dentista. É importante que habitue o seu filho a ter a preocupação de lavar os dentes desde a mais tenra idade.


artigo do parceiro:

Comentários