Como preparar uma cirurgia às cataratas?

Antes de mais, não deve ter medo. A catarata é uma doença associada à idade e é a principal causa de cegueira em todo o mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que cerca de 160 milhões de pessoas têm esta doença, que é a maior causa de cegueira reversível. As cataratas são responsáveis por 47,8% dos casos de perda de visão. A cirurgia é eficaz e a taxa de sucesso ronda os 97%.
créditos: AFP

As cataratas formam-se quando se dá a aglomeração de proteínas na superfície do olho, o que atrapalha a quantidade da luz que atravessa a retina até à parte detrás deste órgão. A retina é a parte do olho que deteta a luz e envia sinais visuais para o cérebro. A maioria das cataras aparece com a idade, mas há outros fatores de risco, como lesões oculares prévias, exposição prolongada a radiação, razões de ordem genética, entre outras.

Inicialmente, a visão das pessoas com cataratas fica nublada. Com o tempo, essa nuvem estende-se a toda a superfície do olho podendo causar cegueira. No tratamento das cataratas, a superfície normal do olho é substituída por uma lente artificial intraocular.

Sintomas

Visão nublada, mudanças na cor dos objetos, visão dupla, agravamento da visão, pouca acuidade noturna.

Diagnóstico

Deve ser sempre feito por um médico oftalmologista, que deve aplicar os vários testes disponíveis para aferir o estado da visão do paciente.

Está preparado para a cirurgia?

  1. Tire dois dias de folga antes da cirurgia e um depois.
  2. Trate de organizar com a família/amigos/colegas quem o levará até ao local da cirurgia e, mais importante ainda, quem o deverá ir buscar.
  3. Coma um pequeno-almoço leve antes da cirurgia ou siga as instruções do médico quanto à alimentação.
  4. Tenha o cabelo lavado no dia da cirurgia para manter o ambiente do procedimento cirúrgico limpo.
  5. Use roupa confortável e evite maquilhagem.

Comentários