Imagine acordar no meio da noite e perceber que não pode mover nenhum músculo, não pode ver nada pois está escuro, mas parece sentir a presença de algo estranho no quarto, próximo à sua cama ou sobre o seu peito, como se o tivesse a sufocar. Esta condição assustadora é conhecida como paralisia do sono, e é mais comum do que parece. Esta doença é um estado de completa paralisia muscular, no início do sono ou quando acordam, onde se está mentalmente acordado, mas fisicamente adormecido e paralisado.

É uma condição que o pode deixar desorientado e também provocar alucinações vívidas e aterrorizantes. A paralisia do sono pode acompanhar outros distúrbios do sono, como narcolepsia, que é uma necessidade incontrolável de sono causada por uma falta de capacidade do cérebro para regulá-lo. Cerca de 4 entre cada 10 pessoas têm paralisia do sono. Geralmente, acontece pela primeira vez na adolescência. No entanto, homens e mulheres, igualmente, podem ter em qualquer idade.

Alguns dos fatores que podem estar ligados a paralisa do sono são:

- A falta de sono

- Horário de sono irregular

- Condições mentais, como stresse ou transtorno bipolar

- Dormir de costas

- Narcolepsia ou cãibras noturnas

- Abuso de substâncias medicamentosas

Sintomas

A paralisia do sono pode afetá-lo de maneiras diferentes. Existem, contudo, algumas coisas em comum que as pessoas vivenciam, incluindo:

- Uma incapacidade de mover o tronco ou os membros no começo do sono ou ao acordarem

- Episódios breves de paralisia completa ou parcial

- Alucinações visuais e auditivas

- Uma sensação de sufocamento (ou pressão no peito)

- Confusão

- Impotência

- Medo

Leia ainda: 10 alimentos que deve eliminar

O que fazer durante um episódio de paralisia do sono?

1. Concentre-se no seu movimento corporal. Você pode descobrir que consegue mover parte do seu corpo (dedos ou língua) para se forçar a entrar em um estado de despertar completo.

2. Concentre-se no movimento dos seus olhos. A sua habilidade em abrir os olhos e olhar ao redor geralmente não é afetada pela paralisia do sono. Algumas pessoas recomendam mover rapidamente os olhos para cima e para baixo para sair do estado de paralisia.

3. Concentre-se na sua respiração. A respiração controlada pode ser uma ótima técnica de relaxamento. Conhecer algumas técnicas de respiração previamente pode ajudá-lo a ganhar novamente o controle do seu corpo durante um episódio de paralisia do sono.

Como tratar?

Comece fazer exercício, manter alimentação saudável e dormir o suficiente para manter o seu físico saudável. A maioria das pessoas não precisa de tratamento para a paralisia do sono. Mas, se esta condição o está a deixar ansioso e a dificultar uma boa noite de sono, veja o que pode fazer:

Fazer exercício físico para fortalecer o corpo

Melhorar os hábitos de sono

Dormir de lado (cerca de 60% dos episódios de paralisia do sono relatados acontecem quando a pessoa está deitada de barriga para cima)

Usar medicamentos, mas apenas se tiver sido prescrito por um médico para regular o ciclo do sono

Tratar problemas de saúde mentais que pode contribuir para a paralisia do sono

Tratar quaisquer outros distúrbios do sono, tais como a narcolepsia ou cãibras nas pernas

Consultar um médico se a paralisia do sono tornar-se frequente e se o impedir de ter uma boa noite de sono.

Uma das coisas mais importantes é tentar identificar o que ativa a paralisia. A paralisia do sono pode ser ativada por uma variedade de situações, por isso mantenha um registo e veja se consegue relacionar motivos que levem a esta condição.

Leia sobre: Algumas das coisas mais estranhas encontradas no corpo humano