Cancro da Mama: A importância do HER-2

Proteína tem papel importante no crescimento e desenvolvimento de uma vasta categoria de células

HER-2 é a abreviatura de "Human Epidermal Growth Factor Receptor-type 2", i.e., recetor tipo 2 do fator de crescimento epidérmico humano.

Em quantidades normais, esta proteína tem um papel importante no crescimento e desenvolvimento de uma vasta categoria de células, designadas por células epiteliais. Estas células constituem o revestimento interno e externo do organismo, bem como o tecido glandular. As células do tecido mamário, são um exemplo de células epidérmicas.

O gene HER-2, responsável pela produção da proteína HER-2, é um proto-oncogene isto é, um gene normal que se torna num oncogene devido a uma mutação ou ao aumento de expressão génica. Gene, na definição da genética clássica, é a unidade fundamental da hereditariedade. Os genes relacionados com o surgimento de tumores tomam a designação de oncogene, sejam malignos ou benignos, bem como genes que, quando deixam de funcionar normalmente, transformam uma célula normal numa célula cancerosa. Muitos oncogenes já foram identificados, os principais dos quais relacionados ao surgimento do cancro da mama.

Tal como foi referido, a proteína HER-2 tem um papel regulador nas células com funcionamento normal, no entanto, um erro aleatório neste gene pode levar ao desenvolvimento de cancro.

Na amostra de tecido mamário, deverá ser analisado e pesquisado o aumento do recetor HER-2 (existente na membrana das células tumorais), ou do gene HER-2/neu. Esta alteração corresponde a um subtipo específico de cancro da mama, denominado cancro da mama HER-2 positivo (HER-2+) e o seu aumento é detetado, nos tecidos, por uma técnica laboratorial. O cancro da mama HER-2+ está associado a maior agressividade da doença.

A proteína HER-2 pode estar dispersa pela membrana celular. A proteína transmite sinais que orientam o crescimento celular, desde o exterior da célula até ao núcleo, localizado dentro da célula. Pequenas moléculas, designadas por fatores de crescimento, aderem aos recetores HER-2 e sinalizam a célula, para que esta cresça normalmente.

Comentários