Cálculos renais

As causas e principais formas de prevenção e tratamento das «pedras nos rins», aqui elucidadas por um urologista

Litíase renal é a designação médica para um problemaconhecido como pedras nos rins. Como explica José Santos Dias, urologista do Hospital da Luz, «os cálculos são vulgarmente designados dessa forma porque consistem em cristais que se juntam, pouco a pouco e ao longo do tempo, para formar conglomerados de dimensões progressivamente maiores. A urina dos doentes com cálculos tem uma concentração destas substâncias superior à normal».

Segundo este especialista, «existem diversos tipos de cálculos urinários. Os mais frequentes em Portugal são os de oxalato de cálcio (com vários sub-tipos), mas existem outros, como os de fosfato de cálcio (também com alguns sub-tipos), de ácido úrico e cálculos de infecção, chamados de estruvite. Existem ainda outros menos frequentes, originados por problemas hereditários (como os de uma doença designada por cistinúria que causa cálculos de cistina) ou por medicamentos (como alguns retrovirais).»

Ao longo das perguntas que se seguem, irá encontrar as respostas deste especialista às principais dúvidas sobre os sintomas, formas de diagnóstico, de prevenção e de tratamento desta complicação que é uma das causas mais frequentes das cólicas renais.

Ver artigo completo

Comentários