Aplicação móvel filtra doentes em risco de tromboembolismo venoso

Entrevista a Pedro Leitão Pereira, responsável pela aplicação

Rapidez, eficiência, ajuda na tomada de decisão, facilidade. São as vantagens que Pedro Leitão Pereira, gestor de produto do Lovenox da Sanofi, aponta em relação a uma aplicação recentemente criada. Em entrevista, dá alguns pormenores acerca desta ‘app’ que filtra doentes em risco de tromboembolismo venoso (TEV).



Qual a razão que leva a Sanofi a apostar nas novas tecnologias?



Tal como nos outros sectores também achamos que adaptar e criar conteúdos de saúde baseado nas novas tecnologias faz parte do presente e será claramente o futuro.



E mais especificamente nas aplicações para iPhone e iPad?



Os dispositivos com o sistema iOs são os mais amplamente utilizados pelos profissionais de saúde em Portugal (iPad, iPhone e iPod touch). Partindo destes dados desenvolvemos as nossas aplicações para estes 3 dispositivos e adaptamos também ao sistema Android.



Foi criada uma aplicação que avalia o risco de tromboembolismo venoso (TEV). Que tipo de tarefas é que esta aplicação possibilita?



O modelo de avaliação de risco do Prof. Joseph Caprini (Chicago, US) é o mais aceite internacionalmente como ferramenta de trabalho para filtrar os doentes em risco de TEV. O que fizemos foi adaptar esta calculadora, que habitualmente funcionava em folhas, numa aplicação que esteja no nosso bolso, muito rápida e intuitiva, facilitando a decisão do médico, sempre que necessite.



Que tipo de vantagens traz aos profissionais da saúde?



Rapidez, eficiência, ajuda na tomada de decisão, facilidade.



Porquê dirigida ao risco de TEV?



O tromboembolismo venoso, que inclui a trombose venosa profunda (TVP) e a embolia pulmonar (EP), é um grave problema de saúde pública, com elevada mortalidade, e morbilidade bem como custos significativos de tratamento. Lovenox, da Sanofi, é uma opção terapêutica para a profilaxia e tratamento desta doença.



De futuro vão ser lançadas outras aplicações? Pode avançar em que áreas?



Durante os próximos meses vamos lançar duas novas aplicações, uma para dar apoio a populações especiais em risco de TEV e uma calculadora de peso /dose.



Por Sofia Filipe

Comentários