Andar a pé é mesmo o melhor remédio

A opinião da comunidade médica é consensual: o exercício físico é essencial para a saúde e a marcha é, à partida, a atividade mais recomendável para qualquer pessoa, visto não apresentar normalmente quaisquer contra-indicações.

Esta constatação é óbvia pois a marcha é o modo de locomoção natural do Homem e o corpo está natural e perfeitamente adaptado para este tipo de exercício. Claro está que o exercício não é, de forma alguma, a solução para todos os males, mas a prática regular de uma atividade de intensidade baixa e moderada proporciona, sem sombra para dúvidas, uma melhoria na qualidade de vida.

Na verdade, a prática de um exercício suave, sem movimentos violentos mas de uma forma prolongada e regular traz muitos benefícios. Basta andar a pé durante cerca de trinta minutos todos os dias para que, ao fim de algum tempo, possa notar as diferenças. Na prática, este tipo de exercício aeróbico aumenta a capacidade de transporte de oxigénio pelo sangue, melhorando a circulação.

Aconselha-se especialmente a pessoas que estão sentadas ou em pé durante longos períodos de tempo e que por isso, sofrem de problemas como varizes, por exemplo. Melhora o funcionamento e a eficiência dos aparelhos circulatório e respiratório e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. Os níveis de colesterol também podem ser reduzidos através da prática regular de exercício.

Prevenção da osteoporose

O simples facto de caminhar ajuda a fortalecer os músculos, a manter a flexibilidade das articulações e a aumentar a resistência dos ossos, ajudando assim a prevenir doenças como a osteoporose. No caso especial dos idosos, os passeios a pé são muito aconselhados pois, ao contrário do que possa parecer, ficar em casa sem se mexer pode aumentar os riscos de uma fratura mais do que andar a pé diariamente.

Quando se pretende emagrecer, o ideal é conciliar o exercício físico com um regime alimentar para que a diminuição de peso seja mais efetiva. Por exemplo, se caminhar durante 30 minutos pode queimar cerca de 200 calorias. Há estudos que relacionam a prática de exercício regular com a prevenção de alguns tipos de cancro como o da mama ou do cólon, embora ainda permaneça por descobrir como se processa essa prevenção.

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