A vitamina do sol

Surpreenda-se com o papel da vitamina D no seu corpo

Avitamina D ou calciferol é uma substância derivada do colesterol que funciona como uma hormona e tem grande importância para o metabolismo do cálcio.É produzida e ativada no organismo através da luz solar e ultravioleta (UV), cuja absorção é feita maioritariamente pelo intestino e pele.

A forma 25-didroxicalciferol produz efeitos benéficos para a saúde e é aconselhável a sua administração.

A sua deficiência está implicada no raquitismo, osteomalacia, diabetes, artrite reumatóide, esclerose múltipla, infeções, doenças cardiovasculares e cancro. Durante 750 milhões de anos, o fitoplâncton presente nos oceanos através da fotossíntese, permitia a fixação do cálcio nos seres aquáticos. Com a evolução das espécies para os meios terrestres, a exposição solar tornou-se imprescindível para prevenir a falta de cálcio.

Assim, em locais com menos radiação solar, a pele, cabelos e olhos tornaram-se mais claros, garantindo o maior aproveitamento da luz e da vitamina D. Em Outubro de 1918, uma criança raquítica foi curada após a sua exposição àluz UV durante uma hora, duas vezes por semana, durante seis semanas. Foi o primeiro indício de que a luz era importante para a bioquímica humana. Só em 1921é que Hess & Unger demonstraram cientificamente que o sol era o responsável pela extinção definitiva dessa doença.

Comentários