São sete as regras que aumentam em 90% a possibilidade de soprarmos 100 velas defendidas por Clyde Yancy, um conceituado cardiologista e investigador da Feinberg School of Medicine da Northwestern University, em Chicago, nos Estados Unidos da América. Este especialista realça que estas "normas", como lhes chama, estão ao alcance de qualquer pessoa e são muito importantes para prolongar a longevidade humana.

Para além de reduzir as doenças cardiovasculares, estas recomendações também reduzem consideravelmente a probabilidade de quem as segue poder vir a sofrer de doenças crónicas, como alguns tipos de cancro, uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos que correm. Adote os sete passos de Clyde Yancy e viva mais e com mais saúde. Descubra, de seguida, as sete regras apontadas pelo especialista norte-americano.

1. Mantenha-se ativo

Vários estudos internacionais confirmam que a prática regular de exercício físico fortalece o sistema imunitário e o aparelho cardiovascular, combatendo uma série de doenças.

2. Controle os níveis de colesterol

O excesso de gordura é prejudicial ao organismo, estando mesmo na origem de muitas das doenças cardiovasculares que afetam os portugueses e que são uma das principais causas de mortalidade em Portugal.

3. Siga uma dieta saudável

A dieta mediterrânica, que muitos portugueses seguem, tem benefícios comprovados. Além de ingerir muitas frutas e legumes, preferencialmente crus ou cozidos, prefira peixes margos e carnes brancas e evite ao máximo o açúcar, as gorduras e os alimentos processados industrialmente.

4. Vigie a pressão arterial

As doenças cardiovasculares exigem cuidados preventivos acrescidos. Além de praticar exercício físico regularmente, tenha cuidado com a alimentação, não faça esforços desnecessários e meça regularmente os seus níveis de pressão arterial.

5. Alcance e mantenha o seu peso ideal

A obesidade é uma das epidemias das sociedades modernas e já não atinge apenas os adultos. Faça várias refeições por dia, comendo sempre pouco. Beba também 1,5 litros de água por dia para limpar e depurar o organismo.

6. Controle a diabetes

A diabetes é outra das epidemias sociais dos dias que correm. Em Portugal, são registados diariamente 160 novos casos, um número preocupante. Uma alimentação saudável e pobre em açúcares industriais é meio caminho andado para combater o problema.

7. Deixe de fumar

Os malefícios do tabaco há muito que não carecem de explicação. Por muito difícil que possa ser, deixar de fumar não é algo impossível e inalcançável e tem impactos muito positivos na sua saúde.