4 passos para evitar problemas cardíacos

O essencial para prevenir as doenças cardiovasculares

Mata mais do que o cancro mas, ao contrário deste, pode ser evitada com grande facilidade.

Embora exista uma predisposição genética para o desenvolvimento da doença cardiovascular, a sua prevenção é alcançável, por todos, desde que tenham um estilo de vida saudável e adequado a si próprio.

Um estilo de vida saudável exige atividade física, uma alimentação saudável, controlar o peso corporal e gerir o stresse.

1º passo: Faça atividade física regularmente

Faça, pelo menos, três vezes por semana uma atividade física mais intensa, como a corrida, a marcha acelerada e em piso inclinado, a bicicleta, a elíptica ou aulas em grupo com dispêndio energético considerável (mais do que 300 kcal por sessão). Nos outros dias da semana, seja ativo, inclua atividade física no seu dia a dia. Caminhe mais e suba escadas, sempre.

2º passo: Siga uma alimentação saudável

Os alimentos ricos em gorduras saturadas (alimentos gordos de origem animal, carne vermelha, leite, manteiga, natas, entre outros alimentos tradicionalmente ricos em gordura) são de evitar, uma vez que promovem a elevação do colesterol sanguíneo. Os alimentos ricos em gordura insaturadas (alimentos gordos de origem vegetal como o azeite, as nozes e as amêndoas, para além dos peixes gordos e as aves) devem ser ingeridos, praticamente, todos os dias, ainda que, em doses moderadas (alguns possuem muitas calorias).

Se tem mais de 40 anos, pode ingerir um a dois copos de álcool por dia (até lá, o risco de doença cardiovascular é muito pequena, não existindo benefícios na ingestão de álcool). Deve ingerir, diariamente, cerca de nove doses de vegetais e fruta (cinco a seis doses de vegetais e três a quatro doses de fruta). Nota: é considerada uma dose a quantidade que cabe na palma da mão de cada pessoa. Os cereais ingeridos devem ser, preferencialmente, integrais de forma a aumentar os índices de fibra.

Comentários