Os (muitos) benefícios da romã para a saúde

Com um sabor acidulado único, este fruto delicioso oferece uma ação antioxidante e anti-inflamatória. Além de tratar e prevenir determinados tipos de cancro, também combate a artrite e a diabetes

Como em muitas plantas e frutos, a ação sinérgica dos vários constituintes da romã é superior à de cada um deles isolado. No geral, este fruto tem um efeito antioxidante, anticancerígeno e anti-inflamatório, algo que pode ser explicado, em parte, pela presença não só de ácido elágico, mas também de antocianidinas, galhatos, ácido ascórbico, esterois, flavonoides, ácidos gordos e vários minerais.

A romã está indicada para a prevenção e tratamento coadjuvante do cancro da próstata e de doenças cardiovasculares (angina de peito, aterosclerose, colesterol elevado e hipertensão). O seu efeito antioxidante e anti-inflamatório faz com que seja útil em várias patologias, nomeadamente diabetes, disfunção erétil, infeções bacterianas, resistência a antibióticos, queimaduras solares, infertilidade, doença de Alzheimer, artrite e obesidade.

Existem também resultados promissores ao nível do cancro do cólon, mama, pele e na leucemia, mas ainda não foram realizados estudos em humanos nestas patologias. Um estudo, publicado no Clinical Nutrition, em 2004, foi realizado em 19 pacientes (entre os 65 e os 75 anos de idade) com 70 a 90 por cento de estenose (entupimento) da artéria carótida.

Estes tomavam medicação para o colesterol e hipertensão, tendo dez destes doentes ingerido diariamente 50 ml de sumo de romã. Ao fim de um ano, os pacientes que consumiram sumo de romã viriam a apresentar uma redução de 35 por cento na estenose, enquanto aqueles que não o tomaram  sofreram 9 por cento de aumento.

Os benefícios da romã no tratamento da angina de peito

Um outro estudo, divulgado no American Journal of Cardiology, demonstrou ao nível da angina de peito, que um grupo de 23 pacientes que tomaram 240 ml de sumo de romã obtiveram uma redução de 50 por cento nos episódios de angina, ao fim de três meses. Nos 16 pacientes que não tomaram, observou-se um aumento de 38 por cento deste sintoma.

Sugestão saudável

Coloque duas romãs, com alguma casca bem lavada no liquidificador. Junte duas colheres de sopa de extrato líquido de espinheiro branco (crataegus) e duas colheres de sopa de frutos do bosque (à venda em supermercados, na parte dos congelados). Beba em jejum ou ao lanche.

artigo do parceiro:

Comentários