Reduzir o consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono, controlar as proporções das refeições ou fazer cinco refeições por dia são algumas das recomendações para eliminar os efeitos que o Natal tem sobre as pessoas.

“Devem ser tomadas precauções, sobretudo nas pessoas com excesso de peso ou obesidade, já que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 é mais elevado. Para evitá-lo, é essencial colocar mãos à obra para perder peso e incorporar hábitos de vida saudáveis, além de realizar análises para controlar os valores de glicose”, comenta Ignacio Sajoux, Diretor Médico Internacional do PronoKal Group.

Para voltar à normalidade, os especialistas do Método DiaproKal – tratamento multidisciplinar de perda de peso sob controlo médico, baseado numa dieta proteinada para pré-diabéticos e diabéticos tipo 2 – propõe tomar uma série de medidas de imediato. O primeiro objetivo é reduzir o excesso de peso, principalmente da gordura abdominal, e para tal é essencial trabalhar em conjunto com um médico especialista para que possa ser acompanhado, e realizar análises frequentemente. Este é o primeiro passo para afastar o risco de diabetes.

Dicas simples

Através de pequenas dicas, será possível alterar os hábitos. Realizar cinco refeições diárias, ingeridas a cada 3 horas, vão permitir que o corpo mantenha os níveis de açúcar e de glicose equilibrados, evitando o surgimento de picos glicémicos. Comer frequentemente ajuda a controlar o peso, visto que quando o corpo não recebe alimentos durante algum tempo, ativa um mecanismo para economizar energia e queimar menos calorias. Desta forma, comer as 5 refeições por dia, aumenta a sensação de saciedade, prevenindo os excessos.

A próxima dica: controlar as proporções de alimentos ricos em hidratos de carbono de cada refeição, optando por hidratos complexos em vez de simples. A quantidade ingerida influencia diretamente nos níveis de glicemia, por isso é recomendado conhecer os alimentos e controlar as proporções ingeridas.

Tendo isto em conta, é preferível ingerir morangos, melancia ou mandarinas, em vez de bananas, uvas ou pêras, visto que as primeiras têm menos hidratos de carbono e calorias por cada 100 gramas.

Conhecer a composição dos produtos é outra forma de averiguar se são aconselháveis ou não, sendo importante ler os rótulos e fixar-se na composição de ingredientes e na quantidade dos mesmos. Sobretudo há que identificar quais são os açúcares simples (como a sacarose e a frutose) e limitar o consumo diário.

Pequeno-almoço completo

Finalmente, outro ponto imprescindível para enfrentar o excesso de peso é tomar um pequeno-almoço completo. É essencial para começar o dia com energia e ajudar a controlar a fome durante o resto do dia. O pequeno-almoço deve ser rico em proteínas para prevenir o excesso de peso e contribuir para os suportes nutricionais.

Segundo um estudo da Revista Times, um dos desejos mais recorrentes é a perda de peso, mas é também o menos cumprido. Os quilos ganhos no Natal acumulam-se e aumentam o risco da diabetes tipo 2, patologia cada vez mais comum a nível mundial. Estas medidas devem ser introduzidas no dia-a-dia para adquirir hábitos saudável, perder o peso a mais e manter uma vida sã durante todo o ano.