Quivi

Descubra deliciosas e surpreendentes formas de saborear este fruto rico em vitamina C

Muito refrescante, tem quase o dobro de vitamina C da laranja e ainda mais fibra que a maçã. É, por isso, um excelente aliado do seu sistema imunitário e ótimo para melhorar a digestão.

Contém também vitamina E, que mantém a pele jovem, além de cobre, que lhe dá energia. Um estudo publicado em 2013 defende ainda que ingerir este fruto antes de ir dormir melhora a qualidade do sono.

De acordo com a investigação, realizada por uma equipa de investigadores da Universidade Médica de Taipei, em Taiwan, incidindo sobre 22 mulheres e dois homens, com idades compreendidas entre os 20 e os 55 anos que sofriam de perturbações do sono, durante duas semanas, 42,4% apontaram melhorias, tendo 14,4% passado a dormir mais tempo.

Como escolher e conservar

Opte por frutos de polpa macia, que não sejam moles ou tenham aspeto enrugado. Para sabe se estão no ponto certo, carregue suavemente com o polegar na zona média do quivi. Se sentir que cede um pouco e, de seguida, volta à sua forma inicial, significa que está no ponto ideal. Se não voltar à forma inicial é porque está demasiado maduro. Conserve-os no frigorífico e evite misturá-los com outras frutas.

4 ideias para comer quivi:

- Em aperitivo com queijo mozzarella

Faça espetadas com quartos de rodelas de quivi, queijo mozzarella e cerejas em calda. Tempere com sal e azeite e salpique com manjericão seco.

- Em sobremesa com papaia

Abra uma papaia ao meio, retire as sementes, regue com sumo de limão e recheie com cubos de quivi. Junte mel e raspe dois quadrados de chocolate.

- Em batido com banana

Coloque quivi e banana num liquidificador, junte leite meio gordo (2 dl) e triture até obter uma mistura cremosa. Decore com lascas de chocolate.

- Em compota

Leve ao lume pedaços de quivi (1 kg) com açúcar (500 g) e sumo de limão (3 colheres de sopa), durante 15 minutos. Triture com a varinha mágica e retire do lume.

Texto: Sofia Cardoso

artigo do parceiro:

Comentários